Lançamentos imperdíveis de março – muito imperdíveis mesmo! | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha e sorteio: Ajuste de Contas, de Wallery Giscar Desten  Filme: Um Tio Quase Perfeito  Livros recebidos em abril
Leituras de abril

Lançamentos imperdíveis de março – muito imperdíveis mesmo!

Aleph 3 de abril de 2016 Aline T.K.M. 3 COMENTÁRIOS


Tão imperdíveis que resolvi soltar o post mesmo depois de ter virado o mês! Aliás, este post tem um algo mais: dividi os lançamentos por assunto/gênero, nada muito regrado nem engessado, mas apenas uma maneira de agrupar os livros semelhantes. O que acharam? Eu achei que facilitou a visualização, e vocês?

Reforçando o título do post, março teve muita coisa bacana. Eita mês para ter livro bom, hein! Vocês vão ver que tem de tudo um pouco – vários YA, poesia, thriller, livros com um toque de fantasia, livros para pensar (costumam ser os mais cruéis, adoro!).

Como eu já disse anteriormente, não costumo listar TODOS os lançamentos de cada mês; faço uma espécie de “curadoria” para trazer apenas o que eu achei mais interessante, ou seja, o que é mesmo imperdível de acordo com meu gosto literário. Parece fácil, mas, na real, é um dos tipos de post mais trabalhosos porque sempre seleciono muitos, muitos livros, e aí acabo tendo que refinar minha lista mais algumas vezes para chegar a uma quantidade humanamente publicável. O resultado vale a pena; no fim, tenho uma lista bacana que posso dividir com vocês e que também me é muito útil na hora de comprar livros que acabaram de ser lançados – até porque também faço aquela pesquisa amiga quanto ao preço, que é para indicar as melhores ofertas para cada livro.

Mas... chega de explicações e vamos logo ao que interessa!

POESIA

ESTRANHEIRISMO
Zack Magiezi, ed. Bertrand Brasil
Onde comprar: Saraiva | Amazon (livro físico)
Publicadas originalmente no Instagram, as poesias datilografadas de Zack conquistaram uma legião de fãs, falando sobre sentimentos, medos e dores, amores e perdas, tudo o que de mais profundo toca as pessoas. A sua poesia delicada e bela brinca com as palavras, cria neologismos e conquista os corações, dialogando diretamente com cada um de seus leitores. “Desde que minha vida saiu dos trilhos eu sinto que posso ir a qualquer lugar”, escreve o autor. Felizmente, agora os leitores também podem acompanhar essa jornada poética - a estreia em livro de um fenômeno da internet que está se tornando a nova voz da poesia brasileira.


PARA PENSAR

DOIS ANOS, OITO MESES E 28 NOITES
Salman Rushdie, ed. Companhia das Letras
Onde comprar: Livraria da Folha | Saraiva
Depois de uma tempestade em Nova York, fatos estranhos começam a ocorrer. Um jardineiro percebe que seus pés não tocam mais o chão. Um quadrinista acorda ao lado de um personagem que parece um de seus desenhos. Ambos são descendentes dos djins, figuras mágicas que vivem num mundo apartado do nosso por um véu invisível.

Séculos atrás, Bunia, princesa dos djins, apaixonou-se por um filósofo. Juntos, tiveram filhos que se espalharam pelo mundo humano. Quando o véu é rompido, tem início uma guerra que se estende por mil e uma noites — ou dois anos, oito meses e vinte e oito noites. Mais uma vez, Salman Rushdie cria uma obra-prima sobre os conflitos ancestrais que permanecem no mundo contemporâneo.



O PESCOÇO DA GIRAFA
Judith Schalansky, ed. Companhia das Letras
Onde comprar: Saraiva
Inge Lohmark é a última de sua espécie. Professora de biologia no Colégio Charles Darwin, na antiga Alemanha Oriental, ela sabe que adaptação é tudo. Mas as coisas estão mudando muito rapidamente. As pessoas já começam a olhar para o Ocidente em busca de empregos e oportunidades de vida; sua própria filha deixou o país. O ambiente conhecido está desaparecendo. E, mesmo que os alunos e colegas da escola não sejam os espécimes mais brilhantes da manada, parece que Lohmark está ficando para trás.

Escrito com elegância e ironia, O Pescoço da Girafa é uma crítica mordaz ao ambiente escolar, à competição selvagem da vida e à ideia de que os mais fortes são sempre claramente reconhecíveis.



LINHA M
Patti Smith, ed. Companhia das Letras
Onde comprar: Livraria da Travessa
Depois do cultuado Só Garotos, a lendária cantora e escritora Patti Smith volta à sua odisseia pessoal em Linha M, que ela chama de “um mapa para minha vida”. O livro começa no Greenwich Village, o bairro que tanto marcou sua história. Todos os dias a artista vai ao mesmo café e, munida de seu caderno de anotações, registra suas impressões sobre o passado e o presente, a arte e a vida, o amor e a perda.

Num tom que transita entre a desolação e a esperança — e amplamente ilustrado com suas icônicas polaroides —, Linha M é uma meditação sobre viagens, séries de detetives, literatura e café. Um livro poderoso e comovente de uma das mais multifacetadas artistas em atividade.



O ÁRABE DO FUTURO 2 – Uma juventude no Oriente Médio (1984-1985)
Riad Sattouf, ed. Intrínseca
Onde comprar: Saraiva
Segundo volume da premiada trilogia O Árabe do Futuro, que narra a infância nada comum do quadrinista Riad Sattouf no Oriente Médio. No primeiro volume (1978-1984), o pequeno Riad, filho de pai sírio e mãe bretã, passou os primeiros anos de vida dividido entre a Líbia, a Bretanha e a Síria. Nessa sequência, ele narra os choques de seu primeiro ano como aluno de uma escola síria, onde enfim aprende a ler e escrever em árabe enquanto enfrenta um ambiente rígido e violento. Ele também conhece mais a fundo a família paterna e, apesar dos cabelos louros e das semanas de férias na França com a mãe, faz todo o possível para se tornar um verdadeiro sírio e encher o pai de orgulho.

Muitas vezes comparado aos aclamados Maus e Persépolis, a trilogia O Árabe do Futuro exibe uma visão reveladora sobre o conflito entre culturas que está definindo o século XXI. Com traço simples e narrativa fluida e divertida, Riad fornece ao mesmo tempo uma análise do embate entre o Ocidente e o mundo árabe e um autorretrato de uma infância tão plural e de cores tão fortes.

Riad Sattouf foi colaborador do semanário Charlie Hebdo até outubro de 2014 e é um dos cartunistas franceses mais respeitados da atualidade. Participou, no Brasil, da edição de 2015 da Flip.



ACEITAÇÃO (último volume da trilogia Comando Sul)
Jeff Vandermeer, ed. Intrínseca
Onde comprar: Saraiva
É inverno na Área X, a misteriosa região selvagem que há trinta anos desafia explicações e repele pesquisadores de expedição após expedição, recusando-se a revelar seus segredos.

Enquanto sua geografia impenetrável se expande, a agência responsável por investigar e supervisionar a área - o Comando Sul - entra em colapso. Uma última e desesperada equipe atravessa a fronteira, determinada a alcançar uma remota ilha que pode conter as respostas que eles tanto procuram. Se falharem, o mundo do lado de fora estará correndo perigo.

Aceitação, o último livro da trilogia, conecta os dois livros anteriores – Aniquilação e Autoridade – em capítulos breves e acelerados, narrados da perspectiva de personagens cruciais. Os mistérios são aos poucos solucionados, mas as consequências e as implicações dos acontecimentos passados jamais serão menos profundas ou aterrorizantes.



O OVO DO BARBA-AZUL
Margaret Atwood, ed. Rocco
Onde comprar: Submarino
O Ovo do Barba-Azul, da romancista e poeta canadense Margaret Atwood (Man Booker Prize de 2000 pelo livro O Assassino Cego), reúne doze contos que exploram os comportamentos de homens e mulheres diante de questões como amor e sexo, família e casamento, infidelidade e morte.

O livro faz uma crítica mordaz aos relacionamentos entre as pessoas, de como eles estão cheios de sentimentos de angústia e alienação. O humor neles é quase triste e leva, algumas vezes, a um sorriso de canto de boca, enquanto se pensa que relacionamentos e pessoas são parecidos com ovos. Pequenos e frágeis, eles não dão trabalho enquanto não são rompidos. Uma vez rachados, porém, são capazes de causar toda sorte de sentimentos. Mas, afinal, quem deseja viver uma relação verdadeira se não quebrar ovos de vez em quando?



ABAIXO DO PARAÍSO
André de Leones, ed. Rocco
Onde comprar: Submarino
O mais recente romance de André de Leones é uma espécie de “hard novel” à brasileira, narrado em uma linguagem à flor da pele, acompanhando as fugas e as tentativas do personagem de situar-se no mundo e, sobretudo, de encontrar-se consigo mesmo.

Cristiano é um foragido. Dá a impressão que nem ele mesmo sabe de quem ou do quê. Está de volta a Goiânia, mochila a tiracolo, depois de passar cinco meses viajando meio que sem rumo certo. Procura o melhor amigo e, sem outra opção, volta a trabalhar no que fazia antes.

É um trabalho escuso e, quase sempre, ilícito. Cristiano é um faz-tudo do esquema político local. Durante as campanhas eleitorais, visita o interior de Goiás e fornece combustível de graça aos aliados, para que possam encher os tanques de seus carros e engrossar as carreatas. Também é responsável por levar, sem que ninguém veja, a amante do assessor de imprensa do governador ao dentista. Mais uma entre tantas peças da engrenagem: “Fora da folha de pagamento, mas indispensável ao bom funcionamento da máquina. Levar e trazer. Comprar e vender. Trocar. Papéis. Documentos. Folhas manchadas de tinta. Fotografias, certa vez. (...) Que se enfurna num quartinho de hotel para se encontrar sabe-se lá com quem e comprar ou vender sabe-se lá o quê.”

No retorno à rotina, é encarregado de uma operação comum: um grosso envelope “amarrado feito uma pamonha”, contendo dinheiro, iria para as mãos de um funcionário da câmara de vereadores de Anápolis, que em troca entregaria um dossiê sobre um adversário político. No lugar marcado para o encontro, o que parecia simples se complica, e um crime violento acontece.

Cristiano agora tem mais uma razão para fugir e se esconder. Apela à família, da qual andava distante. No caminho da fuga, ainda dá tempo de relacionar-se com uma dona de hotel de beira de estrada. Abaixo do Paraíso lembra o título do primeiro romance de Scott Fitzgerald, Este Lado do Paraíso, mas sua temática está mais próxima da de outro escritor americano, William Faulkner, no que carrega de fúria, sexo brutal, ódio incontido e denúncia de uma sociedade que aniquila os indivíduos.



ARCO DE VIRAR RÉU
Antonio Cestaro, ed. Tordesilhas
Onde comprar: Submarino
Em Arco de Virar Réu um homem tem a infância e a juventude marcadas pela esquizofrenia do irmão mais novo. À medida que envelhece, passa a apresentar a mesma deterioração mental.

Em uma narrativa labiríntica e fragmentada, o narrador-protagonista discorre sobre a natureza física e psicológica do tempo, sobre como a vida foge ao nosso controle, sobre a desagregação familiar provocada pela doença. Digressões delirantes e de cunho metafísico-filosóficas misturam-se a fragmentos de memória e a pesadelos que, aos poucos, colocam em dúvida a própria existência.



AS REPUTAÇÕES
Juan Gabriel Vásquez, ed. Bertrand Brasil
Onde comprar: Saraiva
Javier Mallarino é uma lenda viva, o caricaturista político mais influente do país. Os políticos o temem e o governo lhe presta homenagens. Aos sessenta e cinco anos, depois de quatro décadas de uma carreira brilhante, ele pode dizer que tem o país aos seus pés. Mas tudo isso mudará quando receber a visita inesperada de uma mulher. Após retornar com ela à lembrança de uma noite já remota, Mallarino se verá obrigado a reavaliar toda a sua vida e questionar sua posição neste mundo.

No exigente gênero do romance curto, que produziu tantas obras-primas na tradição latino-americana, Vásquez nos presenteia com sua obra mais íntima: uma intensa reflexão sobre a debilidade dos julgamentos públicos e privados, sobre os encontros irreversíveis que alteram para sempre aquilo que acreditamos definitivo em nós mesmos.


UM QUÊ DE FANTASIA

A PROFECIA DO PÁSSARO DE FOGO (Trilogia Echo vol. 1)
Melissa Grey, ed. Seguinte
Onde comprar: Saraiva
Primeiro volume da triologia Echo, uma fantasia que mistura mitologia russa, aventura e muito romance.

No subterrâneo de lugares onde é muito difícil chegar, duas antigas raças travam uma guerra milenar: os Avicen, pessoas com penas no lugar de cabelos e pelos; e os Drakharin, que têm escamas sobre a pele. Ambas possuem magia correndo nas veias, o que as possibilita se esconder de todos os humanos... menos de uma adolescente chamada Echo.

Echo conheceu os Avicen quando era criança, e desde então eles são sua única família. A pedido de sua guardiã Avicen, a garota começa uma jornada em busca do pássaro de fogo, uma entidade mítica que, segundo uma velha profecia, é a única forma de acabar com a guerra de vez. Mas Echo precisa encontrar o pássaro antes dos Drakharin, ou então os Avicen podem desaparecer para sempre...



TEMPORADA DE ACIDENTES
Moïra Fowley-Doyle, ed. Intrínseca
Onde comprar: Livraria da Travessa
Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores.

No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal?

Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam.



NÃO FUJA!
FML Pepper, ed. Valentina
Onde comprar: Saraiva | Amazon (edição Kindle)
Vida. Morte. O que há entre elas? Antes e depois delas? Dois universos tão distintos e intimamente ligados. Como não sucumbir ao desejo que lhe drena a vida?

Como aceitar que existe morte em vida e vida na morte? O que fazer quando a morte é a centelha que pulsa na vida, embebida de escuridão? A bússola da existência gira e aponta: o medo é uma opção; a vida, uma batalha; a morte, uma bênção.



ALICE E AS ARMADILHAS DO OUTRO LADO DO ESPELHO (2º vol. da série Alice no País das Armadilhas)
Mainak Dhar, ed. Única
Onde comprar: Extra
Mais de dois anos se passaram desde que Alice seguiu um Mordedor com orelhas de coelho e entrou em um buraco, o que deu início a uma série de acontecimentos que mudaram a vida dela e a de todos que moram no País das Armadilhas. A Guarda Vermelha resolvera conceder trégua; Alice havia reinstaurado a paz entre humanos e Mordedores e, sob a liderança dela, os humanos tinham conseguido fundar a primeira comunidade real e verdadeiramente organizada desde a Insurreição — uma cidade chamada País das Maravilhas.

Entretanto, o aparente estado de paz é rompido depois de diversos ataques dos Mordedores e Alice se vê rejeitada pelas mesmas pessoas por cuja liberdade ela lutou. Agora precisa voltar ao País das Armadilhas para desvendar essa nova conspiração que ameaça o País das Maravilhas. E fazer isso significa ficar frente a frente com sua maior e mortal adversária — a Rainha Vermelha.


NÃO FICÇÃO

AS MENINAS ESCONDIDAS DE CABUL
Jenny Nordberg, ed. Companhia das Letras
Onde comprar: Saraiva
Durante cinco anos de pesquisas no Afeganistão, a repórter Jenny Nordberg descobriu que algumas famílias criam suas filhas como se fossem meninos, tentando fazer com que a comunidade acredite que as crianças são de fato do sexo masculino. A prática, conhecida como “bacha posh”, foi revelada por Jenny em reportagem de grande repercussão no New York Times.

Embora o Talibã tenha deixado o poder em 2001, muito do que aquela milícia fundamentalista acreditava sobre as mulheres continua em voga. Este livro mostra em detalhe os horrores de um ambiente machista, e serve de alerta para a comunidade internacional sobre um crime que nenhum relativismo cultural é capaz de atenuar.



ROMANCE MODERNO
Aziz Ansari (com Eric Klinenberg), ed. Paralela
Onde comprar: Livraria Cultura | Saraiva
Durante anos, a comédia stand-up de Aziz Ansari tem discutido os romances modernos. Mas em Romance Moderno, o livro, ele decidiu levar o assunto a outro nível. Ele se juntou ao sociólogo Eric Klinenberg, da Universidade de Nova York, para desenvolver um projeto de pesquisa que se estendeu de Tóquio a Buenos Aires, passando por Paris, Doha e Wichita. Eles analisaram dados comportamentais e fizeram extensas entrevistas com centenas de pessoas. Criaram um fórum no site Reddit, onde conseguiram milhares de respostas. Contaram com auxílio dos mais renomados pesquisadores sociais.

O resultado é um livro único, em que o humor irreverente de Aziz é veículo para pesquisas sociais inovadoras, para um tour no nosso universo romântico como nunca antes visto.

Aziz Ansari é escritor, comediante e ator. Atualmente, ele dirige, atua e escreve a sua própria série no Netflix, Master of None. Também é conhecido por sua atuação na série Parks and Recreation e nos filmes É o Fim e 30 Minutos ou Menos. Adora comer massas frescas e passar horas assistindo a séries renomadas.



GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DOS PRESIDENTES DA REPÚBLICA
Paulo Schmidt, ed. Leya
Onde comprar: Submarino | Amazon (livro físico) | Amazon (edição Kindle)
Você sabe quem foram os presidentes que influenciaram de forma decisiva o destino da nação e fizeram esse Brasil em que a gente vive hoje? Cuidado! Será uma viagem sem volta em direção às paixões e à história dos nossos presidentes que, salvo raras exceções, foram um desastre como administradores, homens públicos e até como seres humanos.

Com o habitual sarcasmo que só a família Politicamente Incorreta é capaz de trazer, além de muitas ilustrações, este livro desafia de forma divertida e inteligente mitos e verdades pré-concebidas. Uma narrativa envolvente sobre personagens reais, mesmo que eles às vezes pareçam saídos de histórias de terror. Ideal para o momento político em que milhões de pessoas vão às ruas para pedir o afastamento da presidente da República.



HISTÓRIAS DE DUAS CIDADES – O melhor e o pior da Nova York de hoje
John Freeman (org.), Molly Crabapple (ilustração), ed. Bertrand Brasil
Onde comprar: Saraiva
Uma poderosa coletânea de textos sobre as idiossincrasias da vida na maior cidade do mundo. Como se sentem, diante do abismo de riqueza presente nas grandes metrópoles, as pessoas que vivem e trabalham em Nova York?

Histórias de Duas Cidades mistura ficção e reportagem para transmitir a discrepância entre o conforto de uns e as agruras de outros. Das vidas subterrâneas de pessoas sem teto às travessuras de um grupo de alienados no turno da noite de um centro de abastecimento, os textos aqui se concentram na dimensão humana da penúria e da prodigalidade que coexistem na mesma cidade. Em sua campanha eleitoral, o prefeito Bill de Blasio usou frequentemente a expressão "histórias de duas cidades" para se referir ao que é a vida em Nova York hoje em dia. Esta antologia dá vida ao significado dessas palavras, nas ruas e edifícios da metrópole.


PARA CURTIR UM MOMENTO MULHERZINHA

UMA NOITE COM AUDREY HEPBURN
Lucy Holliday, ed. HarperCollins Brasil
Onde comprar: Saraiva | Submarino
A atriz Libby Lomax encontrou seu refúgio no mundo dos filmes clássicos, nos quais as deusas imortais favoritas da tela parecem oferecer muito mais romance do que a vida real. Depois de um dia terrível no set de filmagens, onde ela passou a maior vergonha de todos os tempos na frente do elenco inteiro e, pior, do astro sexy e notório bad boy Dillon O’Hara, tudo o que Libby consegue fazer é se jogar no sofá e assistir a Bonequinha de Luxo* pela milionésima vez.

De repente, ela se surpreende ao ver a estrela do cinema, Audrey Hepburn, sentada bem ao seu lado, em seu vestidinho preto, clássicos óculos escuros e cigarrilha vintage, cheia de conselhos para dar. Mas será que Libby realmente é capaz de transformar sua vida de fracasso em um incrível blockbuster? Talvez, com um pouquinho da ajuda mágica de Audrey, ela até consiga.

*Já resenhei o livro que inspirou o filme AQUI.



EU DIGO SIM
Eliza Kennedy, ed. Rocco
Onde comprar: Submarino
Lily Wilder parece levar uma vida de sonho: formada em direito e contratada por um grande escritório de advocacia, ela mora em Nova York e está prestes a se casar com o homem perfeito. Mas, conforme a data da cerimônia se aproxima, a jovem desconfia que será incapaz de manter-se fiel a alguém. Em seu livro de estreia, Eliza Kennedy mistura humor, drama e uma pitada de erotismo para descrever os sete dias que prometem mexer com a cabeça da protagonista. Eu Digo Sim marca a estreia da coleção Geração Ha, com livros para mulheres em busca de diversão, riso solto e camaradagem, na melhor tradição do papo entre amigas.

Ao voltar para Key West, cidade da Flórida onde cresceu e planeja se casar, Lily precisa dividir seu tempo entre os preparativos da cerimônia e um processo envolvendo um dos maiores clientes do escritório em que trabalha. Entre um compromisso e outro, a advogada percorre bares na companhia de Freddy e aproveita para fazer uma das coisas que mais gosta: sexo, seja com o noivo ou com homens que acabou de conhecer. Dividida entre o prazer e a culpa, a protagonista se pergunta se ama Will de verdade ou está enganando a si mesma.

Atormentada por lembranças de sua adolescência e do primeiro amor, Lily decide ter uma conversa séria com Will. O que ela não podia imaginar é que ele também guardava alguns segredos. Seria o fim do relacionamento dos dois? Acompanhe até o último dia de uma semana que reserva surpresas, lágrimas e risadas para a protagonista e todos os que a cercam.



PAIXÃO POR CABELOS
Christina Butcher, ed. Sextante
Onde comprar: Submarino
Paixão por Cabelos traz 82 penteados incríveis divididos em quatro categorias: rabos de cavalo, tranças, coques e bufantes. Com opções modernas, sofisticadas, clássicas e despojadas, o livro explica cada penteado em detalhes, apresentando um passo a passo ilustrado, fotografias com o efeito final, além de dicas sobre variações e uso de acessórios.

Você vai encontrar sugestões para todos os tipos e tamanhos de cabelo e para as mais diversas ocasiões – de um casamento chique a uma tarde na praia, de um evento no trabalho a um jantar romântico. Dê adeus àquela sensação de estar sempre com o mesmo penteado e ouse experimentar um visual novo e estiloso todos os dias.


HOLOCAUSTO

TERRA NEGRA
Timothy Snyder, ed. Companhia das Letras
Onde comprar: Submarino | Amazon (livro físico)
Neste épico de extermínio e sobrevivência, Timothy Snyder apresenta uma nova explicação sobre o Holocausto e revela os riscos que corremos no século XXI. Com base em novas fontes e testemunhos, Terra Negra descreve o extermínio de judeus como um evento mais compreensível do que gostaríamos de admitir, e por isso mais aterrorizante.

O início do século XXI se parece com o início do século XX na medida em que preocupações crescentes com alimentos e água acompanham desafios ideológicos à ordem global. Nosso mundo se aproxima do de Hitler, e preservá-­lo pede que encaremos o Holocausto como ele foi. Inovador e envolvente, Terra Negra revela um Holocausto que não é apenas história, mas também advertência.



MAX
Sarah Cohen-Scali, ed. Jangada
Onde comprar: Amazon (livro físico)
Max é o protótipo perfeito do programa "Lebensborn". Criado para ser o primogênito da nova raça ariana, ele cresce sem mãe e sem nenhum sentimento até iniciar seus estudos aos 6 anos de idade.

Na escola Max faz amizade com Lukas, um judeu polonês com todas as características físicas de um ariano. A partir dessa amizade, as crenças nazistas de Max começam a desmoronar e o menino passa a ver o mundo de uma forma diferente. A trama se desdobra entre as descobertas de Max e o fim da Segunda Guerra Mundial.



UM MUNDO SEM JUDEUS – Da perseguição ao genocídio, a visão do imaginário nazista
Alon Confino, ed. Cultrix
Onde comprar: Submarino
Primeiro autor a interpretar de forma religiosa a visão do mundo nazista sem o povo judeu, Alon Confino nos propõe uma nova e perspicaz avaliação sobre o Holocausto: uma Alemanha onde os judeus e o judaísmo fossem riscados da história cristã. Ao conceber um mundo futuro sem a presença dos judeus, os alemães tornaram a perseguição e o extermínio justificáveis em um nível nunca antes imaginado na História.

Ao oferecer uma investigação pioneira sobre a violência antissemita nazista e sua revolução cultural fracassada, o livro faz uma reflexão convincente e oportuna, ampliando as fronteiras da história do Holocausto.


THRILLER

MR. MERCEDES
Stephen King, ed. Suma de Letras
Onde comprar: Saraiva | Saraiva (e-book) | Amazon (edição Kindle)
Ainda é madrugada e, em uma falida cidade do Meio-Oeste, centenas de pessoas fazem fila em uma feira de empregos, desesperadas para conseguir trabalho. De repente, um único carro surge, avançando para a multidão. O Mercedes atropela vários inocentes, antes de recuar e fazer outra investida. Oito pessoas são mortas e várias ficam feridas. O assassino escapa. Meses depois, o detetive Bill Hodges ainda é atormentado pelo fracasso na resolução do caso, e passa os dias em frente à TV, contemplando a ideia de se matar. Ao receber uma carta de alguém que se autodenomina o Assassino do Mercedes, Hodges desperta da aposentadoria deprimida, decidido a encontrar o culpado.

Mr. Mercedes narra uma guerra entre o bem e o mal, e o mergulho de Stephen King na mente obsessiva e psicótica desse assassino é tão arrepiante quanto inesquecível.



A GUARDIÃ DE HISTÓRIAS (1º vol. da trilogia A Guardiã de Histórias)
Victoria Schwab, ed. Bertrand Brasil
Onde comprar: Saraiva
Imagine um lugar onde, como livros, os mortos repousam em prateleiras. Cada corpo tem uma história para contar, uma vida disposta em imagens que apenas os Bibliotecários podem ler. Aqui, os mortos são chamados de Histórias, e o vasto domínio em que eles descansam é o Arquivo.

Mackenzie Bishop é uma implacável Guardiã, cuja tarefa é impedir Histórias – geralmente violentas – de acordar e fugir do Arquivo. Naqueles domínios, os mortos jamais devem ser perturbados, mas alguém parece estar, deliberadamente, alterando Histórias e apagando seus trechos essenciais. A menos que Mac consiga juntar as peças restantes, o próprio Arquivo sofrerá as consequências.


FICÇÃO CIENTÍFICA

STAR WARS – HERDEIRO DO JEDI (#5)
Kevin Hearne, ed. Aleph
Onde comprar: Livraria da Travessa
Neste novo livro do cânone oficial, que se passa entre os episódios IV e V, mesmo estando longe de dominar completamente a Força, Luke Skywalker é peça fundamental nas estratégias da Aliança Rebelde, sendo usado como soldado, piloto e espião ao ser enviado para uma importante missão: resgatar das mãos do Império uma brilhante criptógrafa alienígena, conhecida por sua habilidade de decifrar até mesmo os sistemas de comunicação mais complicados.

Ao lado de R2-D2 e da exímia franco-atiradora Nakari Kelen, que tem muitos motivos para odiar o Império, Luke terá que mostrar toda sua habilidade para fugir de agentes imperiais, caçadores de recompensa e poderosas naves de combate. E, dessa vez, sem a presença de Obi-Wan para ajudá-lo.


YA E O LIVRO DA VIIH TUBE
(achei que se encaixava melhor aqui, apesar de não ser um YA...)

MEU CORAÇÃO & OUTROS BURACOS NEGROS
Jasmine Warga, ed. Rocco Jovens Leitores
Onde comprar: Submarino
Aysel tem 16 anos, frequenta a mesma escola dos dois irmãos mais novos, trabalha em uma empresa de telemarketing e acaba de tomar uma decisão: vai se matar.

A motivação para tirar a própria vida está ligada ao pai, mais especificamente ao crime cometido por ele três anos antes. Até então a rotina de Aysel não tinha nada de surpreendente, mas era tranquila. Não havia os sussurros toda vez que passava pelos colegas no corredor da escola, tampouco o olhar alerta e recriminador da mãe toda vez que se encontravam. Antes, Aysel morava com o pai. Agora, divide o quarto com a meia-irmã na casa em que a mãe mora com o novo marido. O sentimento de estar sempre sobrando a acompanha onde quer que esteja.

No site Passagens Tranquilas, Aysel conhece seu parceiro de suicídio, Ronan, 17 anos, que mora numa cidade próxima. Apesar de não terem nada em comum, eles fazem um pacto e escolhem a data: 7 de abril, a menos de um mês do dia em que se conhecem. Aysel e Ronan fazem uma contagem regressiva enquanto planejam os detalhes do grande ato que pretendem protagonizar juntos.

A autora Jasmine Warga conduz o leitor pelas dores causadas pela depressão e pelo desespero que levam um adolescente a querer cometer o suicídio. Simultaneamente, mostra um caminho capaz de alterar esta situação tão dramática. Aysel começa a percebê-lo à medida que é tocada pelo amor e pela atenção de algumas pessoas. Enquanto luta contra seus medos mais profundos, ela precisará encontrar uma maneira de mostrar a Ronan a rota alternativa que encontrou.



UMA HISTÓRIA INCOMUM SOBRE LIVROS E MAGIA
Lisa Papademetriou, ed. Arqueiro
Onde comprar: Saraiva
Kai chega ao Texas para visitar sua tia-avó Lavinia – uma senhora extravagante, durona e fã de hip-hop. Do outro lado do mundo, no Paquistão, Leila deseja ser tratada como uma princesa pela família de seu pai e viver fortes emoções. Elas só não fazem ideia de que seus mundos completamente diferentes estão prestes a se chocar graças a um enigmático livro em branco.

Quando Kai escreve no livro, suas palavras magicamente aparecem no exemplar de Leila. As meninas então percebem que “O cadáver excêntrico” reage a cada frase acrescentada – não importa se foi inspirada pelo ataque de um chihuahua ou por um mal-entendido com uma cabra – com um trecho da história de amor vivida por Ralph Flabbergast e Edwina Pickle mais de cinquenta anos antes.

Uma História Incomum Sobre Livros e Magia entrelaça essas três perspectivas – de Kai, Leila e Ralph – em uma narrativa mágica sobre o destino e os laços invisíveis que nos ligam uns aos outros.



ENCRENCA
Non Pratt, Verus Editora
Onde comprar: Saraiva | Amazon (livro físico)
Quando o colégio inteiro descobre que Hannah Sheppard está grávida, ela tem um verdadeiro colapso. E quem está ao seu lado é Aaron Tyler, um aluno novo e o único garoto que não parece ter segundas intenções em relação a ela. Desejando compensar seus erros do passado, Aaron toma uma difícil decisão: ele se oferece para fingir ser o pai do bebê. E, temendo revelar quem é o verdadeiro pai, Hannah aceita.

Em um período marcado por perdas, arrependimentos e esperança, os dois vão descobrir que nada se compara a encontrar o seu primeiro melhor amigo de verdade. Este livro inteligente, por vezes comovente e engraçado, mostra que crescer pode ser complicado, mas é assim que se descobre o que realmente importa na vida.



TUDO TEM UMA PRIMEIRA VEZ
Vitória Moraes (Viih Tube), ed. Intrínseca
Onde comprar: Saraiva
Vitória Moraes, a Viih Tube, tem quinze anos, é autêntica, engraçada, meio nerd, meio gótica, tem cabelão, três piercings, está sempre de tênis de cano alto, jeans e batom roxo. Como todo adolescente, se vê diante de um monte de novidades: o primeiro amor, as mudanças no corpo e os desafios da vida social. A diferença é que, no universo do YouTube, ela é conhecida como Viih Tube e compartilha em vídeos seu cotidiano com mais de 2 milhões de seguidores.

Em Tudo Tem Uma Primeira Vez, Viih revela que teve vontade de recorrer ao Google em busca de um tutorial antes de perder o famoso BV. É fofa ao contar como foi a primeira vez que disse "eu te amo" para um garoto, não se poupa quando descreve o resultado infeliz da primeira vez que pintou o cabelo e afirma que odeia mentira, mas já mentiu para o pai (#quemnunca?). Boa aluna, admite que já colou numa prova e que ficou passada quando precisou fazer recuperação. Mesmo assim, continua a queridinha dos professores.

Cada capítulo conta com ilustrações e referências à linguagem da internet, além de muito humor. Viih tem posições firmes e um jeito só seu de contar histórias de meninos e meninas que estão conectados à internet 24 horas por dia e usam as redes sociais para tudo. Com suas palavras, faz um retrato divertido de quem é o adolescente da atualidade.


CLÁSSICOS E CINEMA

PRIMEIROS CONTOS DE TRUMAN CAPOTE
Truman Capote, ed. José Olympio
Onde comprar: Submarino | Amazon (edição Kindle)
Reunião de contos inéditos, descobertos em 2013, na Biblioteca Pública de Nova York. Textos curtos e fortes, que já demonstram o talento para narrar histórias e a capacidade de empatia do autor, que se tornaria um dos mais importantes escritores do século XX com os emblemáticos Bonequinha de Luxo e A Sangue Frio.

Se os contos encontrados neste livro pudessem ser lidos como cinema, nos remeteriam aos filmes de Lucrecia Martel: as cenas são cotidianas e quase banais, mas ao entrar nas histórias, a sensação é de uma constante tensão. A atenção ao detalhe pareceria sem importância se não fosse um dos motores para sentirmos uma catástrofe iminente, que pode ser desencadeada a qualquer momento – ou até não acontecer. De todo modo, ficamos muito próximos dos personagens e nos identificamos com eles, como se o autor tocasse na vida sem tentar explicá-la.



LIVRO DE MARCAR FILMES
Increasy Consultoria Literária (org.), Verus Editora
Onde comprar: Saraiva
A ideia aqui é criar um registro de experiências cinematográficas e descontrair esse tema tão democrático e que desperta tantas paixões, sem a pretensão de ser um manual técnico. De Hollywood a Bollywood, passando pelas produções latinas, europeias e asiáticas, a ideia é curtir o maior número possível de longas, se desdobrar em maratonas e reconhecer a beleza de cada obra, mesmo das mais diferentes.

Livro de Marcar Filmes é um lugar para anotar os filmes a que você assistiu em diversas categorias, aqueles que conquistaram o seu coração e os que ainda quer ver, enquanto descobre os premiados, que nenhum cinéfilo pode deixar passar.


***************

Quais deles estão na wishlist de vocês? E na estante?

Eu já adianto que vou receber O Pescoço da Girafa e, na estante, já tenho Arco de Virar Réu. No mais, ando louca para ter toda a trilogia Comando Sul e também fiquei muito curiosa para ler Dois Anos, Oito Meses e 28 Noites, Linha M e a trilogia O Árabe do Futuro.

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

3 COMENTÁRIOS

  1. SOCORROOOO! N sabia que tinham traduzido Meu Coração e outros buracos negros, já ia começar a ler em inglês AMEI!
    O da girafa também me interessou, A Guardiã de Histórias, Temporada de Acidentes e Aceitação (apesar de não ter lido o 2 vol da série ainda).

    É muita coisa boa pra um mês, pro bolso, pra vida kkkkkkkkkkk posso imaginar o trabalho que dá fazer esse tipo de post.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, também estou querendo muito ler todos esses - confesso que arrepiei um pouco com a sinopse de A Guardiã de Histórias. Também acho que Temporada de Acidentes deve ser incrível. =)
      Hahhaa pois é, digamos que é o post que me dá mais trabalho, de maneira geral. E sim, é muita coisa para o bolso... o meu num aguenta, não... =( Bjs!

      Excluir
  2. Estranheirismo é um livro que me chama muito a atenção. Parece ser excelente.
    Herdeiro do Jedi é um livro que estou louco para ter. Amo Star Wars.
    Pelo visto, como também há vários outros lançamentos que quero, esse mês eu ficarei pobre.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros