Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
5 coisas que eu achei sobre Os 13 Porquês | Tipos de bullies, apologia ao suicídio  Literatura pulp: Noite Escura, de Rodrigo Tavares  Leituras de fevereiro: li 7 livros!

4 motivos para ver Personal Shopper no cinema

Filmes 10 de março de 2017 Aline T.K.M. Nenhum comentário

4 motivos para ver Personal Shopper, suspense sobrenatural de Olivier Assayas estrelado por Kristen Stewart

Muitos ansiosos, outros, nem tanto; o fato é que Personal Shopper estreou ontem nos cinemas e algo me diz que vai dar o que falar.

É que o thriller sobrenatural-psicológico-de terror do francês Olivier Assayas e estrelado por Kristen Stewart vai por caminhos incertos e tem tudo para dividir as opiniões do público, tal como aconteceu no Festival de Cannes.

Personal Shopper traz a história de Maureen Cartwright, uma garota americana que vive em Paris e trabalha como assistente de compras – personal shopper – de uma celebridade que ela mal vê, já que a mulher está sempre viajando. Cabe a Maureen ir atrás das roupas e acessórios exclusivos que sua chefe usa nos eventos badalados e, para isso, a garota passa os dias a vasculhar lojas de grifes famosas e acervos de estilistas.

Mas Maureen está muito alheia a tudo isso. É que seu irmão gêmeo faleceu recentemente de um problema cardíaco que ela também carrega. Ambos acreditavam dividir poderes mediúnicos e fizeram um pacto: quem morresse antes enviaria um sinal do “além” para o outro.

Maureen, então, tem estado obcecada em fazer contato com o outro lado e poder receber esse sinal do irmão morto. Ela sente e vê algumas coisas – estranhas, assustadoras –, e começa a receber mensagens de uma força desconhecida.

Kristen Stewart em Personal Shopper, thriller sobrenatural de Olivier Assayas

Sabe aquele filme em que você nunca sabe até que ponto as coisas são mesmo reais ou se são fruto de uma mente perturbada? Assim é Personal Shopper, um longa que achei muito bom, mas que poderia ter sido melhor, mais desenvolvido.

Abrindo completamente um parêntese, tem uma coisa engraçada nesse filme: não sei se fui a única a reparar, mas Kristen/Maureen nunca termina uma bebida, não importa qual. Ela sempre pega, dá um gole e depois precisa ir embora. Nem o cafezinho ela toma até o fim!

Pequenas frustrações e brincadeiras à parte, o filme vale a pena e o saldo final foi positivo. Quer saber por quê? Olha só 4 motivos para conferir o filme!

NÃO É BEM UM FILME DE TERROR...

Kristen Stewart em Personal Shopper, thriller sobrenatural de Olivier Assayas

...mas às vezes é. Na realidade, em Personal Shopper o diretor não se restringe aos padrões de gênero, fronteiras que ele cruza e descruza sem medo. Aqui, o suspense se mescla ao terror, ao sobrenatural, ao drama e ao psicológico, ao mesmo tempo em que aborda questões transcendentais e obscuras. Tudo isso inserido no universo fashion, afinal Kristen – ou melhor, Maureen – passa seus dias a garimpar peças caríssimas e exclusivas para sua patroa exibir por aí.

Essa mistura é bem interessante se pensarmos que, naquele momento, a vida de Maureen se resume a buscas. Duas, para ser mais exata – a busca por algum contato com o irmão gêmeo morto; e a busca diária por itens materiais, objetos de desejo de muitos, mas que não causam mais que indiferença na protagonista.

Neste paralelo entre o material e o espiritual, e a partir das buscas de Maureen, a gente vê refletido um aspecto muito atual da sociedade. Os vazios da alma, essa busca por não se sabe exatamente o quê, acaba trazendo a necessidade de tentar preencher esses “buracos internos” com bens materiais, de forma cada vez mais compulsiva. Em vão.

KRISTEN STEWART, SIM!

Kristen Stewart em Personal Shopper, thriller sobrenatural de Olivier Assayas

Sei que muita gente não curte o trabalho da Kristen Stewart, principalmente por causa da insossa Bella, de Crepúsculo. Eu era uma dessas pessoas, só que, depois de um tempo e por motivos diversos, passei a admirar a atriz e a prestar mais atenção no que ela entregava em suas personagens.

Olha, Kristen mandou superbem em Personal Shopper. Lembrando que o filme é daqueles que deixa a gente com a sensação de estarmos perdidos, sem certeza de nada e jogados num cenário em que tudo pode ser. As hipóteses são inúmeras e as respostas, escassas – quase nulas. Isso não torna o filme ruim, longe disso; por outro lado, penso que compor uma personagem cujas verdades não são de todo esclarecidas deve ser um tanto confuso. E, a meu ver, Kristen foi brilhante no que entregou.

Sua atuação em Personal Shopper foi a mais elogiada de sua carreira. Aliás, essa é a segunda vez que Kristen Stewart e Olivier Assayas trabalham juntos; a primeira foi no filme Acima das Nuvens (2014), em que ela contracenou com a maravilhosa Juliette Binoche e que lhe rendeu o César de melhor atriz coadjuvante.

OPINIÕES DIVIDIDAS EM CANNES

Kristen Stewart em Personal Shopper, thriller sobrenatural de Olivier Assayas

Veja bem, o filme foi vaiado pela crítica no Festival de Cannes do ano passado, mas o francês Olivier Assayas saiu de lá premiado pelo júri como Melhor Diretor – prêmio que foi dividido com o romeno Cristian Mungiu, por Bacalaureat.

FIGURINO DE CAIR O QUEIXO

Kristen Stewart em Personal Shopper, thriller sobrenatural de Olivier Assayas

Sabendo que a trama está conectada ao universo da moda, o figurino não poderia deixar a desejar. Assinado por Jürgen Doering, vemos passando pela telona uma sucessão de peças Chanel, sapatos Louboutin e joias Cartier, que, apesar do desinteresse geral da protagonista, Maureen se vê tentada a provar sem que sua chefe saiba. E quem não teria vontade de experimentar uma ou outra peça, né?!

TRAILER E SINOPSE


Maureen (Kristen Stewart) é uma jovem americana que vive em Paris, trabalhando como personal shopper de uma celebridade. Ela também tem a habilidade psíquica de se comunicar com espíritos, igual ao seu irmão gêmeo Lewis, que faleceu recentemente. Enquanto espera por um sinal de seu irmão, ela começa a receber mensagens de uma força desconhecida.

Personal Shopper – 105 min.
França / Alemanha – 2016
Direção: Olivier Assayas
Roteiro: Olivier Assayas
Elenco: Kristen Stewart, Lars Eidinger, Sigrid Bouaziz, Anders Danielsen Lie, Ty Olwin, Nora von Waldstätten, Benjamin Biolay, Audrey Bonnet

Estreia: 9 de março

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Me segue no Instagram!

Parceiros