Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Livros lidos em março  5 coisas que eu achei sobre Os 13 Porquês | Tipos de bullies, apologia ao suicídio  Literatura pulp: Noite Escura, de Rodrigo Tavares

5 motivos para ver Amnésia, filme mais recente de Barbet Schroeder

Barbet Schroeder 27 de outubro de 2016 Aline T.K.M. Nenhum comentário

Amnésia, filme de Barbet Schroeder

Estreia hoje nos cinemas o mais recente filme de Barbet Schroeder, Amnésia, cuja temática gira em torno da Segunda Guerra Mundial. Intimista, o longa fala sobre lidar com os traumas do passado e como eles seguem influenciando a vida das pessoas.

Muito já se falou – e ainda se fala – sobre a Segunda Guerra e creio que nunca será suficiente; sou da opinião de que o mundo jamais deve esquecer esse capítulo vergonhoso da História. Mais do que uma guerra entre potências, a Segunda Guerra e os acontecimentos que a acompanharam são uma prova das atrocidades das quais o ser humano é capaz. Falo no presente mesmo, porque acredito que os seres humanos continuam capazes de atos assim e, muito provavelmente, nunca deixarão de sê-lo.

Não vou ficar divagando sobre o tema, até porque sou mestra em me perder nesses parênteses enooormes que eu abro de vez em quando rsrsrs. Falemos sobre o filme...

Em Amnésia, Schroeder volta a Ibiza, cidade que marcou sua estreia no cinema no filme More, em 1969. É nesse mesmo local que vivem os protagonistas. Martha, uma senhora solitária e presa a um passado que deseja apagar de sua mente a todo custo; Jo, um jovem DJ berlinense de 20 anos que deseja tocar no clube Amnesia. Uma relação de amizade e companheirismo nasce entre os dois e, aos poucos, Jo penetra nos mistérios que circundam Martha e seu passado.

O filme poderia ter se aprofundado mais na temática e no psicológico dos personagens? Poderia. Também houve um quê na atuação de Bruno Ganz que me pareceu destoar de todo o resto, não sei, me incomodou um pouco. Mas não é por isso que o filme de Schroeder deixa de ser bonito e sensível. Por isso, listei aqui 5 motivos que fazem Amnésia valer o ingresso do cinema. Confiram!

1. MARTHE KELLER E MAX RIEMELT

Marthe Keller e Max Riemelt em Amnésia, filme de Barbet Schroeder

Ponto alto do filme, a dupla encarna personagens vivendo uma relação de cumplicidade, que se dá de maneira natural e muito fluida. É nas sutilezas que mora a beleza dessa amizade, que vai sendo construída aos poucos e cria raízes profundas.

Grande atriz, Marthe Keller está maravilhosa no filme e, junto com Max Riemelt, levam a interação entre seus personagens, Martha e Jo, de maneira muito humana. A forma como lidam e reagem com as questões delicadas do passado de Martha toca o espectador.

Mesmo nos momentos mais banais, é bonito ver como a relação entre os dois acontece. Duas gerações distintas que se tocam e se influenciam, seja nos loopings sonoros de Jo, que ganham um toque clássico de Marthe, ou nas preparações culinárias de Marthe, que ganham um sabor novo com as ervas trazida por Jo.

2. SELEÇÃO OFICIAL DO FESTIVAL DE CANNES 2015

Marthe Keller e Max Riemelt em Amnésia, filme de Barbet Schroeder

Em homenagem ao diretor Barbet Schroeder, Amnésia foi exibido em Sessão Especial no Festival de Cannes 2015. O filme também integrou a programação da mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2016.

3. A SEGUNDA GUERRA SOB UMA PERSPECTIVA MAIS INTIMISTA

Marthe Keller em Amnésia, filme de Barbet Schroeder

Em Amnésia, a temática da Segunda Guerra Mundial ganha uma abordagem introspectiva, pautada no impacto que tiveram os eventos do passado em vidas individuais; como os fatos e o trauma moldaram as pessoas e a maneira pela qual optaram para seguir vivendo.

O “esquecimento”, a reconciliação com a pátria, a raiva e o sentimento de culpa têm diferentes facetas. Jo e sua família, reflexo da população alemã em geral, levantam a cabeça e seguem adiante, simplesmente deixando no passado os acontecimentos ligados à Segunda Guerra e a barbárie cometida por seu país. Jo ainda traz consigo a “ignorância” das gerações mais jovens, que ouvem exaustivamente sobre o assunto na escola e é tudo o que sabem sobre isso. Já Martha, traumatizada pela violência nazista que testemunhou na época, se forçou a esquecer completamente qualquer referência a seu país natal, escondendo sua nacionalidade de Jo, se recusando a falar a língua materna, a consumir qualquer coisa de origem alemã e até a dirigir um Volkswagen. Ou seja, a negação, enclausurando-se em uma bolha, foi a maneira que Martha encontrou para se proteger do trauma com o qual ela nunca conseguiu lidar.

É com a visita da família de Jo que a atmosfera fica mais tensa, momento em que essas diferentes perspectivas do peso do passado cruel da Alemanha se confrontam.

4. IBIZA

Amnésia, filme de Barbet Schroeder

As paisagens idílicas da ilha espanhola de Ibiza são o cenário de Amnésia. Início da década de 90 e a cena musical eletrônica ganhando força; durante o filme nos acompanha essa sensação de estarmos num lugar à parte do resto do mundo. Em contraponto, um passado obscuro que ainda assombra, mas que já não existe. O único lembrete da vida real são as imagens da queda do Muro de Berlim, acontecida há pouco, que se sucedem na televisão de um café e que mostram uma Alemanha que evolui, que deseja deixar o passado para trás.

Curiosidade: para quem não sabe, Amnesia, o clube onde Jo sonha em tocar, existe desde 1974 e até hoje é um dos mais famosos de Ibiza.

5. SOMBRAS COM AS MÃOS

Marthe Keller e Max Riemelt em Amnésia, filme de Barbet Schroeder

Cena bonita e singela, essa que Jo começa a brincar de fazer silhuetas de sombras com as mãos. Não demora para que Martha se entregue à brincadeira. Lindo de ver.

TRAILER E SINOPSE


Ibiza, início dos anos 90. Martha (Marthe Keller) vive sozinha há 40 anos em uma casa de frente para o mar. Jo (Max Riemelt) é um jovem músico que vem de Berlim com o objetivo de ser parte da revolução da música eletrônica que se inicia, e sonha em ser DJ no clube Amnesia. Vizinhos, Martha e Jo se tornam amigos. Intrigado pelo mistério que envolve Martha, Jo a faz descobrir a música eletrônica e, aos poucos, também a leva a questionar suas convicções e a maneira como tem vivido até então.

Amnésia (Amnesia) – 96 min.
Suíça, França – 2015
Direção: Barbet Schroeder
Roteiro: Emilie Bickerton, Peter F. Steinbach, Susan Hoffman, Barbet Schroeder
Elenco: Marthe Keller, Max Riemelt, Bruno Ganz, Corinna Kirchhoff

Estreia: 27 de outubro

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Me segue no Instagram!

Parceiros