“De Canção em Canção”: o amor e as desilusões na cena do rock | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Leituras de outubro: 4 ótimos livros (ou quase!)  Resenha da HQ: A Diferença Invisível, de Julie Dachez e Mademoiselle Caroline  Resenha: As Primeiras Quinze Vidas de Harry August
Leituras de abril

“De Canção em Canção”: o amor e as desilusões na cena do rock

Cinema dos EUA 22 de julho de 2017 Aline T.K.M. Nenhum comentário

Filme: De Canção em Canção, de Terrence Malick - o amor e as desilusões na cena do rock

Ryan Gosling, Rooney Mara, Michael Fassbender e Natalie Portman. Eis o elenco do filme De Canção em Canção, do aclamado diretor Terrence Malick, que estreou esta semana nos cinemas. Cheio de altos e baixos, belezas e aspectos duvidosos, o longa vai dividir opiniões por aí.

Uma história de amor nos dias contemporâneos. Mas, também, uma história de solidão e de traições. Uma história sobre buscas e expectativas, juventude, sucesso e desilusão. Como background – na verdade, bem mais que isso: o verdadeiro espírito do filme –, a cena do rock em Austin, Texas, cidade que abriga festivais de música famosos no mundo todo.

De Canção em Canção acompanha quatro amantes cujas trajetórias se conectam em meio a seus sonhos e ambições na área musical. Ao mesmo tempo, eles lidam com o improviso e com a fluidez no que diz respeito ao desejo e ao amor, e transbordam a ânsia de viver ao extremo tudo o que há para ser vivido, de sentir e vivenciar ao máximo todas as experiências.

Filme: De Canção em Canção, de Terrence Malick - o amor e as desilusões na cena do rock

Nada aqui é muito certo e claro. O foco reside em Faye (Rooney Mara), um tanto perdida e faminta por sensações. Ela trabalha e se relaciona com Cook (Michael Fassbender), um grande produtor musical, e também mantém um relacionamento com BV (Ryan Gosling), um músico buscando construir sua carreira. Um triângulo amoroso marcado por erros, ambições, amarras. Cook, por outro lado, seduz a garçonete Rhonda (Natalie Portman), cheia de ilusões e que se apaixona por ele.

A câmera que brinca com ângulos e perspectivas, e as vozes em off que se sobressaem revelam as oscilações dos personagens – jovens entre a ilusão e a desilusão que representa o sonho de se tornar um astro do rock.

A euforia dos shows versus a solidão quase infinita. A necessidade de sentir tudo em uma potência cada vez maior, porque já nada parece inteiro – principalmente eles mesmos. É preciso sempre mais.

Filme: De Canção em Canção, de Terrence Malick - o amor e as desilusões na cena do rock

De Canção em Canção confronta um ideal hedonista de vida, aquele sonho que um dia nutrimos quando jovens e o vazio que, entre quatro paredes, cada um de nós experimenta. Ao longo da trama, testemunhamos o amadurecer de ideias e do conceito de amor, a busca da própria identidade, e o trilhar de um caminho a ser seguido.

Não bastasse o elenco que, por si só, já atrai a galera para o cinema, o filme ainda traz participações de Patti Smith, Iggy Pop e Lykke Li, entre outros, interpretando eles mesmos. As cenas em que Patti Smith fala com Faye sobre suas vivências, especialmente no campo no amor, emocionam.

Filme: De Canção em Canção, de Terrence Malick - o amor e as desilusões na cena do rock

Só que o filme não segura o ritmo durante as duas longas horas de projeção – muitos momentos parecem se arrastar para a eternidade. Além disso, o foco no interno e nas sensações acaba não preenchendo as lacunas deixadas pela falta de diálogo e consistência. Não me interpretem mal: é verdade que o filme tem cenas lindíssimas e é atraente em vários aspectos, mas saímos do cinema com a sensação de incompletude, como se algo bastante essencial, depois de tudo aquilo, tivesse falhado em nos alcançar.

Filme: De Canção em Canção, de Terrence Malick - o amor e as desilusões na cena do rock

Com música e atmosfera à flor da pele, De Canção em Canção descortina o amor, as ambições e as insatisfações. Às vezes entedia, mas, no geral, é intenso em suas sensações – tanto nos auges, como nas quedas. Recomendado, mas segue o aviso: não espere nada inesquecível.

TRAILER E FICHA TÉCNICA


Nesta história de amor moderna, ambientada na cena musical de Austin, Texas, dois casais interligados – os compositores Faye (Rooney Mara) e BV (Ryan Gosling), o magnata da música Cook (Michael Fassbender) e uma garçonete que ele ilude (Natalie Portman) – buscam o sucesso num cenário de rock'n'roll, sedução e traição.



De Canção em Canção (Song to Song) – 129 min.
EUA – 2017
Direção: Terrence Malick
Roteiro: Terrence Malick
Elenco: Rooney Mara, Ryan Gosling, Michael Fassbender, Natalie Portman, Cate Blanchett, Holly Hunter, Bérénice Marlohe, Val Kilmer, Lykke Li, Iggy Pop, Patti Smith, John Lydon, Florence Welch, Anthony Kiedis

Estreia: 20 de julho

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros