4 coisas legais sobre o filme Rock n’ Roll – Por Trás da Fama | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Sopa de Lágrimas, de Gilbert Hernandez  3 hábitos musicais de hoje e da minha adolescência  My Little Pony – O Filme: 4 motivos para assistir
Leituras de abril

4 coisas legais sobre o filme Rock n’ Roll – Por Trás da Fama

Cinema francês 7 de outubro de 2017 Aline T.K.M. Nenhum comentário

4 coisas legais sobre o filme Rock n’ Roll – Por Trás da Fama | Cinema

Ah, as comédias francesas! A boa da vez atende por Rock n’ Roll – Por Trás da Fama, que estreou esta semana nos cinemas e é o quinto filme de Guillaume Canet na direção. Ator e diretor, Guillaume também protagoniza o filme, interpretando ele mesmo, ao lado de sua esposa, Marion Cotillard.

Em Rock n’ Roll, Guillaume Canet tem 43 anos, uma sólida carreira de ator e pratica hipismo como hobby. Além disso, é casado e tem um filho com uma atriz internacionalmente famosa, colecionadora de prêmios e de personagens dignos do Oscar: ninguém menos que Marion Cotillard! Enfim, ele pode ser considerado um homem feliz e realizado. No entanto, durante uma filmagem, sua colega de cena – uma beldade de 20 anos – diz que ele não é e nunca foi “rock”, e que, além disso, ele caiu várias posições no ranking dos atores mais desejados nas conversas das garotas.

4 coisas legais sobre o filme Rock n’ Roll – Por Trás da Fama | Cinema

De repente, ter passado pelo portal da quarta década de vida parece ser um problema, assim como manter uma vida suficientemente regrada junto da família. Não ser mais “rock” significa voltar sempre na mesma hora, não se render aos excessos e, no campo profissional, ter de se contentar com personagens nada cool e mais velhos.

4 coisas legais sobre o filme Rock n’ Roll – Por Trás da Fama | Cinema

É preciso mudar, deixar a imagem cafona que ele vem passando aos demais. Para isso, Guillaume está disposto a tudo, tudo mesmo – a ponto de deixar boquiabertos todos ao seu redor.

Deu para perceber que essa comédia tem uma proposta meio diferente do habitual. Se você ainda não escolheu o filminho do fim de semana, presta atenção em Rock n’ Roll – Por Trás da Fama. E, para te deixar na ânsia de assistir, olha só estas 4 coisas legais sobre o filme:

SÁTIRA AO CULTO À JUVENTUDE E BELEZA...

Comicamente exagerado, Rock n’ Roll satiriza o culto obsessivo à juventude e à beleza, praticado em níveis insanos hoje em dia, especialmente no mundo do showbiz.

Guillaume comete loucuras para ter de volta sua juventude e, assim, recuperar tanto a glória do passado, como também a glória que nunca teve. Só que essas loucuras vão tomando proporções cada vez maiores, saindo do controle até do próprio Guillaume – o único que não se dá conta disso.

Até aí, tudo certo... Afinal, o que as pessoas públicas – e também os anônimos – não fazem para se sentir e parecer algumas décadas mais jovem, né?! Será que existe realmente um limite do que é aceitável na busca pela juventude? E quem é que coloca esse limite? E mais: é possível ficar imune a essa espécie de loucura coletiva, às cobranças do showbiz e da sociedade – que passam a ser cobranças internas de cada um?

4 coisas legais sobre o filme Rock n’ Roll – Por Trás da Fama | Cinema

Vestida de comédia, essa crítica não apenas aborda a pressão sofrida pela gente na mídia, como dialoga com as inseguranças, medos e questionamentos que também são vivenciados por todos os reles mortais diante da passagem do tempo e da efemeridade da beleza física.

Pois bem, como disse um terapeuta excêntrico que Guillaume visita em dado momento, todo mundo um dia vai acabar se rendendo.

...CENTRADA EM SI MESMO E COM ELEMENTOS DE SUA VIDA REAL

Guillaume Canet não só assume a direção do longa, como também é o protagonista de uma trama que ganha elementos autobiográficos. Guillaume interpreta a si mesmo e todo o seu entorno é real. A esposa Marion Cotillard, seus amigos, seu agente, seu produtor... todos eles interpretam a si mesmos.

Os únicos personagens que não são interpretados por seus respectivos da vida real são o seu filho – um ator-mirim foi escalado para o papel – e o seu urologista, que entra num momento fictício da trama.

MARION COTILLARD EM CENAS HILÁRIAS

É difícil, mesmo impossível, ter Marion Cotillard em um filme sem que seu brilho roube a cena. E é o que acontece também aqui. O papel de atriz devota, que entra em imersão total quando estuda um personagem, é incarnado à perfeição por Marion. Inclusive, o próprio Guillaume já confessou ter passado por algumas situações peculiares envolvendo esse estado de imersão completa de Marion em um personagem.

4 coisas legais sobre o filme Rock n’ Roll – Por Trás da Fama | Cinema

Claro que tudo isso rendeu cenas muito engraçadas no filme, especialmente por conta do sotaque quebequense que Marion passa a adotar em casa por causa de um personagem. É que, segundo a Marion do filme comicamente afirma, um papel interessante deve necessariamente ter alguma deficiência ou um sotaque.

JOHNNY HALLYDAY, BEBÊ!

O filme conta com a participação do ator e rockstar francês das antigas e mundialmente conhecido Johnny Hallyday, e também de sua atual esposa, a modelo francesa Laeticia Hallyday.

4 coisas legais sobre o filme Rock n’ Roll – Por Trás da Fama | Cinema


TRAILER E FICHA TÉCNICA


Guillaume Canet, 43 anos é realizado na vida e tem tudo para ser feliz. Numa filmagem, uma linda atriz de 20 anos vai cortar seu entusiasmo ao dizer a ele que não é mais tão “rock” e, para acabar de vez com ele, que caiu muito na “lista” dos atores mais desejados. Sua vida familiar com Marion, seu filho, sua casa de campo, seus cavalos, seus cabelos, dão a ele uma imagem cafona e que não é mais exatamente sexy… Guillaume entende que é urgente mudar tudo. E ele resolve ir longe, bem longe, sob o olhar estupefato e impotente de quem o cerca.



Rock n’ Roll – Por Trás da Fama (Rock n’ Roll) – 123 min.
França – 2017
Direção: Guillaume Canet
Roteiro: Guillaume Canet, Rodolphe Lauga, Philippe Lefebvre
Elenco: Guillaume Canet, Marion Cotillard, Gilles Lellouche, Philippe Lefebvre, Camille Rowe, Kev Adams, Ben Foster, Maxim Nucci

Estreia: 5 de outubro

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros