Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
5 coisas que eu achei sobre Os 13 Porquês | Tipos de bullies, apologia ao suicídio  Literatura pulp: Noite Escura, de Rodrigo Tavares  Leituras de fevereiro: li 7 livros!

Vai para a França? 14 coisas que você vai amar fazer por lá!

Comidinhas 19 de janeiro de 2017 Aline T.K.M. 8 COMENTÁRIOS

Viagem na Europa: coisas que você vai amar fazer na França

Esqueça os monumentos, a Monalisa (apesar de ela ser linda) e o glamour das vitrines da Champs-Élysées. Sabe aquelas pequenas coisas que a gente não encontra nos guias de viagem? Aqueles detalhes que fazem a gente sentir mais de perto como é a vida local – e que não estão necessariamente na lista de prioridades de quem viaja? É disso que eu vim falar.

Amo a França e quem me acompanha há mais tempo sabe disso! Morei lá por quase um ano – faz tempo já! – e provei, vi e vivi experiências bem legais. Há muito tempo queria trazer aqui no blog um post deste tipo, não só sobre a França, mas também sobre outros lugares e países que visitei.

Mas, foco na França, por ora! Se você está indo para terras francesas, seja para turistar, passar umas férias prolongadas ou mesmo morar por algum tempo, esta lista é para você.

Tentei reunir aqui alguns pequenos prazeres que fizeram toda a diferença quando estive em algumas cidades na França, seja morando ou a passeio. Coisas que, se você tiver o coração um pouquinho mais sensível e um paladar adocicado, vai amar fazer por lá!


1. Se tiver um tempinho sobrando, esqueça do mundo em um café – de preferência, pegue uma mesa lá fora, na calçada, e fique observando o movimento, as pessoas. Se estiver com o tempo contado, arrume nem que seja meia horinha para fazer isso.

Viagem na Europa: coisas que você vai amar fazer na França - Iogurtes

2. Se esbalde na seção de iogurtes do supermercado. Sério, você vai encontrar iogurtes e sobremesas cremosas de tudo quanto é tipo e sabor. Aliás, se bem me lembro, lá existem mais de 20 sabores diferentes de Danette – os franceses são muito felizes!

Viagem na Europa: coisas que você vai amar fazer na França - Cinema

3. Se o seu destino for o centro da França, o mês for fevereiro e você for um cinéfilo ou cinéfila de carteirinha... vale a pena passar pela cidade de Clermont-Ferrand e se demorar um pouco por lá. É que todo ano em fevereiro acontece o Festival International du Court Métrage, um dos principais festivais de curtas-metragens do mundo e o segundo maior festival de cinema da França – só fica atrás de Cannes. A cidade fica lotada de cineastas de várias partes do mundo e tem exibições o dia inteirinho em diversos locais. Estive no Festival em 2012 e, acreditem, foi uma das coisas mais legais que fiz na França! Dica: se prepare para o frio e para ver muita neve.

Viagem na Europa: coisas que você vai amar fazer na França - Doces e crème de marrons

4. Experimente crème de marrons! É um doce com textura como a de geleia, feito com castanhas – daquelas que a gente conhece como portuguesas, sabe? Vende no supermercado e é uma das melhores coisas do mundo. Além disso, se for inverno, aproveite também para comer essas castanhas quentinhas, assadas e embrulhadas em um cone de papel, nas barraquinhas de rua. E também para tomar sorvete de marrons – sim, no inverno, já que algumas sorveterias só têm o sabor nessa época do ano. Se quiser começar por algo mais conhecido, tem barras Lindt com recheio de crème de marrons e são deliciosas. (Olha, acho que deu para perceber, assim, só um pouco, que eu amo tudo que leva marrons...)

Viagem na Europa: coisas que você vai amar fazer na França - Rua em Lyon

5. Ande muito a pé! É nessas horas que a gente descobre lugares inspiradores e é quando surgem as melhores fotos. E também, depois de comer tanto Danette e crème de marrons, você vai precisar queimar as calorias de algum jeito.

Viagem na Europa: coisas que você vai amar fazer na França - Doces do supermercado: MaronSui's

6. Lembra que eu falei da seção de iogurtes e sobremesas do supermercado? E lembra que eu falei do crème de marrons e outras delícias de castanhas? Pois bem, vale a pena voltar no mercado para comprar uma delicinha chamada MaronSui’s. É uma sobremesa da Nestlé, um mousse aeradinho com sabor de... adivinha... crème de marrons! Delícia, delícia, delícia! Já disse que os franceses são muito felizes?!

Viagem na Europa: coisas que você vai amar fazer na França - Livraria de quadrinhos

7. Visite pelo menos uma livraria especializada em quadrinhos – ou BD, bande-dessinées, como eles chamam as HQs por lá. A variedade de quadrinhos é enorme e essas livrarias costumam ter outros itens superfofos de personagens – canecas, bonecos, etc, e tem muita coisa do Tintin (apesar de ele não ser francês).

Viagem na Europa: coisas que você vai amar fazer na França - Carrossel

8. Ande num carrossel. Sempre tem um em alguma praça, e são daqueles lindos, decorados, cheios de luzes! É como voltar à infância – nessa hora vale tirar muitas selfies para registrar o momento.


9. Entre em lojinhas especializadas. Qualquer que seja a cidade, é muito comum encontrar na França pequenas lojas muito especializadas em um único item. Por exemplo, lojinhas de brinquedos de coleção. Em Clermont-Ferrand, cidade onde morei, tinha uma loja com ar de tempos remotos que só vendia chapéus, e uma outra especializada em ursinhos de pelúcia artesanais – além da fofura, entrar naquela lojinha apertada me fazia sentir dentro de um cenário de filme superantigo, com tudo de madeira e prateleiras abarrotadas de ursinhos de tudo quanto é jeito. Dica: essas lojinhas adoráveis normalmente ficam escondidas em ruas pequenas e pouco conhecidas.

Viagem na Europa: coisas que você vai amar fazer na França - Feirinha de Natal, marché de Noël

10. Se você for no inverno, visite um marché de Nöel – as famosas feirinhas de Natal, tradicionais na Europa. É um ótimo motivo para meter o pé na jaca e cair no vinho quente, gaufres (ou waffles), pretzels, castanhas, biscoitos decorados, balas de diversos tipos e todas as gostosuras que encontrar por lá! O da cidade de Strasbourg, no leste do país, é conhecido como o mais bonito de toda a França.


11. Visite um sebo! Você vai achar livros incrivelmente baratos – não é raro ter uma seção a menos de 2 euros. Vale procurar livros em inglês ou então aproveitar para levar para casa uma edição francesa daquele seu livro preferido da vida, vai ficar lindo na estante e é uma recordação especial e diferente – bookaholics, sei que vocês me entenderão!

Viagem na Europa: coisas que você vai amar fazer na França - Musée Lumière

12. Se for para Lyon, faça uma visitinha ao Musée Lumière, programinha imperdível para os amantes do cinema. O museu é dedicado aos irmãos Auguste e Louis Lumière, considerados os pais do cinema, e faz parte do Institut Lumière, localizado na Villa Lumière – mansão construída por Antoine, pai dos irmãos. Filmes antigos, história, equipamentos e sua evolução – incluindo o cinematógrafo – podem ser vistos por lá. Além disso, a área externa tem um jardim supercharmosinho e também o Mur des Cinéastes – um registro da passagem de cineastas célebres pelo museu, com seus nomes gravados em placas de metal dispostas em um muro.


13. Assista ao teatro de Guignol, o personagem do teatro de marionetes e fantoches típico da França. Criado originalmente em Lyon no início do século XIX, o boneco Guignol pode ser visto em peças em pequenos teatros, parques e feiras, tanto em Lyon como também em Paris e outras cidades. Ver uma peça de Guignol é um programa bem típico francês e não é exclusivamente para crianças – algumas peças tem temas voltados aos adultos, mas estes também são um público frequente nas peças infantis. Ah, um trechinho do teatro de Guignol aparece numa cena do filme Charada (Charade), com Cary Grant e Audrey Hepburn.


14. Compre um sanduíche na baguette ou um panini – sanduíche quente prensado, num pão branquinho e longo – e vá comer num parque, sentado na grama. Se tiver um livro na mochila, meu bem, essa é a hora! Caso esteja acompanhada(o) – e é provavel que sim, se estiver turistando –, experimentem os dois usufruírem da companhia de seus respectivos livros. Ou então simplesmente joguem conversa fora, falem sobre nada. É nesses pequenos momentos que mora a joie de vivre, a sincera e simples alegria de viver.

**********

Bem, não falei na Disneyland Paris porque com certeza está na programação de quase todo mundo que vai para Paris. Mas é um lugar lindo e que eu amei demais conhecer!

Que outros pequenos prazeres de viagem você sugere? Vou gostar muito de saber, até para incluir nos meus planos para as próximas viagens!

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

8 COMENTÁRIOS

  1. Oi Aline,
    Que lugar maravilhoso, só de olhar as fotos a gente já fica com vontade.
    Deve ser um sonho estar na França adorei o post e as dicas ♥
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Jeh, sou suspeita para falar, mas a França é um lugarzinho lindo mesmo. <3 Fico feliz que tenha gostado das dicas! Um beijão!

      Excluir
  2. Olá!
    Sonho em visitar a França e adorei as dicas!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Legal que gostou das dicas, quando eu viajo até gosto de fazer programas turísticos, mas sempre busco fazer também outras coisas que me permitam "sentir" melhor o lugar, as pessoas. <3 Beijo!

      Excluir
  3. Olá, Aline! Tudo bem?
    Acredita que não sou muito fã da França? Pois é, não é um país que me chama muita atenção. Mas se um dia eu ir, vou colocar em prática as dicas que você mencionou.

    Um ótimo fim de semana! https://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Renato, tudo bem e você?! Sério?? Sabe que eu quando criança e adolescente era apaixonada pelo México - ainda sou! -, mas depois que comecei a me interessar por cinema europeu e francês principalmente, passei a amar tudo o que tinha relação com a França. E quando fui estudar o idioma, a paixão só cresceu! =) E olha, se um dia você for à França, depois me fala o que achou, vou gostar de saber a opinião de alguém que mais "cético" com relação ao país hehe. Abs!

      Excluir
  4. Que post encantador, Aline!!
    Quantos lugares legais e diferentes você indicou! Eu amei!!
    Com certeza, visitaria o sebo (claro!), esses lindos cafés, as lojinhas aconchegantes com cara de filme antigo (amo!), comeria TODAS essas guloseimas kkkkk e um dos meus maiores desejos: andar nesses carrosséis dos sonhos ♥
    Quem sabe um dia eu consiga ir na França e seguir as suas dicas, não Aline?! Vontade é o que não falta rsrs

    Bjs!!

    http://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cailes! Que legal que você gostou do post! <3 Eu morro de saudades de cada uma dessas coisinhas que vivi na França - só o carrossel é que acabei não andando, e não me perdoo até hoje por isso, então decidi que ele tinha que estar nessa lista. Sim, no dia em que for para a França, não esquece essas dicas, são simples e dão aquela alegria no fundinho do coração. =) Beijão!

      Excluir

Me segue no Instagram!

Parceiros