Amado e odiado, “Um Instante de Amor” traz Marion Cotillard e Louis Garrel em paixão impossível | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Livros recebidos em setembro  Resenha: O Grande Dia, de Blásquez Figueroa  Leituras de setembro
Leituras de abril

Amado e odiado, “Um Instante de Amor” traz Marion Cotillard e Louis Garrel em paixão impossível

Cinema francês 29 de junho de 2017 Aline T.K.M. Nenhum comentário

Filme: Um Instante de Amor, com Marion Cotillard e Louis Garrel

Uma mulher acompanha o marido e o filho adolescente num táxi, rumo a uma audição de piano no Conservatório de Lyon. De repente, ela deixa o veículo ao avistar uma determinada rua e corre, desesperada, buscando um prédio, um nome. Essas sequências iniciais nos deixam apenas uma ligeira pista do que a protagonista viveu nos últimos anos.

Um Instante de Amor, dirigido por Nicole Garcia, está entre as estreias da semana e traz Marion Cotillard, Louis Garrel e Alex Brendemühl em uma história sobre amor e frustração, desespero e entrega.

Filme: Um Instante de Amor, com Marion Cotillard e Louis Garrel

Gabrielle vive em um vilarejo no sul da França na década de 1950 e sonha com um grande e intenso amor, desejo que a torna malvista pelos demais. Após uma frustração causada por um amor não correspondido, ela se casa com José, um pedreiro espanhol que trabalha na fazenda de sua família. O casamento é arranjado pelos pais de Gabrielle, que temem pela sanidade da filha. José é honesto e se compromete a honrar a esposa e a não deixar que nada lhe falte, mas Gabrielle simplesmente não o ama e é infeliz.

Filme: Um Instante de Amor, com Marion Cotillard e Louis Garrel

Diagnosticada com pedras nos rins logo após sofrer um aborto, Gabrielle é enviada para um tratamento numa clínica nos Alpes, onde conhece André Sauvage, um charmoso e bastante debilitado veterano da Guerra da Indochina. A curiosidade dá lugar à amizade, e não demora para vir a constatação de uma paixão arrebatadora. Surge um plano de fuga para esse amor cheio de obstáculos.

Filme: Um Instante de Amor, com Marion Cotillard e Louis Garrel

Sensível e em constante busca por um amor essencial em sua vida – o amor que não consegue sentir por José –, Gabrielle está sempre à flor da pele, lutando, mas também sucumbindo, até onde seu coração e sua sanidade permitirem.

Filme: Um Instante de Amor, com Marion Cotillard e Louis Garrel

Uma fotografia que atrai a atenção, uma trama de sensibilidade ímpar, o par Cotillard-Garrel sendo maravilhoso na interpretação de seus papéis. Apesar de tudo isso, o longa ainda fica naquela posição de amado por uns e odiado por outros. Seja por algumas lacunas que permanecem ou pelo desenvolvimento da trama, que acaba perdendo algo de sua força e ficando um pouco arrastada lá pela metade do filme, Um Instante de Amor não é livre de críticas e pontos que poderiam ter sido diferentes.

Por outro lado, outros tantos aspectos reforçam as qualidades e fazem deste um filme que merece ser visto. Listo, a seguir, alguns motivos para conferir Um Instante de Amor no cinema:

LIVRO QUE VIROU FILME

O filme é, na verdade, a adaptação do best-seller da escritora italiana Milena Agus, intitulado Mal di Pietre – ou From the Land of the Moon, ou ainda Mal de Pierres, nas traduções inglesa e francesa, respectivamente. Infelizmente, o livro não possui edição brasileira.

EMANCIPAÇÃO FEMININA

A condição da mulher é um ponto de destaque na trama e leva à reflexão. Acompanhamos a trajetória infeliz de uma mulher um tanto à frente de seu tempo, que é obrigada a reprimir sua sexualidade, tem seus sonhos tidos como loucura, e acaba não tendo escolha senão aceitar um casamento arranjado. As várias frustrações, os desejos não concretizados e um amor impossível a deixam sem saída dentro de si mesma, em um sofrimento que transborda os limites do físico, do psicológico, do sensorial e das memórias.

Filme: Um Instante de Amor, com Marion Cotillard e Louis Garrel

MARION COTILLARD E LOUIS GARREL

Um Instante de Amor traz interpretações notáveis e este é o maior trunfo do filme. Marion Cotillard está maravilhosa na pele de Gabrielle, apresentando uma mulher de sentimentos que ardem, mas obrigada a reprimi-los, gerando uma apatia que a acompanha no intervalo de suas explosões.

Louis Garrel é queridinho das telonas e aqui ele sai daquela imagem de galã à qual estamos acostumados, encarnando um personagem bastante doente e ensimesmado. Eu, particularmente, gostei muito de vê-lo neste papel, diferente do que já vi dele. Ainda, Alex Brendemühl também faz um bom trabalho vivendo o marido dedicado que aceita e aprende a conviver com o distanciamento da esposa.

Filme: Um Instante de Amor, com Marion Cotillard e Louis Garrel

PRESENÇA EM FESTIVAIS

Um Instante de Amor teve 8 indicações ao César Awards 2017, além de ter sido escolhido para a seleção oficial do Festival de Cannes 2016 – apesar de não levar nenhum prêmio, foi bastante ovacionado. Também esteve na programação do Festival Varilux de Cinema Francês 2017.

TRAILER E FICHA TÉCNICA


Gabrielle (Marion Cotillard) é uma mulher bela e solitária que não sabe lidar muito bem com seus impulsos sexuais. Preocupada com a sanidade mental da filha, cada vez mais perturbada, sua mãe arma o casamento dela com o pedreiro José (Alex Brendemühl). Após sofrer um aborto e descobrir que tem problemas renais, Gabrielle vai se tratar durante algumas semanas numa clínica e encontra a paixão que jamais teve pelo marido em um tenente à beira da morte (Louis Garrel).



Um Instante de Amor (Mal de Pierres / From the Land of the Moon) – 120 min.
França – 2016
Direção: Nicole Garcia
Roteiro: Nicole Garcia, Jacques Fieschi
Elenco: Marion Cotillard, Louis Garrel, Alex Brendemühl, Aloïse Sauvage, Brigitte Roüan, Daniel Para, Jihwan Kim, Sören Rochefort, Victoire Du Bois

Estreia: 29 de junho

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros