Lançamentos imperdíveis de abril/maio – parte 1 | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Sopa de Lágrimas, de Gilbert Hernandez  3 hábitos musicais de hoje e da minha adolescência  My Little Pony – O Filme: 4 motivos para assistir
Leituras de abril

Lançamentos imperdíveis de abril/maio – parte 1

Fábrica231 19 de maio de 2016 Aline T.K.M. 2 COMENTÁRIOS


Alguém me explica o que é isso? Lançamentos muito, muito imperdíveis e eu tendo que me segurar para não gastar todo o meu sofrido salário na livraria. Vida cruel, só digo isso. E, como vocês podem notar pelo título, esta é apenas a parte 1 – sim, outros posts torturantes virão por aí ainda este mês!

Dos lançamentos listados abaixo, posso dizer que alguns mexeram muito com a minha curiosidade – é o caso de Na Estrada Jellicoe – e outros foram parar direto na minha wishlist – a HQ Entre Umas e Outras parece ser genial e eu quero muito. Tem livro aí que eu vou ler com certeza e não vai demorar muito: O Diário de Larissa Manoela, claro! Pois é, não devo explicações, adoro a Larissa e pronto, lidem com isso.

Confiram este monte de coisa boa que está fresquinha na livraria, só esperando para atacar nossos bolsos e incrementar as nossas estantes!

YA E O LIVRO DA LARISSA MANOELA

NA ESTRADA JELLICOE
Melina Marchetta, ed. Seguinte
Onde comprar: Saraiva
A pequena cidade de Jellicoe, na Austrália, vive uma guerra territorial travada entre três grupos: os estudantes do internato, os adolescentes da cidade e os alunos de uma escola militar que acampa na região uma vez por ano. Taylor é líder de um dos dormitórios do internato e foi escolhida para representar seus colegas nessa disputa. Mas a garota não precisa apenas liderar negociações: ela vai ter que enfrentar seu passado misterioso e criar coragem para finalmente tentar compreender por que foi abandonada pela mãe na estrada Jellicoe quando era criança. Hannah, a única adulta em quem Taylor confia e que poderia ajudar, desaparece repentinamente — e a pista sobre seu paradeiro é um manuscrito que narra a história de cinco jovens que viveram em Jellicoe dezoito anos atrás...


A IMPROVÁVEL TEORIA DE ANA & ZAK
Brian Katcher, ed. Rocco Jovens Leitores
Onde comprar: Submarino
Ana Watson é uma aluna exemplar, pratica tiro com arco, é capitã da equipe de jogos acadêmicos e voluntária no programa de distribuição de sopa para pessoas carentes. Seu foco é ser aceita na Universidade de Seattle e escapar um pouco dos pais controladores. Zak Duquette é um nerd inveterado. Divide seu tempo livre (e boa parte do resto do tempo também) entre games, filmes duvidosos e quadrinhos. Seu grande objetivo é não perder a Washingcon, a maior Convenção de Ficção Científica, Fantasia e Quadrinhos da região.

Quando o irmão mais novo de Ana abandona as semifinais de um campeonato da escola para participar da Washingcon escondido dos pais, ela sabe que Zak é a única pessoa que pode ajudá-la a encontrar o irmão. E percebe que eles podem ter muito mais em comum do que ela gostaria de admitir. Um romance divertido e cheio de reviravoltas sobre dois adolescentes se descobrindo numa convenção sci-fi.


O DIÁRIO DE LARISSA MANOELA
Larissa Manoela, ed. HarperCollins
Onde comprar (pré-venda): Livraria da Folha | Livraria Cultura
É unânime: não há criança ou adolescente que não tenha ouvido falar de Larissa Manoela. Protagonista da novela Carrossel, do SBT, em que viveu a enjoada Maria Joaquina, e da novela Cúmplices de um Resgate, na qual interpreta gêmeas, Larissa é a atriz que mais aparece no horário nobre da TV brasileira – está no ar com a novela inédita e com a reprise de Carrossel. Aos 15 anos, ela é também um fenômeno de popularidade. Seja na TV, na internet ou no cinema, Larissa Manoela carrega os sucessos infantis do SBT. A estrela tem ainda 4 milhões de seguidores no Instagram e 1 milhão no Facebook.

Mas quem é Larissa de verdade? Quais são seus segredos, que histórias nunca antes foram contadas sobre sua infância, sua carreira precoce, sua família, seus relacionamentos? Neste que é seu primeiro livro, ela relembra episódios da infância, conta como brincava de interpretar personagens em casa ainda bem pequena, fala do primeiro beijo, das amigas e do bullying que sofreu na escola. Larissa também abre o coração para falar de namoro, sonhos, desafios e frustrações. Conta em detalhes como é o cotidiano de uma atriz que, embora muito jovem, tem de encarar horas e horas de gravações intensas. Larissa fecha revelando suas "listas secretas": filmes e astros preferidos, livros, músicas e comidas.


CÚMPLICES DE UM RESGATE – EDIÇÃO OFICIAL PARA FÃS
Ed. Universo dos Livros
Onde comprar (pré-venda): Livraria da Travessa
Com fotos exclusivas e muitas curiosidades, fique por dentro de tudo o que acontece nos bastidores de Cúmplices de um Resgate, sua novela preferida. Descubra fatos inusitados que ocorrem nas gravações, diversos segredinhos que serão revelados ao longo dos capítulos, ficha dos clipes mais especiais da novela, conheça o perfil profissional e a vida pessoal dos atores, além de curiosidades, fotos incríveis e um superquiz para você testar seus conhecimentos. Além disso, você irá conhecer o dossiê completo de Larissa Manoela, a atriz que interpreta nossas gêmeas prediletas na telinha!


QUADRINHOS

QUADRINHOS DOS ANOS 10
André Dahmer, ed. Quadrinhos na Cia.
Onde comprar: Livraria da Travessa
Nova coletânea do autor de Malvados e Vida e Obra de Terêncio Horto reúne tiras hilárias sobre a vida moderna.

Difícil definir os anos 1910. Na esteira das revoluções tecnológicas da virada do século, o ruído ampliou-se e a dispersão tomou conta. Todavia, a torrente de informações e opiniões não assusta André Dahmer. Na verdade, é desse caldo que ele tira algumas de suas melhores histórias. Quadrinhos dos Anos 10 tem uma receita simples: três ou quatro quadros em sequência, contendo a mais dolorosa e mordaz crítica à vida moderna. O humor dessas páginas nasce da mesma angústia que sentimos diante das complicações contemporâneas que o autor tenta destrinchar. Mas as tiras não são pesadas e duras: pelo contrário, são tão engraçadas quanto os absurdos do dia a dia. Um riso meio doído, mas um riso mesmo assim.


SOPPY – OS PEQUENOS DETALHES DO AMOR
Philippa Rice, ed. Fábrica231
Onde comprar: Saraiva
Popular na web e um sucesso no Tumblr, a designer britânica Philippa Rice reuniu em Soppy – Os Pequenos Detalhes do Amor uma coleção de bem-humoradas tirinhas que retratam com delicadeza a experiência universal de dividir uma vida a dois, e celebram a beleza de encontrar o amor em todo lugar. Inspirado no cotidiano da autora e de seu namorado, Soppy revela pequenas declarações de amor escondidas nos detalhes do dia a dia de um relacionamento, como dividir uma xícara de chá, a leitura de um livro ou comentários irônicos à frente da TV numa tarde chuvosa. O livro chega às prateleiras a tempo de se tornar uma ótima opção de presente para o Dia dos Namorados.

Philippa Rice mostra um relacionamento que nada tem a ver com os romances da ficção. O ato de escovar os dentes, compartilhando a pia do banheiro; a disputa por um dos lados da cama na hora de dormir; o cochilo no sofá; a hora de lavar louça e até a conversa sobre quem irá preparar o chá para os dois são flagrantes de uma deliciosa convivência, transbordante de carinho. Caminhadas de mãos dadas, idas ao cinema, passeios ao ar livre, compras no supermercado e a visita a uma livraria. E, como nem tudo é perfeito, há brigas e momentos de tristeza, sempre contornados com palavras conciliadoras ou apenas um abraço silencioso.

A história de amor contada em Soppy não é feita de gestos grandiosos. E é exatamente isso que a torna encantadora e envolvente. Com sensibilidade e ilustrações cheias de charme, Philippa Rice mostra que a vida a dois está longe de ser tediosa e que a felicidade pode estar nas pequenas coisas.


ENTRE UMAS E OUTRAS
Julia Wertz, ed. Nemo
Onde comprar: Saraiva
Nesta inebriante graphic novel autobiográfica, Julia Wertz (criadora da cultuada HQ The Fart Party) documenta o ano em que decidiu ir embora de São Francisco, sua cidade natal, para ganhar as ruas desconhecidas de Nova York. Mas não se engane: esta não é aquela história manjada de redenção da jovem que supera todas as adversidades ou bobagens desse tipo. É um livro para lá de engraçado – às vezes incisivo, é verdade –, repleto de ilustrações divertidas, de um humor ácido e de muita autodepreciação. De quadrinho em quadrinho, Wertz passa por quatro apartamentos toscos, sete empregos sofríveis, problemas familiares, viagens fracassadas e uma infinidade de garrafas de uísque.


FANTÁSTICOS E NECESSÁRIOS – E TAMBÉM HARRY POTTER ILUSTRADO

HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL – EDIÇÃO ILUSTRADA
J.K. Rowling, ed. Rocco
Onde comprar (pré-venda): Amazon (livro físico) | Fnac
A série Harry Potter, da autora britânica J.K. Rowling, já vendeu mais de 450 milhões de exemplares em todo o mundo e o lançamento da edição ilustrada de A Pedra Filosofalcom o primoroso trabalho de Jim Kay, ganhador da Kate Greenaway Medal, e em edição capa dura – já é considerado um dos grandes acontecimentos do mercado editorial internacional.

Harry Potter é um garoto cujos pais, feiticeiros, foram assassinados por um poderosíssimo bruxo quando ele ainda era um bebê. Ele foi levado, então, para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural. Pelo contrário. Maltratado pelos tios, Harry herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo.

No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais. O menino descobre, também, que é um herói no universo dos magos – é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais. A fábula, recheada de fantasmas, paredes que falam, caldeirões, sapos, unicórnios, dragões e gigantes, não é, entretanto, apenas um passatempo.

Harry Potter conduz a discussões metafísicas, aborda o eterno confronto entre o bem e o mal, evidencia algumas mazelas da sociedade, como o preconceito, a divisão de classes através do dinheiro e do berço, a inveja, o egoísmo, a competitividade exacerbada, a busca pelo ideal – a necessidade de aprender, nem que seja à força, que a vida é feita de derrotas e vitórias e que isso é importante para a formação básica de um adulto.


DOROTHY TEM QUE MORRER
Danielle Paige, ed. Rocco Jovens Leitores
Onde comprar: Livraria da Travessa
O clássico O Mágico de Oz é o ponto de partida para a estreia na literatura da roteirista Danielle Paige. Em Dorothy Tem Que Morrer, Amy Gumm, uma outra garota do Kansas, é levada por um tornado para o mundo encantado de Oz, mas encontra por lá uma terra bem diferente da que era descrita no livro. Em vez da explosão de cores e de uma vegetação exuberante, uma paisagem sombria e, por vezes, assustadora. A responsável? Dorothy Gale, que se tornou uma princesa cruel e governa o reino com mão de ferro.

No Kansas, a vida de Amy Gumm não é das mais fáceis. Aos 8 anos, ela viu o pai perder o emprego e abandonar a família para ficar com outra mulher. Com dificuldades financeiras desde então, Amy precisa se virar sozinha e ainda cuidar da mãe, que sofreu um acidente de carro e se tornou dependente de remédios, alternando períodos de apatia no sofá e noites regadas a álcool em um bar.

Mas quando um tornado atinge o Kansas, a jovem é arrastada pelo vento e perde os sentidos. Ao acordar, Amy é resgatada por Pete, um rapaz belo e misterioso. Para a sua surpresa, ela é avisada de que foi parar em Oz, um reino agora dominado por uma tirana Dorothy, que é assessorada pela bruxa Glinda e por versões monstruosas do Homem de Lata, do Espantalho e do Leão Covarde. Cabe à Amy, então, a missão de destruir Dorothy.

Nesta releitura sombria do clássico de L. Frank Baum, Danielle Paige apresenta aos leitores uma versão inédita de Oz, na qual as aparências podem enganar.


CORAÇÃO? (O Protetorado da Sombrinha #4)
Gail Carriger, ed. Valentina
Onde comprar: Submarino
Lady Maccon, a sem alma, está às voltas com uma nova conspiração, só que desta vez ela não é o alvo. Quando um fantasma enlouquecido revela que há um complô planejando um atentado contra a vida da rainha, a preternatural começa a investigar e segue uma pista que a leva a esquadrinhar, cada vez mais, o passado do marido. Além disso, ela ainda tem que lidar com uma irmã que resolveu participar do movimento sufragista (quanta ousadia!), o mais recente dispositivo mecânico de Madame Lefoux e uma praga de porcos-espinhos zumbis que mal lhe dão tempo de se lembrar de que, por acaso, está no oitavo mês de gestação.

Será que Alexia conseguirá descobrir quem está tentando matar a Rainha Vitória antes que seja tarde demais? Seriam os vampiros outra vez ou algum traidor em pele de lobo? E o que é, exatamente, essa criaturinha que resolveu aparecer no segundo melhor closet de Lorde Akeldama, na pior hora possível?


TEMPORADA DOS OSSOS
Samantha Shannon, ed. Fantástica Rocco
Onde comprar: Submarino
Fantasia distópica com toques paranormais, Temporada dos Ossos é o primeiro de uma saga de sete livros. A autora, Samantha Shannon, foi apontada pela crítica como uma nova e vigorosa voz da literatura fantástica contemporânea, “a melhor criação mitológica desde que Harry Potter aportou em sua Nimbus 2000”, afirma o USA Today.

O ano é 2059. Desde o reinado de Edward VII, videntes e atividades paranormais são realidade na Inglaterra, mas nem por isso são bem aceitos. Chamados de desnaturais, eles são marginalizados e perseguidos pela sociedade.

A jovem irlandesa Paige Mahoney é uma criminosa em Scion Londres, uma cidade sitiada pelo medo e pela desconfiança. Ela é também uma andarilha onírica, um dos tipos mais raros de videntes e ganha a vida “roubando” informações das mentes das pessoas com o seu dom. Após um incidente no metrô que leva dois oficiais à morte, Paige é capturada e enviada para Oxford, agora conhecida como Sheol I, uma cidade prisão. Oculto por duzentos anos, o complexo é dominado por uma poderosa raça de outro mundo conhecida como Rephaim. Cada vidente capturado e levado para Sheol I é escolhido pelos Rephaim, e Paige fica junto do Mestre, o consorte de sangue. Um membro da elite rephaite.

Assim começa uma conturbada relação entre os dois, enquanto Paige descobre um pouco mais sobre os rephaites e seu plano de dominação do planeta. E para conquistar sua liberdade, a jovem precisa aprender a confiar na prisão onde ela está destinada a morrer.


ALÉM-MUNDOS
Scott Westerfeld, ed. Galera Record
Onde comprar: Amazon (livro físico)
Scott Westerfeld, autor da série Feios, retorna em mais uma aventura de tirar o fôlego.

Darcy Patel escreveu seu primeiro livro em um mês. Não muito tempo depois, se mudou para Nova York, para realizar o sonho de viver de escrever. Lizzie se prepara para mais uma viagem de avião, até terroristas invadirem o aeroporto e começarem a atirar em todos. Desesperada, Lizzie se joga no chão. “Eu estou morta, eu estou morta”... No fim, está tão convencida de pertencer ao lugar dos mortos que acaba atravessando a fronteira do além-mundo. Darcy criou Lizzie. A menina de Além-Mundos é sua protagonista. Enquanto Lizzie se vê cada vez mais envolvida nos assuntos dos mortos e do submundo, Darcy luta para se manter no paraíso do YA, na Big Apple, e quanto mais Darcy aprende e amadurece, mais a história de Lizzie também cresce. Ou seria o contrário? Sempre atravessando as barreiras entremundos, as duas irão se redescobrir, se reescrever e explorar os infinitos mundos dentro de si mesmas.


OS DIFERENTÕES

O LIVRO DO BEM 2 – PARA SE AVENTURAR E VER O MUNDO COM OUTROS OLHOS
Ariane Freitas e Jessica Grecco, ed. Gutenberg
Onde comprar: Saraiva
Esse é um livro cheio de aventuras, mas com aquele toque de amor e motivação para realizar os sonhos, porque a gente sabe que às vezes faz falta um empurrãozinho no meio da luta diária.

Este é um livro sobre viagens – dentro e fora do seu coração. É um mapa para as coisas pequenas e especiais da vida. Cada minuto que você dedicar a ele tornará sua visão de mundo ainda mais ampla e especial. Mas ele só vai te mostrar os caminhos se você topar embarcar nesta loucura, fazendo-o seu de verdade.

Com frases e reflexões, ilustrações fofinhas, fotos e tarefas que fazem a gente sentir vontade de largar tudo e ir viajar na hora, além de playlists para embalar os dias… E aquela carinha de diário que ajuda tanto na hora de abraçá-lo e fazer as atividades como se fosse seu melhor amigo. Nunca se esqueça de colocá-lo na bolsa! E fica aqui um convite: fotografe e publique tudo o que você fizer no seu Livro do Bem nas redes sociais com a hashtag #livrodobem. Porque o que é do bem merece ser compartilhado.


A AGENDA ANTIPLANOS
Keri Smith, ed. Intrínseca
Onde comprar: Submarino
Com espaços sem data e distribuídos aleatoriamente para você fazer um resumo do mês que desejar, A Agenda Antiplanos funciona como um diário criativo, que vai te ajudar a estruturar os pensamentos, mas de uma forma nada limitada nem previsível.

Um diário que foca simultaneamente no hoje e no amanhã pode parecer paradoxal, mas Keri Smith, autora do sucesso Destrua Este Diário, prova o contrário. A partir da ideia de que a busca pela organização e pelo perfeccionismo tão exaltada na cultura moderna é na verdade um grande empecilho do processo criativo, o estilo, a forma e a proposta pouco convencional deste livro, ao mesmo tempo que entretêm, levam à reflexão, capturando momentos e estados de espírito e convidando o leitor a controlar menos e experimentar mais, a deixar de levar tudo tão a sério e, simplesmente, viver. E o principal: a se divertir!

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

2 COMENTÁRIOS

  1. Oii!
    Uaaal adoreei!!
    Estão incríveis!! Editora está arrasando!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só coisa boa!! E o bolso sooofre! =P Beijo!

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros