A 42ª Mostra Internacional de Cinema tá aí – saiba o que vai rolar este ano! | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
2 Livros, 1 Filme: Emancipação Feminina  Livro: Piquenique na Estrada  Filme: Tudo Por Um Pop Star
Semana do Consumidor Amazon | Livros

A 42ª Mostra Internacional de Cinema tá aí – saiba o que vai rolar este ano!

Eventos 13 de outubro de 2018 Aline T.K.M. Nenhum comentário

A 42ª Mostra Internacional de Cinema tá aí – saiba o que vai rolar este ano!

A 42ª edição da Mostra Internacional de Cinema tá chegando! Entre 18 e 31 de outubro, mais de 300 produções do mundo todo serão exibidas em mais de 30 espaços em São Paulo, e também no interior do estado, incluindo projeções gratuitas e ao ar livre.

Entre os títulos estrangeiros da programação, cerca de 90 deles são dirigidos por mulheres. Além disso, a seleção traz 18 filmes que já foram indicados por seus respectivos países para a disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro. Cerca de 30 filmes latino-americanos integram a programação, e, pelo segundo ano consecutivo, o evento conta com filmes em realidade virtual (VR) em exibições especiais que ocorrerão no Cinesesc.

A 42ª Mostra também vai exibir os longas que ganharam os prêmios de melhor filme nos grandes festivais estrangeiros deste ano: o mexicano Roma, de Alfonso Cuáron, que faturou o Leão de Ouro no Festival de Veneza e encerra a programação no dia 31; o cingapuriano Uma Terra Imaginada, de Siew Hua Yeo, que recebeu o Leopardo de Ouro no Festival de Locarno; e o romeno Não Me Toque, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim.

A 42ª Mostra Internacional de Cinema tá aí – saiba o que vai rolar este ano!

Além da exibição do inédito A Casa que Jack Construiu, de Lars von Trier, a Mostra revisita a obra do diretor com sessões de outros três longas: Ondas do Destino, Europa e Elemento de um Crime.

Haverá ainda a apresentação dos mais recentes filmes do cineasta israelense Amos Gitai — a ficção Uma Carta para um Amigo em Gaza e o documentário Um Trem em Jerusalém —, além do média-metragem A Casa (1980), em sessão especial.

A cópia restaurada da série alemã Oito Horas Não São Um Dia, de Rainer Werner Fassbinder, marca as sessões de obras que retratam o pensamento de Karl Marx (1818-1883), cujo bicentenário é comemorado neste ano pela 42ª Mostra e pelo Instituto Goethe. Também serão exibidos filmes como Trabalhos Ocasionais de uma Escrava, de Alexander Kluge, e Marx Reloaded, de Jason Barker.

O centenário do líder sul-africano Nelson Mandela é celebrado nesta edição da Mostra com a exibição de quatro títulos, entre eles o inédito O Estado Contra Mandela e os Outros, de Gilles Porte e Nicolas Champeaux, que integrou a seleção do Festival de Cannes.


Os 20 anos de Central do Brasil, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Montenegro, serão comemorados com a exibição inédita da cópia restaurada do filme, com a presença do diretor e elenco principal. Também ganham sessão especial a cópia restaurada de O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, e o longa O Bravo Guerreiro, de Gustavo Dahl, que comemoram 50 anos de lançamento, além de Feliz Ano Velho, que completa 30 anos e tem direção de Roberto Gervitz.

Ainda, os 30 anos do lançamento no Brasil do premiado Asas do Desejo, de Wim Wenders, serão comemorados com uma exibição da cópia restaurada do longa.

PROJEÇÕES AO AR LIVRE

A Caixa de Pandora (Die Büchse der Pandora, 1929), longa alemão dirigido por Georg Wilhelm Pabst, será projetado na área externa do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer com acompanhamento da Orquestra Jazz Sinfônica.

Já a tradicional programação apresentada no Vão Livre do Masp incluirá títulos como As Canções, de Eduardo Coutinho, Ópera do Malandro, de Ruy Guerra, e Invictus, de Clint Eastwood, que será exibido em homenagem ao centenário de Nelson Mandela

HOMENAGENS

O Prêmio Humanidade é outorgado a personalidades que demonstram questões humanistas, sociais e políticas pertinentes ao seu tempo de forma corajosa e sensível. Nesta edição da Mostra, será concedido ao realizador japonês Hirokazu Kore-eda - cujo filme mais recente, Assunto de Família, recebeu a Palma de Ouro no último Festival de Cannes e será exibido nesta edição do festival - e a Drauzio Varella por sua relação com a escrita e o audiovisual.

Já o iraniano Jafar Panahi, cujo último filme, 3 Faces (indicado à Palma de Ouro e ganhador do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes), integra a programação da Mostra, é homenageado com o Prêmio Leon Cakoff.

O CARTAZ

A 42ª Mostra Internacional de Cinema tá aí – saiba o que vai rolar este ano!

O cartaz deste ano é assinado pela artista multimídia norte-americana Laurie Anderson e apresenta, segundo a própria artista, "um espaço feito de palavras e imagens de palavras – é como caminhar para dentro de uma história e se tornar parte dela. É uma maneira de você poder andar dentro de livros e filmes e deixar eles serem parte da sua própria história". O artista Amir Admoni transformou o cartaz em vinheta, que ganhou trilha de André Abujamra.

Dialogando com o cartaz, Laurie Anderson criou a exposição em realidade virtual intitulada Chalkroom, com coautoria do artista Hsin-Chien Huang. A instalação inaugura o anexo do Cinesesc durante a Mostra e consiste em uma enorme estrutura composta por palavras, desenhos e histórias que flutuam, se formam, se desfazem e se recriam. A cenografia é de Daniela Thomas e Felipe Tassara.

A 42ª Mostra Internacional de Cinema tá aí – saiba o que vai rolar este ano! | Chalkroom

PRÊMIO PETROBRAS

Nesta edição, o Prêmio Petrobras de Cinema vai apoiar a distribuição de dois longas brasileiros, com R$ 100 mil para o melhor documentário e R$ 200 mil para a melhor ficção, que serão escolhidos pelo público.

NOVIDADES

Entre as novidades da 42ª edição da Mostra está o Mercado de Ideias Audiovisuais, um evento que reúne atividades de negócios, compartilhamento de ideias e debates sobre a criação e a economia política do cinema. O Mercado abriga três atividades complementares:

Encontros de Negócios, em que produtores de longas-metragens em desenvolvimento apresentam seus projetos a potenciais parceiros, nacionais e internacionais.
Do Livro ao Filme, em que agentes literários farão pitchings de obras com potencial de adaptação para cinema ou TV, promovendo a aproximação entre editoras e produtoras.
II Fórum Mostra, que promove a reflexão e disseminação de conhecimento por meio de debates em torno de três eixos temáticos: criatividade, economia do audiovisual e políticas culturais. Em sua segunda edição, o fórum é aberto a realizadores, produtores, gestores culturais e estudantes.

Outra novidade é o novo aplicativo da Mostra que, além de trazer a programação completa e atualizada com notícias do evento em tempo real, agora também permite a compra de credenciais digitais, a reserva de ingressos para os credenciados e a compra de ingressos.

***************

Eu estou superansiosa para a Mostra e já pude conferir alguns dos filmes que farão parte da programação em cabine de imprensa. E, sim, vai rolar post com dicas de filmes por aqui, fiquem ligados!

Acessem o site da 42ª Mostra para conferir a programação e as salas de exibição.
E não se esqueçam de acompanhar a Mostra nas redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter

Além da capital, a 42ª Mostra também contará com seleção de filmes no interior de São Paulo por meio de itinerância promovida pelo Sesc. Já em Campinas, o Instituto CPFL vai apresentar 15 títulos entre 20 e 31 de outubro.

CENTRAL DA 42ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA
Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073, (em frente ao Horsa I)
Informações e vendas de materiais promocionais: de 8 a 12/10, das 12h às 18h
Vendas de pacotes e credenciamentos: de 13/10 a 31/10, das 11h às 21h

Também é possível fazer a troca de ingressos de 18 a 31/10, das 12h às 21h, no estande da Mostra no terceiro andar do shopping Frei Caneca (rua Frei Caneca, 569), ao lado das bilheterias do cinema.

Informações sobre ingressos individuais, pacotes promocionais e vendas pela internet – clique aqui

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 8 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Editoras Parceiras