Filme ‘Ella & John’: road movie peculiar traz ótimas atuações e sabor agridoce | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
3 filmes inspirados em Romeu e Julieta  Relacionamento abusivo | Resenha: É Assim Que Acaba, de Colleen Hoover  Recebidos nos últimos tempos
Semana do Consumidor Amazon | Livros

Filme ‘Ella & John’: road movie peculiar traz ótimas atuações e sabor agridoce

Adaptação de livro 4 de abril de 2018 Aline T.K.M. 2 comentários

Filme Ella & John, de Paolo Virzì

Alguns filmes têm o poder de deixar no espectador um sabor agridoce, do tipo que se faz presente por horas – e até dias – depois de terminada a sessão.

Ella & John é um desses filmes. Com direção do italiano Paolo Virzì e estrelado por Helen Mirren e Donald Sutherland, o longa é a perfeita transposição para as telas daquela máxima que, muito sabiamente, nos diz para aproveitarmos o trajeto, em vez de esperarmos para encontrar a felicidade absoluta apenas no final. O filme estreia esta semana nos cinemas.

Filme Ella & John, de Paolo Virzì

Sem avisar os filhos, Ella e John Spencer decidem fazer uma grande viagem. A bordo do antigo trailer da família – batizado de The Leisure Seeker, que originalmente intitula o filme –, eles saem de Boston e cruzam os Estados Unidos rumo à Casa e Museu Ernest Hemingway, localizada em Key West, Flórida.

Professor aposentado e homem das letras, John sempre quis conhecer a famosa casa onde morou o escritor que é tema recorrente de suas conversas. Com a memória já começando a se mostrar debilitada devido ao Alzheimer, ele oscila entre a lucidez e os brancos que às vezes o acometem.

Já Ella tem a memória intacta, mas o corpo enfraquecido por um câncer. No entanto, ela não pretende deixar que tais empecilhos os impeçam de realizar aquela que provavelmente será a viagem mais emocionante de suas vidas.

Filme Ella & John, de Paolo Virzì

O percurso do casal é marcado por altos e baixos. Ainda que essencialmente um drama, o filme traz muitos momentos hilários e não demora para que sejamos contagiados pela forte conexão entre os protagonistas.

Só que a porção dramática está sempre ali, nos significados. E não nos deixa esquecer que esta também será, provavelmente, a última viagem do casal, antes que o tempo e a vida venham cobrar o seu preço.

Filme Ella & John, de Paolo Virzì

De certa maneira, a viagem os faz revisitar diversas fases de sua existência a dois. Desde as sessões particulares ao ar livre para rever as fotos de família até o ciúme de Ella quando eles se deparam com uma antiga aluna de John – e ele consegue se lembrar dela.

A maneira como tudo ainda é sentido à flor da pele revela que, talvez, aquele amor que a gente só acredita ser possível nos filmes e livros possa acontecer na vida real, ainda que não seja perfeito. E nunca é; muito embora a perfeição more também nas pequenas imperfeições.

Filme Ella & John, de Paolo Virzì

Para além da trama em si, do roteiro lindamente trabalhado e de uma vibe road movie peculiar, Ella & John é um filme para ser apreciado especialmente por suas atuações brilhantes. Somos impressionados pela entrega e generosidade dos protagonistas ao dar vida a um casal que, de tão humano, nos incita os sentimentos mais conflitantes.

Filme Ella & John, de Paolo Virzì

É um exercício difícil este de não deixar que a vida nos leve a colocar tudo no automático e direcionar nosso foco em um futuro sempre incerto, naquela promessa de felicidade que parece longe, em detrimento de simplesmente curtir o percurso. Bem, o filme nos mostra que tal exercício não apenas pode ser realizado, como deve sê-lo. Sempre.

Ella e John certamente se permitem viver e sentir todo o trajeto com a plenitude que o corpo lhes permite naquele momento delicado de suas vidas, sendo conduzidos rumo a um encerramento expurgador.

Quanto ao sabor agridoce que nos acompanha depois? Pode não ser óbvio, mas a gente passa a entender que aquele sabor, no final das contas, é bem mais doce do que parece.

Em tempo: para os literários de plantão, Ella & John é baseado no livro The Leisure Seeker, de Michael Zadoorian. Agora... cadê esse livro no Brasil, gente? Por enquanto, só em inglês mesmo, na Amazon.

Em tempo #2: essa road trip pelas Florida Keys é lindíssima e a Casa e Museu Ernest Hemingway é ponto obrigatório para os amantes dos livros. Fiz essa viagem no final de 2012 e deixei tudo registrado aqui no blog.


TRAILER E FICHA TÉCNICA




Ella & John (The Leisure Seeker) – 112 min.
Itália | França – 2017
Direção: Paolo Virzì
Roteiro: Paolo Virzì, Francesca Archibugi, Francesco Piccolo, Stephen Amidon, baseado no livro de Michael Zadoorian
Elenco: Donald Sutherland, Helen Mirren, Christian McKay, Janel Moloney, Dana Ivey, Dick Gregory, Kirsty Mitchell, Robert Pralgo

Estreia: 5 de abril

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 8 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

2 comentários

  1. Aaaah, super vou ver esse filme amanhã! Estou esperando por ele desde que vi o trailer pela primeira vez <3 Costumo amar filmes agridoces :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, vc viu o filme?!?! Ahh, esse filme carrega tanta coisa de uma só vez, é muito bonito, é triste, mas também é engraçado. Queria ver de novo, mas com o meu marido. Amei, amei! <3

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Editoras Parceiras