Óbidos, uma vila portuguesa para os amantes dos livros, encanta com suas livrarias e festival literário | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Canção de Ninar, de Leïla Slimani  Resenha: Recortes de uma Paixão  Como ler mais?
Semana do Consumidor Amazon | Livros

Óbidos, uma vila portuguesa para os amantes dos livros, encanta com suas livrarias e festival literário

Livrarias 21 de agosto de 2018 Aline T.K.M. 4 comentários

Óbidos, uma vila portuguesa para os amantes dos livros, encanta com suas livrarias e festival literário | Viagens

No topo de uma colina, muralhas medievais protegem um lugar charmoso, formado principalmente por casinhas brancas e um castelo imponente. Pode até parecer, mas esse não é o início de um conto de fadas. A ligação de Óbidos com a literatura vai além de suas semelhanças com um cenário de história infantil: o destino é conhecido como “Vila Literária”, possui diversas livrarias curiosas e sedia anualmente um importante festival literário.

Óbidos, uma vila portuguesa para os amantes dos livros, encanta com suas livrarias e festival literário | Viagens

A apenas 45 minutos de Lisboa, esta vila do Centro de Portugal tem pouco mais de 3.000 habitantes, mas o número de livrarias não para de crescer desde a criação do projeto Óbidos Vila Literária, que promove a cultura da escrita, da leitura e dos livros.


Entre os destaques da Óbidos Vila Literária estão a Grande Livraria de Santiago, que ocupa a construção de uma igreja do século 12, a Livraria da Adega, um edifício restaurado que une livraria e bar de vinhos e petiscos, e o Mercado Biológico, onde se encontram diversos produtos da região, vinhos e, é claro, muitos livros.

Outros espaços trabalham com gêneros específicos: a Galeria Pelourinho conta com exemplares sobre poesia e Fernando Pessoa, o Centro Design de Interiores tem publicações sobre design de interiores, e o Histórias com Bicho é o lugar certo para encontrar livros infantis.


Para realmente sentir o espírito de Óbidos, nada melhor do que se hospedar no The Literary Man Hotel, hotel temático com um acervo de 40 mil exemplares. O restaurante tem estantes repletas de livros em todas as paredes, um ambiente extremamente acolhedor, assim como os quartos belamente decorados.


Para completar, todo ano Óbidos recebe a festa literária FOLIO, que durante 11 dias dá voz a dezenas de autores portugueses e estrangeiros, além de realizar espetáculos de música, teatro, cinema, dança, tertúlias, mesas redondas e exposições. A atmosfera do festival é incrível, colocando em contato leitores e autores e promovendo uma incomparável troca de experiências. Este ano, o FOLIO acontece entre 27 de setembro e 7 de outubro.

Óbidos, uma vila portuguesa para os amantes dos livros, encanta com suas livrarias e festival literário | Viagens

Além da literatura, o destino encanta por outros motivos: o pôr do sol visto de suas muralhas, a ginjinha, um licor típico que é comumente servido em copinhos de chocolate, o castelo, onde hoje funciona uma pousada, e as igrejas de Santa Maria, da Misericórdia e de São Pedro.

Visite o site da Sociedade Vila Literária de Óbidos – Associação Cultural.

Sobre o Centro de Portugal

A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território – ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber.

O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surf, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. Saiba mais sobre o Centro de Portugal acessando o site oficial.


Fonte: assessoria de imprensa | Imagens: divulgação

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 8 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

4 comentários

  1. É realmente uma Vila extraordinária e logo que chegamos a Óbidos, vemos como é especial! A cultura literária, sente-se ao longe e quanto mais percorremos as ruas, mais intrigados ficamos para explorar e conhecer, cada recanto de leitura. Eu já visitei, voltarei lá e quem sabe, não seja num desses dias especiais, entre 27 (Setembro) e 7 (Outubro) :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é um lugar que eu adoraria conhecer! Montar esse post só me deu mais vontade. O charme dessas casinhas brancas e azuis me lembrou um pouco a Grécia, já senti uma nostalgia aqui rsrsrs. Mas o que eu queria mesmo era conhecer esse festival literário e também o hotel repleto de livros, seria incrível. <3

      Excluir
  2. Bom dia,

    Não conhecia, achei demais, com certeza é um lugar que eu gostaria de ir, ótimo post....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Acho que pela cidadezinha ser pequena as pessoas não conhecem. Eu mesma, antes de montar este post, só tinha ouvido falar por alto, sabia da existência desse hotel e tal, mas não sabia do festival literário e nem que o local é considerado uma vila literária. Obrigada, fico feliz que tenha gostado do post! Bj!

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Editoras Parceiras