Lumière! A Aventura Começa: se você é cinéfilo, não pode perder este filme | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Últimas leituras de 2017  Filme: O Touro Ferdinando  Resenha: Um T.O.C de Criatividade
Leituras de abril

Lumière! A Aventura Começa: se você é cinéfilo, não pode perder este filme

Cinema 13 de dezembro de 2017 Aline T.K.M. Nenhum comentário

Lumière! A Aventura Começa: se você é cinéfilo, não pode perder este filme | Cinema

Em algum momento da nossa vida cinéfila, ouvimos falar dos irmãos Lumière, considerados os pais do cinema. Até aí, normal. Mas quantos de vocês realmente mergulharam nos primeiros filmes curtos da história do cinema, que surgiram pelas mãos e pelo olhar desses irmãos franceses? Pois é disso que eu tô falando!

Se vocês são apaixonados por cinema e por tudo o que envolve a sétima arte, não podem – em hipótese alguma! – deixar de conferir Lumière! A Aventura Começa.

O documentário, realizado e comentado por Thierry Frémaux, estreia hoje nos cinemas e é obrigatório (com “o” maiúsculo) para todos os cinéfilos e cinéfilas. Mas não só; recomendo também para os apreciadores de História, para aqueles que curtem apenas ver um bom filme de vez em quando e – por que não? – para os curiosos de plantão.

Lumière! A Aventura Começa: se você é cinéfilo, não pode perder este filme | Cinema

Lumière! A Aventura Começa traz uma compilação de 114 filmes curtos, de 50 segundos cada, realizados pelos irmãos Lumière entre 1895 e 1905.

O filme é uma daquelas joias raras que vez ou outra entram em cartaz no cinema. Quando isso acontece, meus amiguinhos cinéfilos, a gente tem mais é que se jogar. Não pode perder mesmo!

Para tratar de convencer cada um de vocês, separei alguns motivos impossíveis de serem ignorados e que vão deixá-los ainda mais curiosos para conferir o filme!

O PRIMEIRO FILME DA HISTÓRIA

Dentre os curtas presentes no documentário está o primeiro filme da História, a primeira “produção cinematográfica”, pensem só! O filme em questão data de 1895 e retrata a saída dos trabalhadores da fábrica Lumière.

Lumière! A Aventura Começa: se você é cinéfilo, não pode perder este filme | Cinema

Os curtas estão divididos em capítulos, de acordo com a temática: infância, a França que trabalha, a França que se diverte, Paris 1900, entre outros. O critério do diretor Thierry Frémaux para chegar a essa compilação de 114 curtas dentre os pouco mais de 1.400 dos irmãos Lumière foi, segundo ele próprio, a importância e também sua preferência.

PIONEIRISMO

Mise-em-scène, travellings e até efeitos especiais; os irmãos Lumière foram pioneiros não só na arte de fazer cinema, mas também na utilização de técnicas que hoje somos habituados a ver nas telonas.

O CINEMATÓGRAFO

Louis e Auguste Lumière também são conhecidos por terem patenteado o cinematógrafo, uma máquina que permitia captar as imagens e projetá-las na tela. Na realidade, a invenção se trata de uma versão aprimorada de um aparelho semelhante, o cinetoscópio, inventado pelo norte-americano Thomas Edison. No entanto, os irmãos Lumière apenas patentearam a invenção, uma vez que seu verdadeiro criador foi o também francês León Bouly – que acabou perdendo a patente.

Lumière! A Aventura Começa: se você é cinéfilo, não pode perder este filme | Cinema

CINEMA, HISTÓRIA E ARTE – TUDO JUNTO E MISTURADO

Ver Lumière! A Aventura Começa é toda uma experiência. A gente sai do cinema conhecendo um pouco mais sobre cinema, sobre História – especialmente a História da França, já que vemos inúmeras imagens das classes trabalhadoras e também dos mais abastados. E, inclusive, Thierry Frémaux faz referência a Zola, mestre da literatura naturalista e que abordava temas sociais.

Lumière! A Aventura Começa: se você é cinéfilo, não pode perder este filme | Cinema

Curtas rodados em outros países também fazem parte da compilação de Frémaux e dão uma boa ideia do mundo na virada do século passado. A arte também não fica atrás – o filme faz referência à pintura e a nomes como o de William Turner.

COMENTÁRIOS E MÚSICA QUE FAZEM A DIFERENÇA

A narração de Thierry Frémaux é simplesmente genial e dá um toque todo original ao documentário. Ele não só esclarece o contexto de cada curta, como também adiciona um humor doce, quase inocente, às imagens e personagens.

Lumière! A Aventura Começa: se você é cinéfilo, não pode perder este filme | Cinema

Aliás, os personagens dos filmes são toda uma atração – eles vão desde membros da família Lumière até trabalhadores, passando por grupos jogando bocha. Chamo personagens porque eles estão ali encenando, literalmente. Os exageros dos gestos tornam as cenas ainda mais cômicas, mas daquele jeito singelo dos filmes e fotos “de antigamente”.

Lumière! A Aventura Começa: se você é cinéfilo, não pode perder este filme | Cinema

Da mesma maneira, a música, a cargo de Camille Saint-Saëns, dá o tom perfeito às cenas e provoca os sentimentos mais diversos do público.

TRAILER E FICHA TÉCNICA


Em 1895, Louis e Auguste Lumière inventaram a cinematografia e capturaram os primeiros filmes na história das imagens em movimento. Com a descoberta da mise-en-scène, tracking shots e, inclusive, efeitos especiais, eles inventaram a arte do cinema em si. O documentário inclui 114 breves filmes feitos pelos irmãos Lumière, restaurados para a apresentação digital e cuidadosamente montados pelos historiadores do cinema Thierry Frémaux (diretor do Festival de Cannes) e Bertrand Tavernier. O resultado é um filme único que celebra o legado de dois artistas revolucionários, além de um compêndio arrebatador que realiza um trabalho de restauração muito necessário sobre a alma cinematográfica.



Lumière! A Aventura Começa (Lumière ! L’aventure commence) – 90 min.
França – 2017
Direção: Thierry Frémaux
Produção: Thierry Frémaux, Bertrand Tavernier
Elenco: Thierry Frémaux, Louis Lumière, Auguste Lumière

Estreia: 14 de dezembro

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 8 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros