Top 3 autores de língua portuguesa [guest post] | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Manual da Demissão  Resenha: Com Amor, Simon  Filme: Tudo Que Quero
Semana do Consumidor Amazon | Livros

Top 3 autores de língua portuguesa [guest post]

Guest post 16 de fevereiro de 2018 Aline T.K.M. 4 comentários

Top 3 autores de língua portuguesa

Hey! Vocês vão perceber que este post vem com um sotaque diferente e uma temática superespecial. É que se trata de um guest post de autoria da escritora portuguesa Vanessa Fernandes, convidada para enriquecer ainda mais o conteúdo literário do Livro Lab neste mês tão especial em que o blog completa 8 aninhos.

Ela trouxe para a gente um top 3 autores de língua portuguesa que todo mundo precisa conhecer! Dei a ela este tema como um “desafio” e valendo autores de diversos países que tenham o português como língua materna – exceto o Brasil. Bora conferir as dicas da Vanessa!

Top 3 autores de língua portuguesa

Comecemos pela a apresentação...

Sou a Vanessa, do blog EntreLinhas e autora do livro poético Pequenos Sopros. Nasci e vivo em Portugal, e tudo começou com o meu convite à Aline, para fazer uma participação especial no meu blog porque eu gosto deste cruzar de culturas e da língua portuguesa. Apesar de ela dizer que o meu desafio foi difícil, a proposta era um top 3 de livros marcantes (infância, adolescência e idade adulta), acredito que o meu foi pior.

Estou aqui para vos recomendar, o meu top 3 autores de língua portuguesa, que espero que vos crie curiosidade. Foi complicado porque tinha muitos autores e queria dar-vos uma diversidade maior a nível da escrita. Convido-vos então, a darem uma espreitadela.


Top 3 autores de língua portuguesa

JOSÉ SARAMAGO - ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

Quando se fala sobre a literatura portuguesa, para mim, este é um dos autores mais importantes. Nobel de Literatura, abrange a poesia, os contos, peças teatrais, etc. Mas trago-vos, um romance, escrito em 1995. Digo-vos que este é daqueles livros que, independentemente do ano em que estamos, se encaixa perfeitamente! Até porque retrata uma súbita cegueira mas com a particularidade de demonstrar como a humanidade, em vez de se unir por causa de algo repentino, se destrói... que na diversidade dos acontecimentos mostra a sua face mais sombria. As personagens não têm nomes e são descritas pelo aspecto físico muito relativo como “a mulher do médico” ou “a rapariga de óculos” ou “o cego que escreve em braile”, etc.

A escrita em si, pode parecer difícil por causa da mistura do directo ou indirecto mas é fluída e conforme vamos folheando as páginas do livro, percebemos a sua essência e torna-se fácil.

Recomendo absolutamente e é um dos autores, de língua portuguesa, que mais adoro!


Top 3 autores de língua portuguesa

MIA COUTO - MULHERES DE CINZA

O primeiro contacto que tive com este autor, foi através da sua poesia porque sou amante desse género e é também, a maneira como me expresso quando escrevo. Contudo, leio prosa e experimentei outros livros dele. São simplesmente sensações poéticas, narradas numa prosa extremamente expressiva!

E um desses exemplos é Mulheres de Cinza, um romance histórico, baseado no último dos líderes do Estado de Gaza (Sul de Moçambique), o governador Ngungunyane. Conta a história de uma jovem africana, Imani, e o sargento português, Germano. Esta fazia de sua intérprete porque era única que falava e compreendia a língua portuguesa, mas apesar de todas as circunstâncias e lutas daquele tempo, em que a mulher era invisível e só era considerada alguém, quando de-se à luz, aproximaram-se e vivem um belo romance. É interessante vermos a alteração da narração entre Imani e as cartas escritas por Germano, que se fazia corresponder ao Conselheiro José D'Almeida.

Este é mais um 3 em 1, isto porque se tiverem curiosidade e gostarem de Mulheres de Cinza, informo-vos que é o primeiro livro da trilogia As Areias do Imperador e aconselho vivamente a fazerem-no.


Top 3 autores de língua portuguesa

JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS - A ILHA DAS TREVAS

Devo confessar que quando comecei a ler as obras deste autor, foi por saber que ele junta o romance com a história real, o dito romance histórico porque uma das minhas paixões é História. Não foi o primeiro que li mas sim o segundo, contudo a intensidade de como se desenrola a acção, senti mesmo a luta, que os timorenses travaram para a sua independência (desde 1975 a 1999). Paulino da Conceição, é o personagem que nos “carrega” durante o desenvolvimento da história, os medos e pesadelos que tinha e sentia por ter presenciado a esse massacre violento. Mesmo querendo voltar à sua normalidade e paz interior, vemos o receio de colocar tudo em palavras faladas.

É cativante e apesar do assunto ser um pouco pesado, é uma realidade do mundo. Chegamos à última página com tristeza, por tudo o que vivenciamos durante as páginas que lemos.

Termino este top dizendo que, é muito especial poder escrever este guest post para o blog da Aline. Agradecendo do fundo do coração, por ela ter dito logo “sim” ao meu desafio e como digo muitas vezes, que se deixem cativar pelo mundo dos livros!

***************

Espero que tenham amado esta participação tanto quanto eu amei ter a Vanessa aqui no Livro Lab. Adorei a lista dela - Saramago é um dos meus autores favoritos, Mia Couto é um autor que ainda preciso ler mais, e José Rodrigues dos Santos eu não conhecia e fiquei imensamente curiosa.

Para vocês que curtiram esse guest post, tem participação minha lá no blog da Vanessa também, confiram aqui.

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 8 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

4 comentários

  1. Para mim foi um privilégio, poder partilhar contigo e com os leitores deste blog maravilhoso, autores de língua portuguesa :) Espero que fiquem curiosos e que acima de tudo, gostem das minhas sugestões. Adorei pertencer a este momento especial do Livro Lab, que está de parabéns pelos seus 8 aninhos e ser recebida aqui pela Aline <3 :D Que venham mais desafios entre nós! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu amei e me senti muito honrada pelo convite para participar deste desafio! Suas dicas com certeza foram incríveis. =) Mais desafios virão! =D

      Excluir
  2. Oi Aline. Muito bom o seu post, eu adorei as indicações da Vanessa.
    Hoje mesmo minha avó, que é fascinada por "O ensaio sob a cegueira" estava falando dele para mim e eu gostei muito de ver que ele foi uma das indicações.
    Eu nunca li, mas como estou colocando um pezinho pra fora do Brasil em termos literários, vou procurar por mais livros da língua portuguesa!
    Beijos

    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, que legal, adorei saber que sua avó adora Ensaio Sobre a Cegueira! Eu também sou uma grande fã do Saramago - este livro especificamente eu ainda não li, mas adoro As Intermitências da Morte e O Homem Duplicado. Com certeza a literatura lusófona é cheia de riquezas e a gente só precisa descobri-las. Aproveitando, também indico um autor nascido em Macau e de origem portuguesa, chamado Henrique de Sena Fernandes; muito bom. =) Beijão!

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Editoras Parceiras