Lançamentos imperdíveis de janeiro e fevereiro – parte 1 | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Leituras de outubro: 4 ótimos livros (ou quase!)  Resenha da HQ: A Diferença Invisível, de Julie Dachez e Mademoiselle Caroline  Resenha: As Primeiras Quinze Vidas de Harry August
Leituras de abril

Lançamentos imperdíveis de janeiro e fevereiro – parte 1

Fábrica231 7 de fevereiro de 2016 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Em casa no Carnaval, aproveitando para tirar o atraso do blog! Pois é, gente, não sei se vocês notaram, mas em janeiro acabei não conseguindo postar os lançamentos literários. Teve títulos bem bacanas e achei uma pena deixar passar em branco, por isso resolvi fazer um mix com os lançamentos de janeiro e fevereiro: vocês poderão conferir as novidades literárias que mais me deixaram curiosa nestes dois primeiros meses de 2016, divididas em 3 posts, porque né... são muitos livros!

Os gêneros variam, tem livro para todo gosto – eu queria comprar todos (novidade), mas teriam que vir com uma estante nova junto, pequeno detalhe...

Então confiram a primeira parte dos lançamentos imperdíveis, selecionados a dedo e com os melhores preços (que também tratei de pesquisar para vocês)!

DEPOIS DE VOCÊ
Jojo Moyes, ed. Intrínseca
Onde comprar: Fnac | Saraiva
Em Depois de Você, sequência de Como Eu Era Antes de Você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga a voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.

Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece estar se encaixando, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.


SIMON VS. A AGENDA HOMO SAPIENS
Becky Albertalli, ed. Intrínseca
Onde comprar: Saraiva | Submarino
Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Ele só não contava que Martin, o bobão da escola, iria chantageá-lo ao descobrir sua troca de e-mails com Blue, pseudônimo de um garoto misterioso que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.

Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos. O livro encabeça todas as listas de melhores livros de 2015, tendo sido indicado a diversos prêmios, como o National Book Award For Young People's Literature, o Best Fiction for Young Adults Award, da Young Adult Library Services, e o Goodreads Choice Awards.


CIDADE DOS ETÉREOS
Ransom Riggs, ed. Intrínseca
Onde comprar: Livraria da Folha | Saraiva (e-book)
Na sequência de O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, o jovem Jacob Portman, para descobrir a verdade sobre a morte do avô, segue pistas que o levam a um antigo orfanato em uma ilha galesa, que abriga crianças com dons sobrenaturais, protegidas graças à poderosa magia da diretora, a srta. Peregrine.

Telecinesia e viagens no tempo, ciganos e atrações de circo, malignos seres invisíveis e um desfile de animais inusitados, além de uma inédita coleção de fotografias de época; neste segundo livro, o grupo de peculiares precisa deter um exército de monstros terríveis, e a srta. Peregrine, única pessoa que pode ajudá-los, está presa no corpo de uma ave. Jacob e seus novos amigos partem rumo a Londres, na esperança de encontrar uma cura para a amada srta. Peregrine, mas, na cidade devastada pela guerra, surpresas ameaçadoras estão à espreita em cada esquina. E, além de levar as crianças a um lugar seguro, Jacob terá que tomar uma decisão importante quanto a seu amor por Emma, uma das peculiares.


O POMAR DAS ALMAS PERDIDAS
Nadifa Mohamed, ed. Tordesilhas
Onde comprar: Livraria da Folha | Submarino
Muito já se escreveu sobre a Somália e a guerra civil que assola o país desde os anos 1980, mas pouco se sabe sobre seu povo. Em seu segundo romance, a escritora britânica de origem somali Nadifa Mohamed – eleita uma das melhores jovens escritoras britânicas de 2013 pela revista Granta – se encarrega de trazer à luz a vida, a língua e a cultura dessa gente, numa obra intrinsicamente feminina, que dá voz às mulheres somalis sem polêmicas de gênero, apenas com uma escrita vigorosa e cheia de nuances.

Ambientado na cidade de Hargeisa às vésperas do conflito que engoliu o país, o livro conta a história de violências e perdas de três mulheres de gerações distintas. Deqo, Kawsar e Filsan se encontram pela primeira vez em um estádio, na festa de aniversário da revolução que colocara no poder uma ditadura militar. Aos 9 anos, Deqo, que só conhecia a existência no campo de refugiados onde nascera, fará uma apresentação de dança e por ela receberá um desejado par de sapatos. Mas ela erra a coreografia e recebe uma punição. Das arquibancadas, a viúva Kawsar, em seu eterno luto pela morte da filha adolescente, vê a agressão e decide intervir. É presa por Filsan, uma jovem soldado ambiciosa que em breve aprenderá uma lição dura sobre si mesma e o mundo dos homens.

Deqo se perde pelas ruas da cidade até encontrar refúgio na casa de prostitutas. Machucada, Kawsar volta para seu bangalô e passa a viver com a ajuda de uma jovem. Filsan retorna ao quartel. Aos poucos, a revolução cresce e o conflito armado se instala de vez. Em meio aos escombros, aos cadáveres, à areia do deserto e às suas próprias perdas, Deqo, Filsan e Kawsar voltam a se encontrar para viver o seu destino final e comum, num trabalho magistral de construção de enredo.


A MELHOR DIETA PARA VOCÊ
Caroline Jones, ed. Sextante
Onde comprar: Submarino | Saraiva
A Melhor Dieta Para Você quebra mitos relacionados a diversas dietas da moda, traz valiosas dicas sobre nutrição e chama a atenção para um tema importante: não importa se um regime deu certo para sua amiga ou para sua celebridade favorita – uma dieta só será eficiente se estiver de acordo com as suas preferências e necessidades individuais.

Quem quer emagrecer deseja uma dieta que traga resultados rápidos e não exija muitos sacrifícios. Mas, entre tantos planos alimentares, como saber qual deles é o melhor para você? Para ajudar você a fazer a escolha certa, a jornalista especializada em saúde Caroline Jones resolveu estudar as 30 dietas mais populares dos últimos 50 anos e as reuniu de forma didática e resumida neste livro. Ela explica como funciona cada plano alimentar, analisa suas vantagens e desvantagens, dá exemplos de cardápio diário e indica que tipo de personalidade e estilo de vida é mais adequado àquele programa.


58 LISTAS (33 ÚTEIS E 25 NEM TÃO ÚTEIS ASSIM)
Manuela Barem, ed. Paralela
Onde comprar: Livraria da Travessa | Livraria da Folha
Mais que as 33 listas úteis e as 25 não tão úteis assim do título, temos em mãos um registro de como se vive nestes anos 2010: do saudosismo analítico dos pagodes do início da adolescência à constatação irrefutável de que ficou ainda mais difícil terminar relacionamentos na era das redes sociais.

Este é um livro para a geração Y e para quem quer entender o que se passa na cabeça dessa gente que se aventura — mesmo que titubeante — nesta etapa da vida adulta absoluta, cheia de trabalho, amor, festas infantis, fakes no Twitter e chatices no Facebook.

Ao apreciar uma ciranda da música brasileira, temos a prova daquilo que todos desconfiávamos, mas achávamos que pudesse ser só reflexo do excesso de Faustão na nossa cabeça: todos os artistas da MPB estão interligados. (Duvida? Veja na página 98.) É a chance também de conhecer as leis mais absurdas do Brasil, 31 cidades brasileiras com nomes terminados em “lândia” e os motivos pelos quais os verões dos anos 1990, os últimos verões da história da humanidade totalmente desconectados, deixaram saudade. E, honestamente, também dá para se reconhecer nas pequenas mentiras do WhatsApp, nas incontáveis dúvidas amorosas e, quem sabe, até no caça-palavras do Charlie Brown Jr.


MACUNAÍMA EM QUADRINHOS
Mário de Andrade, Angelo Abu, Dan-X, ed. Peirópolis
Onde comprar: Submarino | Livraria da Folha
Nunca houve um herói como Macunaíma. E nunca houve uma adaptação de sua história como esta, da coleção Clássicos em HQ. Com uma incrível riqueza de imagens e cores, Angelo Abu e Dan-X recriam de maneira vigorosa a saga imaginada por Mário de Andrade sobre um personagem singular, a quem falta caráter, mas sobra carisma – e preguiça. Macunaíma nasce índio, se transforma em um belo e loiro príncipe, encontra seres fantásticos da Floresta Amazônica, enfrenta armadilhas e perigos e viaja à cidade grande com seus irmãos em busca de mais confusões e enrascadas.

Uma história que se traduz com perfeição aos quadrinhos, em uma versão que se mostra tão divertida e irreverente quanto a obra original.


A GAROTA DINAMARQUESA
David Ebershoff, ed. Fábrica231
Onde comprar: Saraiva | Submarino
Com estreia nos cinemas em fevereiro, já acenando com um possível novo Oscar para Eddie Redmayne, A Garota Dinamarquesa reconstrói a história de Lily Elbe, talvez a primeira transexual da história a fazer a cirurgia de redesignação sexual (ou “mudança de sexo”). Vivendo até a meia-idade como Einar, um pintor dinamarquês na Europa dos anos 1920 e 1930, ela teve a sorte de contar não apenas com um médico pioneiro, mas com uma mulher brilhante, generosa e apaixonada, sua própria esposa Greta, para encontrar sua verdadeira identidade.

Num momento em que as questões de gênero estão cada vez mais em voga, o aclamado romance de David Ebershoff volta às prateleiras com novo projeto gráfico, capa do filme e posfácio assinado pelo autor.


A INSTRUÇÃO DA NOITE
Maurício de Almeira, ed. Rocco
Onde comprar: Livraria da Folha | Saraiva
Vencedor do Prêmio SESC de Literatura por Beijando Dentes, Maurício de Almeida costura com grande habilidade o drama psicológico vivenciado por cada um dos personagens de seu intrincado novelo familiar em A Instrução da Noite. Dialogando com a literatura de Osman Lins e Raduan Nassar, o autor cria metáforas para falar de perdas, traição, frustração, solidão, medo e abandono, e dos traumas que cada um carrega, muitas vezes por uma vida inteira, e que influenciam suas escolhas.

Depois de anos desaparecido, um pai volta para casa, provocando uma avalanche de sentimentos contraditórios nos membros da família. A trama é tecida a partir de um monólogo do filho, deixado para trás com Teresa, sua irmã, que vai embora sozinha depois de um acontecimento importante em sua vida. O narrador se vê obrigado a ficar para cuidar da mãe, e se casa com Alice, enredando-se num relacionamento apático que também é motivo de tristezas e frustrações. O excesso de medo, a obediência servil e o conformismo acabam por transformar o narrador em prisioneiro de um destino indesejado.

Em conversas imaginárias com Teresa, o narrador dá pistas de sua história e personalidade, marcada pelo desaparecimento do pai e o sumiço da irmã, sua única confidente. Com uma narrativa intensa e cortante, Maurício de Almeida imprime voz própria e marcante em romance sobre o quanto o medo e a impotência podem destruir uma vida.


OUTRO DIA
David Levithan, ed. Galera Record
Onde comprar: Saraiva | Amazon (livro físico)
Um dos mais inovadores autores de livros jovem adulto e o primeiro a emplacar uma trama gay na lista do New York Times, David Levithan retoma a sua mais emblemática trama em Outro Dia.

Aqui, a história de Todo Dia é mostrada sob o ponto de vista de Rhiannon. A jovem, presa em um relacionamento abusivo, conhece A, por quem se apaixona. Só que A acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Mas embarcar nessa paixão também traz desafios para Rhiannon.


CIDADE DOS ÚLTIMOS DIAS
Ben H. Winters, ed. Rocco
Onde comprar: Submarino | Saraiva
Tudo o que você precisa saber sobre o fim do mundo: em 77 dias, um asteroide irá colidir com o planeta Terra. Em uma América pré-apocalíptica, a economia foi para o espaço, colheitas apodrecem nos campos e igrejas, sinagogas e mesquitas estão lotadas. Pessoas abandonam suas famílias e empregos e partem em desesperadas jornadas de autoconhecimento - ou apenas partem, simplesmente.

No segundo volume da Trilogia O Último Policial, o ex-detetive Hank Palace luta para manter sua antiga posição: a do último policial que ainda se importa, num lugar onde a lei e a ordem cada vez mais parecem ser conceitos ultrapassados.


***************

Curtiram os lançamentos? Quais deles já estão na fila de leitura? Na minha, já tenho Cidade dos Últimos Dias – mas ainda preciso ler O Último Policial – e vou receber O Pomar das Almas Perdidas, que parece ser um daqueles livros que fazem pensar.

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros