Semana de Divulgação dos Escritores Nacionais | Dia 1 | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Sopa de Lágrimas, de Gilbert Hernandez  3 hábitos musicais de hoje e da minha adolescência  My Little Pony – O Filme: 4 motivos para assistir
Leituras de abril

Semana de Divulgação dos Escritores Nacionais | Dia 1

Literatura brasileira 1 de maio de 2016 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Sou fã e sempre apoiei a literatura nacional. Quem me acompanha deve lembrar como fiquei empolgada ao ler Daniel Galera, Antônio Xerxenesky, Antonio Prata, Vanessa Barbara, Juliana Frank, Michel Laub; ou então, como estou morrendo de vontade de ler Raphael Montes e Adriana Lisboa, só para citar alguns.

Esse pessoal que acabei de mencionar já tem um nome construído, alguns livros na bagagem e até visibilidade internacional. Mas, paremos para pensar, eles começaram de algum lugar. Todo mundo começa de algum lugar, e esse lugar quase nunca é o topo.

A verdade é que ainda rola um preconceito enorme com relação à literatura nacional. E o pior é que esse preconceito não vem de gente que lê 2 ou 3 livros ao ano, mas sim de toda uma galera que lê os seus 70 ou mais livros por ano. Gente que gosta de literatura, apaixonada por livros, mas que, incrivelmente, não é aberta a conhecer novos autores se esses autores forem nacionais e em início de carreira. Cruel, eu sei. Acho que em toda área as pessoas penam no início; te exigem um nome e uma experiência ainda não conquistados, mas, ao mesmo tempo, ninguém te dá a oportunidade de acumulá-los. Com a literatura, as coisas não são muito diferentes.

Não quero dar lição de moral, longe disso – eu mesma confesso já ter visto com certo preconceito um ou outro livro/autor nacional de que nunca tinha ouvido falar. E às vezes demora para a gente apertar o gatilho e pensar “Mas para ter uma opinião, seja ela boa ou ruim, eu preciso conhecer o livro, ler o autor, e só então vou saber”. Se eu, que amo conhecer coisas novas, às vezes dou aquela travada perante o desconhecido, imagina quem é um pouquinho mais engessado e não quer nem olhar na cara do que é novo? Pois é.

Estou refletindo – e convidando-os a também refletir comigo – sobre essa história de apoiar e dar uma chance aos novos autores nacionais porque, pela primeiríssima vez, estou participando de uma ação muito bacana sobre o tema. Trata-se da Semana de Divulgação dos Escritores Nacionais, uma semana inteirinha em que vamos nos debruçar sobre alguns dos novos autores brasileiros e seus livros.

Iniciativa proposta pelo Blog Não Leia! com adesão de vários outros blogs (entre eles, o Livro Lab), a Semana de Divulgação dos Escritores Nacionais contará com 7 dias de posts diários, cada um deles apresentando livros de novos autores nacionais e, claro, um pouquinho sobre cada autor. Esperamos que, com essa ação, nós possamos encorajá-los a conhecer novos livros e autores brasileiros – nossa literatura está cheia de talentos, só nos basta descobri-los!

DIA 1
Bem, introdução(zona) feita, vamos aos livros e autores desse primeiro dia da Semana de Divulgação dos Escritores Nacionais. Tem aventura juvenil, romance adulto, contos, uma espécie de ficção científica... Tem livro e autor para todo gosto e preferência literária!

EM BUSCA DO AMULETO DE ALONI, de E. Samuel
Daniel não imaginava que, depois de anos vivendo em uma metrópole, iria encontrar em uma pequena cidade a grande aventura de sua vida. Junto com seus dois melhores amigos, Júlio e Marcelo, o garoto descobre a Mata do Anatema, um local cercado de lendas e mistérios. Mas será que tudo o que falam sobre esse lugar é verdade? Chegar um pouco mais perto não vai fazer mal nenhum... Ou vai?

Uma aventura cheia de desafios, coragem, criaturas fantásticas e, principalmente, superação de limites! Em Busca do Amuleto de Aloni, o primeiro livro da série As Quatro Portas do Tesouro, traz aos jovens leitores uma história bem-humorada e cheia de emoção. Repleto de aventura e fantasia, o livro promete capturar a atenção de jovens e crianças de todas as idades.

Onde comprar: e-book | livro impresso
Visitem o site da série As Quatro Portas do Tesouro
Adicionem o livro no Skoob


Sobre a autora E. Samuel: “Escrever um livro não é fácil, agora, falar de mim, aí está uma tarefa difícil! Se eu tivesse que me definir em uma palavra, estaria perdida! Nem que minha vida dependesse disso, não conseguiria! Preciso de muitas, muitas palavras! E mesmo assim, elas têm que ser escritas com lápis, pois estão sempre mudando. Sou engenheira de formação, mãe de profissão, designer de joias nas horas vagas e escritora de coração. Adoro tudo o que envolve criatividade, desde criar (e fazer do nada) uma peça de joia, um desenho, até escrever uma história, ou um livro! Minha cabeça tem que estar sempre funcionando, inventando, imaginando! Mudo como o vento, a cada momento me envolvo com alguma coisa diferente. Mudo de casa, faço novos amigos, invento um novo negócio, mas algumas paixões sempre retornam – e escrever é uma delas.”
Redes sociais: Fanpage | Facebook | Instagram

A NOITE DAS GAROTAS, de Izabela Lopes
Quando ainda planejavam começar o dia, Vi, Bru e Mari nem imaginavam quantas emoções e desafios teriam que enfrentar. Três garotas como tantas outras cheias de sonhos, tendo que lidar com trabalho, família, estudos e, claro, garotos. Paixões que derrubam – literalmente , ciúmes e até um amigo de infância que faz o coração balançar de repente!

Quando o mundo fica complicado demais e decisões precisam ser tomadas, só há uma solução: a noite das garotas!

Onde comprar: e-book

Sobre a autora Izabela Lopes: “Sempre acreditei que sonhos precisam ser compartilhados e que histórias sempre se tornam reais quando escritas/lidas. Por isso sou leitora e brinco de escritora.”
Redes sociais: Instagram | YouTube

NOSSA HISTÓRIA, de Lara Smithe
Romance adulto que aborda o ciúme, a posse e o controle, palavras que amedrontam a grande maioria das pessoas. Como seria uma relação sem nenhum desses sentimentos? Alguns responderiam “perfeita”. Será? Maria Eduarda sempre fugiu de homens ciumentos, possessivos e controladores, pois não suportava cobranças e tampouco dar satisfação de sua vida para o outro, razões pelas quais seus relacionamentos duravam pouco. Só se casaria com um homem que a deixasse completamente livre e, como o tal homem não existe, ficaria solteira pelo resto da vida, pois jamais iria admitir ser controlada por alguém.

No entanto, a vida coloca o homem dos sonhos frente a frente com Maria Eduarda, um cara perfeito em todos os sentidos, que se encanta por ela e a quer para si – e consegue. Eduarda, por sua vez, se apaixona por esse homem enigmático e rende-se a suas vontades. Maria Eduarda começa a entender que o ciúme, a posse e o controle fazem parte de uma relação; sem esses ingredientes o amor não é completo – é murcho, sem vida e sem graça. É nesse momento que outro homem surge em sua vida. Fruto de sua imaginação, Eduarda gostaria que esse alguém fosse real.

Onde comprar: e-book

Sobre a autora Lara Smithe: Casada, mãe, formada em administração de empresas, residente em Salvador, espírita e apaixonada por bons livros; essa é Lara Smithe!
Redes sociais: Site | Twitter | Wattpad | Facebook

O JARDIM ANIMADO, de Maira M. Moura
O Jardim Animado traz nove contos compostos por um mix inusitado, que vai de mitologia grega a Jorge Bem Jor, passando por sereias fantasmáticas e alienígenas com máscaras de tragédia grega no lugar do rosto. Em comum, personagens que, tragados pelo absurdo da vida, parecem desistir de questioná-lo e, ao invés disso, nutrem uma espécie de consciência do inevitável.

Se a ironia é a possibilidade de dizer duas coisas opostas ao mesmo tempo, é precisamente aí que os personagens dos contos se desenvolvem: melancólicos e cômicos, sombrios e inofensivos, fantasiosos e, ainda, estranhamente verossímeis.

Onde comprar: Livraria da Travessa
Adicionem o livro no Skoob e no Goodreads

Sobre a autora Maira M. Moura: Estudante de Letras, carioca, bibliófila, tradutora, canceriana, contista...
Redes sociais: Facebook

ENCONTROS & DESENCONTROS – SELEÇÃO DE CONTOS, de Rosana Prieto
Composto por 9 contos ecléticos, o livro aborda temas como a esperança, as artes, o lado obscuro do ser humano, relacionamentos e separação, infância e História Mundial. O conto “Eu queria a ‘Tippy’” – baseado em uma história da infância da autora – ganhou o Prêmio Especial Daniel Solano no Concurso do Dia do Livro e da Rosa, patrocinado pela Unesco, em Quito (Equador).

Onde comprar: no site da All Print Editora ou diretamente com a autora - encdesprieto@gmail.com

Sobre a autora Rosana Prieto: Advogada e professora de espanhol, a autora recebeu o Prêmio Daniel Solano no Concurso do Dia do Livro e da Rosa por sua crônica pessoal, “Eu queria a ‘Tippy’”, publicada pela Unesco em Quito, Equador.
Redes sociais: Facebook

S4VIOR - OS GUERREIROS DO GELO, de Uva Zumbi Espacial


2020. A humanidade foi devastada por um exército de demônios que nenhuma arma conseguiu exterminar. No entanto, as potências mundiais da época haviam se unido para criar uma base de sobreviventes que pudessem defender a humanidade; a única arma a seu favor seria o frio – ao qual os demônios não resistem.

O livro está disponível no Wattpad.

Sobre o autor Uva Zumbi Espacial: Apenas um escritor em uma multidão de escritores.
Rede sociais: Wattpad


***************

Já deu para ter um gostinho do que vem por aí nessa semana, né?!
Não deixem de acessar o Livro Lab durante a Semana de Divulgação dos Escritores Nacionais: a cada dia, uma nova seleção de novos livros e autores brasileiros para vocês!

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros