5 motivos por que o filme ‘De Encontro com a Vida’ vai aquecer seu coração | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Manual da Demissão  Resenha: Com Amor, Simon  Filme: Tudo Que Quero
Semana do Consumidor Amazon | Livros

5 motivos por que o filme ‘De Encontro com a Vida’ vai aquecer seu coração

Cinema alemão 26 de abril de 2018 Aline T.K.M. Nenhum comentário

Filme: De Encontro com a Vida

Quem me conhece sabe como eu adoro filmes mais densos, polêmicos, pessimistas e que me deixam ruminando ideias nem sempre bonitinhas por dias a fio. Por outro lado, tem momentos que pedem – e eu também adoro – filme mais leves, que trazem uma mensagem positiva e fazem com que a gente deixe o cinema achando o céu mais azul.

De Encontro com a Vida é um belo exemplo deste segundo grupo. A “comédia-dramática-romântica” alemã, dirigida por Marc Rothemund, me surpreendeu positivamente e, sim, fez com que eu saísse do cinema melhor do que entrei.

O filme está em cartaz desde o último dia 19 e encho a boca para dizer que recomendo. Tem mais: vim aqui contar para vocês 5 motivos pelos quais De Encontro com a Vida vai deixar seu coração mais quentinho! E pode apostar, que vai mesmo! Só acompanha aí...

Filme: De Encontro com a Vida

1. O filme é baseado na história real do jovem alemão Saliya Kahawatte – ou Sali – que ficou praticamente cego devido a um deslocamento de retina. No filme, Sali pretende concretizar o objetivo de trabalhar na área de hotelaria, mesmo com apenas 5% de visão. Acaba conseguindo um estágio no hotel mais luxuoso de Munique, onde faz amizades e se apaixona por Laura. O problema é que quase ninguém sabe sobre sua visão, até porque, como deficiente, ele não havia conseguido nem a chance de ser entrevistado para uma vaga ali.

Tranquilos! Esta não é mais uma daquelas histórias de superação piegas e apelativas. Bem pelo contrário! Mantendo o clima de comédia romântica, De Encontro com a Vida é livre de dramalhão e, mesmo com os perrengues sofridos pelo protagonista, a história permanece na positividade e na leveza.

Filme: De Encontro com a Vida

2. As minorias ganham destaque, mas sem excesso de vitimização. A deficiência de Sali não o impede de manter os mesmos objetivos de antes e de correr atrás deles. Ele passa por poucas e boas, mas não desiste nem cede às lamentações – e prova que é capaz de alcançar tudo aquilo que almeja e mais.

Ainda nas minorias, um fato interessante é que o protagonista é filho de um imigrante cingalês com uma alemã. Embora a questão não seja abordada em profundidade, alguns momentos do longa revelam as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes, além de deixar entrever o persistente preconceito.

Mesmo nascido na Alemanha, o protagonista é rotulado de “indiano” (sendo que sua origem de parte de pai é cingalesa), e ainda ouve seu sobrenome sendo pronunciado de forma propositadamente errônea no ambiente de trabalho. Além disso, um colega de trabalho não pode exercer a profissão por complicações burocráticas devido ao fato de ser imigrante.

Filme: De Encontro com a Vida

3. Kotja Ullmann, que dá vida a Sali, encanta com a autenticidade e o carisma na atuação. Ele convence a gente – não importa se a cena é hilária ou daquelas mais tristes.

Filme: De Encontro com a Vida

4. Ok, reconheçamos que o filme é repleto de clichês e, em muitas situações, inacreditavelmente otimista. Mas, reconheçamos também que o trabalho de direção aqui é muito bem feito. A trama flui superbem, a gente se conecta verdadeiramente com os personagens, e os clichês em nenhum momento são enfadonhos. Aquela sensação de mais do mesmo não ganha destaque por aqui!

Filme: De Encontro com a Vida

5. De Encontro com a Vida é um filme que celebra a amizade! Sali é esforçado, determinado e não se deixa abalar por pouco. Mas se não tivesse a seu lado bons amigos, provavelmente sua trajetória teria sido bem diferente. De um jeito simpático e carregado de bom humor, o filme mostra que grandes amizades podem surgir nas situações mais inóspitas, e mesmo aqueles em quem não confiaríamos de primeira podem se tornar grandes amigos para toda a vida.

TRAILER E FICHA TÉCNICA




De Encontro com a Vida (My Blind Date With Life | Mein Blind Date mit dem Leben) – 111 min.
Alemanha – 2017
Direção: Marc Rothemund
Roteiro: Oliver Ziegenbalg, Ruth Toma
Elenco: Kostja Ullman, Jacob Matschenz, Anna Maria Mühe, Johann Von Bulow, Alexander Held, Nilam Farook

Estreia: 19 de abril

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 8 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Editoras Parceiras