‘As Ineses’: filme de Pablo José Meza esbarra no racismo e traz humor enganosamente leve | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: O Fazedor de Velhos  Resenha: HQ Intrusos  Série | Juacas 2ª temporada: 5 motivos para assistir
Semana do Consumidor Amazon | Livros

‘As Ineses’: filme de Pablo José Meza esbarra no racismo e traz humor enganosamente leve

Cinema argentino 19 de fevereiro de 2019 Aline T.K.M. Nenhum comentário

Filme: As Ineses traz humor enganosamente leve

Coprodução entre Brasil e Argentina, a comédia As Ineses, dirigida por Pablo José Meza, esbarra em tema delicado e extrai dele um humor que deve ser visto com o botãozinho da reflexão e do pensamento crítico em mode on.

Filme: As Ineses traz humor enganosamente leve

O filme conta a história de duas amigas, Carmen (Brenda Gandini) e Rosa (Valentina Bassi), que são também vizinhas, possuem o mesmo sobrenome, e engravidaram na mesma época. Os bebês nascem no mesmo dia, no pequeno hospital da cidadezinha em que vivem em meados da década de 80.

Ao receberem os bebês, a surpresa: os pais estão convictos de que as filhas foram trocadas por engano logo após o parto – o casal loiro recebe a bebê morena, e o casal moreno, a bebê loira.

Dada a confusão, as mães resolvem colocar o mesmo nome nas duas meninas como uma forma de amenizar o problema.

Filme: As Ineses traz humor enganosamente leve

Ao apresentar tipos provincianos numa época em que valores retrógrados andavam lado a lado com a própria ignorância, As Ineses aborda aquele racismo velado e hipócrita dos que se dizem não preconceituosos. O tipo de preconceito – não apenas racial, mas também sexual, social e por aí vai – bastante comum na geração de nossos pais e avós. O famoso “não tenho nada contra, mas na minha família não!”.

Entretanto, o filme apenas expõe situações engraçadas – e algumas um pouco desconfortáveis, a bem da verdade – em torno do tema sem realmente discuti-las. É certo que problematizar tudo o tempo todo acaba virando um troço chato, mas também é certo que hoje em dia a gente já não consegue assistir a uma comédia de temáticas semelhantes sem refletir a respeito depois. Que bom.

Filme: As Ineses traz humor enganosamente leve

Não me entendam mal – o filme diverte e traz momentos hilários. Uma comédia de costumes que oferece um gancho para a reflexão, ainda que a crítica contida nela seja mesmo das mais sutis e encorajada pelo próprio espectador.

No mais, ponto positivo para o visual e a atmosfera que remete ao tempo de uma infância mais inocente, em que as crianças eram crianças de fato, tanto nas brincadeiras quanto nos comentários de quem ainda não entende a lógica complicada e cheia de amarras do mundo dos adultos.

Filme: As Ineses traz humor enganosamente leve

Divertido, mas sem muita força, As Ineses propõe aquela ida ao cinema enganosamente leve – a gente ri da representação de nossas falhas como sociedade e como ser humano, para depois perceber que tudo aquilo não se encontra tão distante do que a gente ainda vê por aí, na vida diária.

TRAILER E FICHA TÉCNICA




As Ineses (Las Ineses) – 74 min.
Argentina, Brasil – 2016
Direção: Pablo José Meza
Roteiro: Pablo Mezza, Victoria Mammolitti
Elenco: Luciano Cáceres, Brenda Gandini, María Leal, Valentina Bassi, André Ramiro, Rafael Sig, Fiona Pereira, Brisa Medina

Estreia: 14 de fevereiro

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 9 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Editoras Parceiras