Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
5 coisas que eu achei sobre Os 13 Porquês | Tipos de bullies, apologia ao suicídio  Literatura pulp: Noite Escura, de Rodrigo Tavares  Leituras de fevereiro: li 7 livros!

O paraíso são os outros [Valter Hugo Mãe] #resenha

Cosac Naify 27 de março de 2016 Aline T.K.M. 2 COMENTÁRIOS


Livros que falam sobre o amor eu já li vários, tantos que até perdi a conta. Mas foi só cair em minhas mãos uma preciosidade dessas que é O paraíso são os outros, que eu disse a mim mesma: “Tolinha! Você ainda não viu quase nada de livros sobre o amor...”

Do português Valter Hugo Mãe e com obras do artista visual Nuno Cais recheando todo o livro, O paraíso são os outros une o encanto da inocência com a experiência da maturidade. Tudo gira em torno de uma garotinha que observa e divaga sobre os casais. Ela percebe que todo mundo, gente e bicho, tem um par, alguém que é sua outra metade e com quem caminha pela vida de mãos dadas. Ela também, em sua candidez, sonha com o dia em que encontrará alguém para amar.

Em nota, Mãe explica que o livro surgiu de uma reflexão sobre a popular expressão de Sartre – “o inferno são os outros” – inserida em seu próprio romance A desumanização, que também é narrado por uma menina.

O paraíso são os outros chega assim, de mansinho, se aproxima do leitor e pega-o pela mão ao longo de suas páginas. Ao abordar o amor com graça e leveza, e a partir da autenticidade intrínseca às crianças, o livro acaba por descortinar esse sentimento, revelando-o em sua forma mais pura para o leitor.



Não se deixem enganar pela classificação “infantojuvenil”: o texto é um tanto maduro e não subestima o leitor. Para os pequenos, a leitura acontece em clima de descoberta, de encantamento; já nos mais velhos o livro coloca sorrisos no rosto e traz à tona a lembrança daquele tempo em que as coisas da vida eram tão mais simples.

Simples, é isso. O paraíso são os outros se desenrola com simplicidade, traz doçura e, ao mesmo tempo, é costurado com uma lógica incontestável. Lógica essa que nos explica que o paraíso só existe quando se está a dois e não importa que tipo de dois, porque as possibilidades são muitas e todas elas devem ser celebradas: “há casais de mulher com homem, há de homem com homem e outros de mulher com mulher”.



Parte daquela preciosidade a que me referi ali no primeiro parágrafo se encontra na estética. Todo o livro tem um aspecto retrô, bem diferente do que costumamos ver nos livros juvenis – a começar pela capa. Aliás, aqui no Brasil senti que a publicação é mais voltada aos adultos, mesmo – apesar de a ficha catalográfica indicar infantojuvenil, nas livrarias sempre vi o livro nas prateleiras de literatura estrangeira, junto dos livros para os “mais crescidos”.

Falei sobre o texto, sobre a estética, e como tudo isso me encantou. Agora, as imagens... Ah, as imagens! Concebidas por Nuno Cais, as obras que intercalam os escritos de Valter Hugo Mãe consistem em fotos antigas de casamento. Aquelas fotos de antigamente, em preto e branco, em que há o casal de noivos e, muitas vezes, a família toda posando com ar sereno – algumas das fotos ainda trazem dedicatória escrita à mão, certamente uma lembrança oferecida a algum familiar. Em contraste com o preto e branco e os tons de sépia, pedras de bijuteria coloridas, sem valor material, mas que dão bossa e fazem reviver de um jeitinho único aquelas imagens paradas no tempo.

Ao atribuir uma roupagem contemporânea a um sentimento tão antigo como é o amor e colocá-lo sob a ótica pura de quem ainda está descobrindo a vida, O paraíso são os outros está aí para mostrar que o amor verdadeiro – aquele que enche os olhos, o coração e a alma – sobrevive até os dias de hoje. Aliás, só o amor sobrevive ao tempo e às coisas da vida, não é mesmo?!

LEIA PORQUE...
Explica o amor de forma simples e honesta, a partir da pureza infantil. E tem aquelas imagens lindas – quem curte essa vibezinha retrô vai amar!

No vídeo a seguir, artista visual Nino Cais fala sobre O paraíso são os outros, fruto da parceria com o escritor Valter Hugo Mãe:


DA EXPERIÊNCIA...
Para ler em uma só sentada, literalmente – li em uma visita à Livraria Cultura, no conforto daquelas almofadas da seção infantil! –, e para lembrar por um bom tempo. Não amei – estou amando o livro até hoje!

FEZ PENSAR EM...
As “pequenas” grandes coisas da vida.

QUANTO VALE?

Título: O paraíso são os outros
Autor(a): Valter Hugo Mãe
Obras de: Nino Cais
Editora: Cosac Naify
Edição: 2014
Ano da obra: 2014
Páginas: 32
Onde comprar: Submarino | Americanas

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

2 COMENTÁRIOS

  1. Oiie!
    Uol! Adorei a sinopse! Preciso pra ontem desse livro!
    Curto mto esse gênero, a história me chama bastante atenção, pra mim tem um ar de mistério...Mto interessante!
    Adorei!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!! ^^ O livro é uma gracinha, ele é todo fofo, na verdade todo ele é contato a partir da ótima de uma criança, então vai mais para o "simples e verdadeiro" do que para o mistério em si. Mas é uma leitura muito linda, recomendo! Beijo!

      Excluir

Me segue no Instagram!

Parceiros