21 lançamentos literários imperdíveis para curtir o Carnaval | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Um de Nós Está Mentindo  Resenha e sorteio – Rosalie Lightning: Memórias Gráficas  Adaptações mais esperadas de 2018
Leituras de abril

21 lançamentos literários imperdíveis para curtir o Carnaval

Alfaguara 6 de fevereiro de 2018 Aline T.K.M. Nenhum comentário

21 lançamentos literários imperdíveis para curtir o Carnaval | Livros

Não sou dessas pessoas muito chegadas a Carnaval, e me jogar em bloquinho não está entre os meus planos para este feriado, não. Sou mais curtir um café bem passado ou uma taça de vinho enquanto adianto minhas leituras e esqueço da vida diante de um aparato conectado à Netflix rsrs.

Se vocês também planejam um feriado de Carnaval MARAA acompanhado de um bom livro, este post é para vocês! Reuni os 21 lançamentos literários mais imperdíveis de fevereiro – tem livro para todo gosto e zero desculpa para não ler! Ah, alguns são tão fresquinhos que ainda estão em pré-venda – gosto assim.

Thriller, quadrinhos, a continuação de Uma Dobra no Tempo, livro novo da Jojo Moyes, A Forma da Água, lançamento do Irvine Welsh, livro sobre feminismo, Kafka, e uma edição colecionável imperdível sobre o universo de Harry Potter, entre vários outros livros que mexeram muito com a minha curiosidade e entraram na minha wishlist!

Lembrando: ao comprar através dos links deste post, vocês contribuem para o crescimento do blog – e não pagam NADA a mais por isso!


21 lançamentos literários imperdíveis para curtir o Carnaval | Livros

VOCÊ, de Caroline Kepnes, ed. Rocco | COMPRAR O LIVRO
Um thriller sobre um amor obsessivo e suas perigosas consequências. Guinevere Beck, que deseja ser escritora, entra na livraria do East Village onde Joe Goldberg trabalha. Bonita, inteligente e sexy, Beck ainda não sabe, mas é a mulher perfeita para Joe, que, a partir do nome impresso no cartão de crédito de sua cliente, passa a vasculhar sua vida na internet e a orquestrar uma série de eventos para garantir que ela caia em seus braços, fazendo com que tudo pareça obra do acaso. À medida que o romance entre os dois engrena, porém, o leitor descobre que Beck também guarda certos segredos e os desdobramentos desse relacionamento mutuamente obsessivo podem ser mortais.

O romance de estreia de Caroline Kepnes ganhou elogios de escritores do calibre de Stephen King e Sophie Hannah, e deu origem a uma série de TV homônima que estreia neste primeiro semestre nos EUA.


UMA BOA CORRIDA, de Irvine Welsh, ed. Rocco | COMPRAR O LIVRO
Ambientado na Edimbugo dos anos 2010, Uma Boa Corrida acompanha as tribulações do motorista de táxi, traficante de drogas e astro pornô Terry Lawson com a família, o trabalho, o tráfico e, principalmente, o sexo. Um dos personagens mais populares do autor de Trainspotting e Pornô, Lawson retorna no novo romance do escritor escocês com um problema cardíaco que está tirando sua potência sexual. Com um humor mais escrachado do que nunca, Welsh narra as peripécias de Lawson frequentando uma espécie de AA para viciados em sexo, procurando consolo para sua nova condição na literatura e nos campos de golfe, e apresenta duas novas figuras para lá de excêntricas: Jonty MacKay, um homem com genitália e cérebro assassinos, e Ronald Checker, um megaempresário e apresentador de TV de poucos escrúpulos e com ares de Donald Trump. O resultado é um romance de alta voltagem, considerado pela crítica como o mais engraçado e sujo de Irvine Welsh.


21 lançamentos literários imperdíveis para curtir o Carnaval | Livros

NAS ÁGUAS DO TEMPO, de Jason Gurley, ed. Fábrica231 | COMPRAR O LIVRO
Sucesso da autopublicação que se tornou disputado por grandes editoras nos EUA, Jason Gurley constrói uma história surpreendente envolvendo três gerações de uma família. Na década de 1960, Eleanor, que abandonara o sonho de ser nadadora olímpica para se casar e ter sua filha, Agnes, desaparece para sempre no mar. De lá, o leitor é levado para 1985: Agnes é mãe das gêmeas de seis anos, Eleanor, em homenagem à avó, e Esmeralda, quando um terrível acidente mergulha a família numa espiral de pesar, culpa e ressentimentos. É a partir de 1993, no entanto, que se passa a maior parte da narrativa. A jovem Eleanor cuida da mãe que se tornou alcoólatra e tenta levar a vida da melhor maneira possível, até o dia em que é estranhamente lançada num mundo paralelo. Enquanto a vida real parece desmoronar ao seu redor, a garota embarca em jornadas inesperadas por mundos desconhecidos, guiada por um ser misterioso que parece conhecê-la e que guarda os segredos mais sombrios de sua família.


É ASSIM QUE ACABA, de Coleen Hover, ed. Galera Record | COMPRAR O LIVRO
Lily nem sempre teve uma vida fácil e percorreu um longo caminho desde a infância, em uma cidadezinha no Maine: se formou em marketing, mudou para Boston e abriu a própria loja. Quando se sente atraída por um lindo neurocirurgião chamado Ryle Kincaid, tudo parece perfeito demais para ser verdade. Ryle é confiante, teimoso, talvez até um pouco arrogante, mas também é sensível, brilhante e se sente atraído por Lily. Porém, sua grande aversão a relacionamentos é perturbadora.

Sobrecarregada com as questões sobre seu novo relacionamento, Lily também não consegue tirar Atlas Corrigan da cabeça — seu primeiro amor e a ligação com o passado que ela deixou para trás. Quando Atlas reaparece de repente, tudo que Lily construiu com Ryle fica em risco. Discutindo temas como abuso e violência doméstica, o romance fala sobre a força necessária para fazer as escolhas corretas nas situações mais difíceis.


21 lançamentos literários imperdíveis para curtir o Carnaval | Livros

O INCRÍVEL MUNDO DAS ANIMAÇÕES, de vários autores, ed. Universo dos Livros | COMPRAR O LIVRO
Sucesso absoluto no YouTube, Imaginago traz aqui uma perspectiva nunca antes revelada sobre o universo Disney. Reflexões inteligentes e inéditas sobre alguns dos filmes mais emocionantes de todos os tempos. Por que será que a maioria dos personagens são órfãos? Quais são as mensagens por trás das produções? Confira a explicação, em detalhes, acerca das lições aprendidas a partir de cada uma das animações, e que as múltiplas gerações de fãs da Disney carregam em seu coração – desde o clássico Branca de Neve até o novíssimo Moana. Se você nunca parou para pensar a respeito, ou sempre desconfiou que havia algo além das belas imagens e canções nos filmes, saiba que você estava certo. Agora, vamos juntos, filme por filme, descobrir e entender como essa gigante do entretenimento tem a capacidade de nos encantar dos seis aos sessenta anos – e além.


HIT MAKERS – COMO NASCEM AS TENDÊNCIAS, de Derek Thompson, ed. HarperCollins Brasil | COMPRAR O LIVRO
Nada “viraliza”. Se você acha que um filme, música ou aplicativo popular apareceu do nada e virou um sucesso no mundo saturado de informações dos dias atuais, você não está prestando atenção. Cada sucesso de bilheteria tem uma história secreta – de poder, influência e cultos apaixonados – que transforma alguns produtos em fenômenos culturais. Até mesmo a mais brilhante das ideias cai no esquecimento se não encontrar sua rede, e os consumidores mais importantes não são os primeiros usuários mas sim seus amigos, seguidores e imitadores – a audiência da sua audiência.

Nessa investigação sem precedentes, o editor-sênior da The Atlantic, Derek Thompson, revela a psicologia por trás de por que gostamos do que gostamos e as dinâmicas econômicas do mercado cultural que molda nossas vidas. Destruindo os mitos sentimentais sobre os hits que dominam a cultura pop e os negócios, Thompson demonstra que a qualidade não é o suficiente para o sucesso, que ninguém tem “bom gosto” e que alguns dos produtos mais populares da história estavam a um passo de se tornarem desastres. Hit Makers é uma viagem pelo último século da cultura pop e a mais valiosa moeda do século XXI – a atenção das pessoas.


21 lançamentos literários imperdíveis para curtir o Carnaval | Livros

UM VENTO À PORTA (UMA DOBRA NO TEMPO #2), de Madeleine L’Engle, ed. HarperCollins Brasil | COMPRAR O LIVRO
Quando a família Murry pensava que os problemas haviam terminado, um novo desafio surge. Charles Wallace agora tem seis anos de idade. Sofrendo bullying constante, Meg acha que o novo diretor da escola deveria ser responsável pelo menino, mas Charles Wallace fica terrivelmente doente antes que ela possa ajudá-lo.

Mas há algo estranho acontecendo. Charles Wallace diz a Meg que há dragões no quintal de casa e ela descobre que os dragões na verdade são Proginoskes, querubins feitos de asas, vento e chamas. E mais uma vez este é só o começo de uma nova aventura, onde Meg e seu amigo Calvin precisam correr contra o tempo para salvar seu irmãozinho. Para fazer isso, eles devem partir em uma viagem para dentro do corpo do menino e lutar para restaurar a brilhante harmonia do universo.


INTERFERÊNCIAS, de Connie Willis, ed. Suma de Letras | COMPRAR O LIVRO
Em um futuro não muito distante, um simples procedimento cirúrgico é capaz de aumentar a empatia entre os casais, e ele está cada vez mais na moda. Por isso, Briddey Flannigan fica contente quando seu namorado, Trent, sugere que eles façam a cirurgia antes de se casarem — a ideia é que eles desfrutem de uma conexão emocional ainda maior, e que o relacionamento fique ainda mais completo. Bem, essa é a ideia. Mas as coisas acabam não acontecendo como o planejado: Briddey acaba se conectando com outra pessoa, totalmente inesperada. Conforme a situação vai saindo do controle, Briddey percebe que nem sempre muita informação é o melhor, e que o amor — e a comunicação — são bem mais complicados do que ela esperava.


21 lançamentos literários imperdíveis para curtir o Carnaval | Livros

CARTAS SECRETAS JAMAIS ENVIADAS, de Emily Trunko (org.), ed. Seguinte | COMPRAR O LIVRO
Uma coletânea de cartas que reúne segredos, confissões, alegrias e dores que nunca chegaram a seus destinatários. Você já desejou poder voltar no tempo e dar conselhos para si mesmo? Já quis ter coragem de falar como é forte o amor que sente por alguém? Alguma vez já se perguntou por que uma pessoa importante na sua vida parou de falar com você?

A partir de contribuições anônimas, Emily Trunko reuniu nesta coletânea cartas que revelam segredos profundos de quem as escreveu. Afinal, muitas vezes o único jeito de lidar com nossos sentimentos mais intensos — seja um amor incondicional ou uma perda irreparável — é botando tudo no papel. A leitura destas cartas nos permite mergulhar na vida de seus remetentes e, ao mesmo tempo, redescobrir nossa própria história e perceber que, mesmo nos piores momentos, não estamos sozinhos.


AQUELA ÁGUA TODA, de João Anzanello Carrascoza, ed. Alfaguara | COMPRAR O LIVRO
Conjunto expressivo da obra de um dos principais contistas contemporâneos em nova edição, com imagens do artista plástico e ilustrador Visca.

No conto que dá nome a esta coletânea, um simples domingo de verão na praia se transforma, pelas mãos de Carrascoza, em um exemplo singelo de beleza. Já em “Passeio”, a expectativa por um fim de semana diferente leva toda a família a um estado de excitação e suspense. O primeiro beijo, descrito no conto “Cristina”, vem carregado de todo desejo inocente da primeira juventude. Mas também existem lembranças dolorosas, como a cobrança do aluguel atrasado no conto “Paz”, que incita um jovem garoto a se preocupar com a mãe.


21 lançamentos literários imperdíveis para curtir o Carnaval | Livros

O GIRO DA HÉLICE, de Santiago Pajares, ed. Alfaguara | COMPRAR O LIVRO
"A hélice" é uma das séries mais famosas da literatura. Seu autor só é conhecido pelo pseudônimo, Thomas Maud. Ninguém nunca o viu, nem sabe onde ele vive. Mas agora sua editora precisa encontrá-lo: o último volume da saga ainda não apareceu, e os leitores, assim como os cofres da editora, precisam dele o quanto antes.

Mas o que fazer para encontrar alguém que aparentemente não existe? Seguindo uma única pista concreta — o enigmático autor tem seis dedos na mão direita —, as pesquisas levam o editor David Peralta ao vilarejo de Valle de Aran, lugar pequeno e habitado por um grupo de personagens extravagantes. E é lá que David vai acabar encontrando muito mais do que havia esperado. Um romance belo e impactante sobre o poder que o amor, a literatura e os livros têm de mudar a vida das pessoas.


A FORMA DA ÁGUA, de Guillermo del Toro e Daniel Kraus, ed. Intrínseca | COMPRAR O LIVRO
Richard Strickland é um oficial do governo dos Estados Unidos enviado à Amazônia para capturar um ser mítico e misterioso cujos poderes inimagináveis seriam utilizados para aumentar a potência militar do país, em plena Guerra Fria. Dezessete meses depois, o homem enfim retorna à pátria, levando consigo o deus Brânquia, um homem-peixe que representa para Strickland a selvageria, a insipidez, o calor – o homem que ele próprio se tornou, e quem detesta ser.

Para Elisa Esposito, uma das faxineiras do centro de pesquisas para o qual o deus Brânquia é levado, a criatura representa a esperança, a salvação para sua vida cercada de silêncio e invisibilidade. Richard e Elisa travam uma batalha tácita e perigosa. Enquanto para um o homem-peixe é só um objeto a ser dissecado, subjugado e exterminado, para a outra ele é um amigo, um companheiro que a escuta quando ninguém mais o faz, alguém cuja existência deve ser preservada.

Mistura de conto de fadas, terror e suspense, com o estilo inconfundível de Guillermo del Toro, numa narrativa que se expande nas brilhantes ilustrações de James Jean e no filme homônimo, vencedor do Leão de Ouro em 2017. Uma história cinematográfica e atemporal sobre um homem e seus traumas, uma mulher e sua solidão, e o deus que muda para sempre essas duas vidas.


21 lançamentos literários imperdíveis para curtir o Carnaval | Livros

BEM ATRÁS DE VOCÊ, de Lisa Gardner, ed. Gutenberg | COMPRAR O LIVRO
Após uma tragédia que o separou por oito anos de sua irmã mais nova, Sharlah, o jovem Telly ressurge como o principal suspeito de uma onda de assassinatos. Só uma pessoa é capaz de desenhar o perfil do criminoso: o hábil ex-agente do FBI Pierce Quincy, que é convocado para colaborar no caso. Mas seu envolvimento como pai adotivo de Sharlah pode obscurecer sua linha de raciocínio ou levá-lo para um emaranhado de pistas desconexas, mostrando que o caso pode ir muito além do que parece ser.


AINDA SOU EU, de Jojo Moyes, ed. Intrínseca | COMPRAR O LIVRO
Sequência dos romances Como Eu Era Antes de Você e Depois de Você. Lou Clark chega em Nova York pronta para recomeçar a vida, confiante de que pode abraçar novas aventuras e manter seu relacionamento a distância. Ela é jogada no mundo dos super-ricos Gopnik - Leonard e a esposa bem mais nova, e um sem-fim de empregados e puxa-sacos. Determinada a extrair o máximo dessa experiência, Lou se lança no trabalho e, antes que perceba, está inserida na alta sociedade nova-iorquina, onde conhece Joshua Ryan, um homem que traz consigo um sopro do passado de Lou.

Enquanto tenta manter os dois lados de seu mundo unidos, ela tem que guardar segredos que não são seus e que podem mudar totalmente sua vida. E, quando a situação atinge um ponto crítico, ela precisa se perguntar: Quem é Louisa Clark? E como é possível reconciliar um coração dividido?


21 lançamentos literários imperdíveis para curtir o Carnaval | Livros

A GUERRA QUE ME ENSINOU A VIVER, de Kimberly Bradley, ed. DarkSide Books | COMPRAR O LIVRO
A emocionante continuação de A Guerra que Salvou a Minha Vida, vencedor de diversos prêmios e adotado em escolas nos EUA. Após uma infância de maus-tratos, Ada finalmente recebe o cuidado que merece ao ter seu pé operado. Enquanto tenta se ajustar à sua nova realidade e superar os traumas do passado, ela se muda com Jamie, lady Thorton e Susan — agora sua guardiã legal — para um chalé em busca de um recomeço.

Com a guerra se intensificando lá fora, as adversidades batem à porta: o racionamento de alimentos é uma preocupante realidade, e os sacrifícios que todos devem fazer em nome do confronto partem corações e deixam cicatrizes. Outra questão é a chegada de Ruth, uma garota judia e alemã, que gera uma comoção no chalé. Seria ela uma espiã disfarçada? Ou uma aliada em meio à calamidade?

Kimberly Brubaker Bradley conquista mais uma vez com sua sensibilidade e seu registro historicamente preciso, que revela o conflito armado pela perspectiva de uma criança, além de lançar luz sobre a atual crise de refugiados – a maior desde a guerra de Hitler –, que já obrigou milhões de pessoas a deixarem seus lares em busca de paz.


FEMINISMO EM COMUM – PARA TODAS, TODES E TODOS, de Marcia Tiburi, ed. Rosa dos Tempos | COMPRAR O LIVRO
Primeiro livro feminista escrito pela filósofa Marcia Tiburi. Podemos definir o feminismo como o desejo por democracia radical voltada à luta por direitos de todas, todes e todos que padecem sob injustiças sistematicamente armadas pelo patriarcado. Nesse processo de subjugação, incluem-se todos os seres cujo corpo é medido por seu valor de uso – corpos para o trabalho, a procriação, o cuidado e a manutenção da vida e a produção do prazer alheio –, que também compõem a ampla esfera do trabalho na qual está em jogo o que se faz para o outro por necessidade de sobrevivência.

O que chamamos de patriarcado é um sistema profundamente enraizado na cultura e nas instituições, o qual o feminismo busca desconstruir. Ele tem por estrutura a crença em uma verdade absoluta, que sustenta a ideia de haver uma identidade natural, dois sexos considerados normais, a diferença entre os gêneros, a superioridade masculina, a inferioridade das mulheres e outros pensamentos que soam bem limitados, mas ainda são seguidos por muitos.

Com este livro, Marcia Tiburi nos convida a repensar essas estruturas e a levar o feminismo muito a sério, para além de modismos e discursos prontos. Espera-se que, ao criticar e repensar o movimento, com linguagem acessível tanto a iniciantes quanto aos mais entendidos do assunto, Feminismo em Comum seja capaz de melhorar nosso modo de ver e de inventar a vida.


21 lançamentos literários imperdíveis para curtir o Carnaval | Livros

OS DIÁRIOS DE AMORA – VOL 1: O ZOOLÓGICO PETRIFICADO, de Joris Chamblain e Aurélie Neyret, ed. Nemo | COMPRAR O LIVRO
Amora sonha em ser escritora, e seu assunto favorito são as pessoas, principalmente os adultos – ela adora observá-los para tentar adivinhar seus segredos, como Michel… Todos os domingos ela observa o homem se embrenhar na floresta, desaparecendo por todo o dia. O que ele faz durante todo esse tempo? E por que parece tão triste quando retorna? Acompanhe Amora até o coração da floresta em sua primeira investigação.


UMA IRMÃ, de Bastien Vivès, ed. Nemo | COMPRAR O LIVRO
Ao ter suas férias pacatas transformadas por Hélène, o jovem Antoine passa a viver os dias mais intensos de sua vida, repletos de emoção e receios. De forma sutil, ainda que forte, ele vai descobrindo um universo feminino tão gracioso quanto perturbador. E o que poderia ser apenas mais uma história de verão, se transforma, pelas mãos de Vivès, em uma narrativa apaixonante. Um conto delicado e sensual sobre o despertar de um adolescente que provoca um turbilhão de sentimentos.


21 lançamentos literários imperdíveis para curtir o Carnaval | Livros

DESENHADOS UM PARA O OUTRO, de Aline Crumb e Robert Crumb, ed. Quadrinhos na Cia. | COMPRAR O LIVRO
A coletânea que reúne pela primeira vez todas as HQs que Aline e Robert Crumb, o primeiro casal dos quadrinhos underground mundial, desenharam juntos. Abrangendo quatro décadas de uma colaboração artística e romântica sem igual, Desenhados Um Para o Outro é um retrato hilariante dos Crumb, um casal singular na sua excentricidade e adoravelmente infame. A saga do relacionamento boêmio dos dois, a confusão, a violência e a constante (e maravilhosa) sordidez que é o dia a dia chez Crumb: colapsos nervosos, neuroses, desastres na educação dos filhos, conjunções carnais repletas de fluidos e muito mais.

O escopo cronológico aqui também serve ao panorama contracultural e de exilados dos Estados Unidos por quase meio século. As histórias começam nos morros do norte californiano, com singelos passeios pela Haight-Ashbury, e vão até uma louca e malfadada aventura pelo deserto do Arizona. Os hippies dos anos 1970, os yuppies dos anos 1980, o nascimento da filha Sophie, o êxodo do casal para a França, está tudo aqui. Este volume extraordinário mostra como essas duas almas profundamente cativantes, neuróticas e atormentadas encontraram a redenção ao se autodesenhar.


BLUMFELD, UM SOLTEIRÃO DE MAIS IDADE E OUTRAS HISTÓRIAS, de Franz Kafka, ed. Civilização Brasileira | COMPRAR O LIVRO
36 contos de Franz Kafka, incluindo inéditos, traduzidos diretamente do alemão pelo premiado tradutor e escritor Marcelo Backes, que também assina o posfácio

Além das narrativas mais conhecidas no Brasil – como "Josefine, a cantora" e "Um artista da fome" –, o leitor encontrará textos de Franz Kafka até então inéditos no país – como "O guarda da cripta", o único drama que escreveu. Como marca, a proximidade com a estranheza, o fracasso, aquilo que é tido como menor ou desimportante. Os personagens não se encontram no lugar opressor do poder. Até mesmo aqueles que realizam grandes feitos importam pelo próprio fracasso – como o recordista olímpico de natação que não sabe nadar ou o mítico Ulisses, que se lança corajoso às sereias, amarrado por correntes, com os ouvidos tapados por cera, incapaz sequer de perceber que elas não apresentam qualquer perigo, pois não sentem necessidade de seduzi-lo.


21 lançamentos literários imperdíveis para curtir o Carnaval | Livros

HARRY POTTER – O LIVRO DAS VARINHAS, de Monique Peterson, ed. Galera Record | COMPRAR O LIVRO | TEM RESENHA NO BLOG
O guia completo e ilustrado das varinhas do universo de Harry Potter, nesta edição colecionável, o leitor vai conhecer tudo sobre esses artefatos, seus fabricantes e os personagens que os empunharam. O perfil de cada varinha acompanha uma foto magnífica do modelo original, estatísticas, informações sobre a equipe e o elenco e outros segredos da produção dos filmes, diretamente dos arquivos da Warner Bros. Um livro perfeito, tanto para os fãs veteranos que desejam aprender a história por trás destes adorados objetos, como para a nova geração que está apenas começando a jornada pelo mundo da magia.

***************

Já separei aqui a minha pilha de Carnaval. E vocês, qual livro pretendem ler no feriado?!

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 8 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros