Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
5 coisas que eu achei sobre Os 13 Porquês | Tipos de bullies, apologia ao suicídio  Literatura pulp: Noite Escura, de Rodrigo Tavares  Leituras de fevereiro: li 7 livros!

Lançamentos imperdíveis de dezembro

Alfaguara 28 de dezembro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Se no mês de dezembro os lançamentos são mais tímidos, não quer dizer que sejam menos tentadores. E ai de nós, leitores, que vemos a nossa wishlist ficar cada vez maior!

Pois bem, os últimos lançamentos do ano mexeram com a minha curiosidade, em especial Galveias – que eu confesso ter ficado namorando na Livraria Cultura durante um bom tempo estes últimos dias. Também me interessei, entre outros, por Não é meia-noite quem quer e A Ilha das Sete Luas – que capa linda é essa?!

Passeiem vocês mesmos pelas novidades literárias de dezembro, uma melhor que a outra, e resistam se puderem! ;-)

NÃO É MEIA-NOITE QUEM QUER
António Lobo Antunes, ed. Alfaguara
Onde comprar: Fnac | Saraiva
Uma mulher de meia-idade decide passar um fim de semana na antiga casa de praia da família para se despedir do local onde passou a infância. Vagando pelos cômodos vazios, ela transita entre passado e presente. Relembra amizades perdidas, tragédias familiares e problemas antes incompreensíveis. Ao mesmo tempo, reflete sobre seu casamento frustrante, seu emprego sem graça e a perda de seu único filho. No abismo do Alto da Vigia, de onde seu irmão se atirou anos antes, o som das ondas do mar soa como um convite.

António Lobo Antunes transforma a história de uma família marcada pela dor — e o drama de uma mulher que, desesperançosa, decide se despedir de tudo — em um romance impactante e surpreendente, com um estilo narrativo que coloca o autor entre os grandes nomes da literatura mundial.


CAROL
Patricia Highsmith, ed. L&PM
Onde comprar: Livraria da Folha | Livraria Cultura
Um thriller sobre o amor proibido entre duas mulheres. Therese Belivet vê Carol Aird pela primeira vez em uma loja de departamentos de Nova York, onde trabalha como vendedora. Carol está escolhendo um presente de Natal para a filha e resplandece numa aura de perfeita elegância. Observando-a do balcão, Therese está inteiramente despreparada para o choque de uma epifania erótica e para um amor que será imediatamente condenado por todos. Pois a vida de dona de casa suburbana de Carol é tão imbecilizante quanto o emprego de Therese, e ambas partem para uma jornada sem volta.

Segundo romance de Patricia Highsmith (1921-1995) a ser publicado, esta história de obsessão e libertação sexual é um dos mais importantes romances de língua inglesa do século XX, embora ainda não totalmente reconhecido. Trata-se claramente do primeiro livro de prestígio a abordar o lesbianismo com certa naturalidade, sob uma atmosfera de suspense que caracteri¬za todos os trabalhos da autora, mas também com direito a diálogos francos, um humor emotivo e personagens enternecedores. Um clássico contemporâneo que cativou milhões de leitores desde sua publicação, em 1952, sob o pseudônimo de Claire Morgan.

A capa desta edição de Carol traz a imagem do filme homônimo de Todd Haynes que tem Cate Blanchett e Rooney Mara nos papéis principais. O filme estreia no Brasil em janeiro de 2016 e é um forte concorrente ao Oscar.


#SELFIE – SEU CADERNO DE PERGUNTAS
Mila Camila e Ana Paula Zonta, ed. Universo dos Livros
Onde comprar: Saraiva
Esse é o caderno de perguntas que vai revelar TUDO sobre você e seus amigos!!! No mesmo estilo dos tão famosos livros interativos, como o Destrua Este Diário, esse livro traz uma surpresa a cada página. A proposta é registrar memórias, trocar confissões e experiências e criar interação com toda a turma. A dinâmica é a mesma do velho caderno de perguntas: o livro fica com cada pessoa por dois dias para responder às questões e depois é devolvido ao dono. Uma espécie de círculo da amizade. Com ele, você descobrirá a reação das pessoas diante de situações inusitadas, como, por exemplo: Você encontrou um cartão escrito “eu te amo” dentro da sua bolsa. Há um número de telefone nele. E aí, o que você faz?

Com um design divertido e inteiramente colorido, este livro pode ser preenchido e guardado, ou compartilhado nas redes sociais, para que você possa conhecer mais as pessoas que fazem parte do seu círculo de amigos – ou conhecer novas! – e, além disso, guardar uma recordação especial delas por toda a vida.


UM ATO DE BONDADE
Polly Samson, ed. Record
Onde comprar: Saraiva | Submarino
Até que ponto podemos confiar em quem amamos? Julian vê seu destino mudar por completo quando conhece Julia. Estudante universitário com um futuro promissor, ele abandona tudo por sua nova paixão, uma mulher nove anos mais velha presa a um relacionamento abusivo. A vida do casal em Londres é muito feliz, especialmente depois do nascimento da tão esperada filha, Mira.

Ao descobrir que Firdaws, seu lar na infância, está à venda, Julian se dedica a reconstruí-lo para acolher a nova família. Mas a reforma da casa se torna uma obsessão que, aliada às investidas de uma ex-namorada, acaba por degradar seu casamento. É quando Mira fica terrivelmente doente que a vida conjugal se desintegra por completo, e Julia passa a não ser mais capaz de esconder do marido um segredo aterrador.


INFINITO + UM
Amy Harmon, Verus Editora
Onde comprar: Saraiva
Bonnie Rae Shelby é uma estrela da música. Ela é rica, linda e incrivelmente famosa. E quer morrer. Finn Clyde é um zé-ninguém. Ele é sensível, brilhante e absurdamente cínico. E tudo o que ele quer é uma chance na vida. Estranhas circunstâncias juntam o garoto que quer esquecer o passado e a garota que não consegue enfrentar o futuro. Tendo o mundo contra eles, esses dois jovens, tão diferentes um do outro, embarcam numa viagem alucinante que não só vai mudar a vida de ambos, como pode até lhes custar a vida.

Infinito + Um é uma história sobre fama e fortuna, sobre privilégios e injustiças, sobre encontrar um amigo por trás da máscara de um estranho — e sobre descobrir o amor nos lugares mais inusitados.


O PÁSSARO DO BOM SENHOR
James McBride, ed. Bertrand Brasil
Onde comprar: Saraiva | Submarino
Conflito e humor se mesclam na epopeia pela libertação que levou o National Book Award de 2013. Henry Shackleford é um menino escravizado no território do Kansas em 1856. Uma das grandes figuras do momento é John Brown, lendário abolicionista que vê na insurreição armada o único caminho para a libertação. E, quando Brown chega ao Kansas, o garoto vê-se forçado a deixar a cidade na companhia do abolicionista, que o toma por uma menina.

O excêntrico Brown, então, apelida Henry de “Cebola”, adotando-o como seu amuleto, e o jovem, de modo a permanecer vivo, oculta sua verdadeira identidade. A pequena Cebola pode contar apenas com a própria engenhosidade para sobreviver à violência crescente entre Brown, com o apoio de seu exército esfarrapado, e os senhores de escravos, antes do lendário ataque a Harpers Ferry, onde a história norte-americana tomará novos rumos. Uma narrativa arrebatadora, descrita pela voz de um ancião que rememora sua infância, O Pássaro do Bom Senhor fará o leitor rir e pensar. É uma aventura envolvente, contada a partir do olhar meticuloso para personagens e detalhes característico de McBride.


A MULHER QUE ROUBOU A MINHA VIDA
Marian Keyes, ed. Bertrand Brasil
Onde comprar: Saraiva | Amazon (edição Kindle)
Um dia, andando de carro em meio ao tráfego pesado de Dublin, Stella Sweeney, mãe e esposa dedicada, resolve fazer uma boa ação. O acidente de carro que resulta disso muda sua vida. Porque ela conhece um homem que lhe pede o número do seu celular para o seguro, plantando a semente de algo que levará Stella muitos quilômetros para longe de sua antiga rotina, transformando-a em uma superestrela e também, nesse processo, virando a sua vida e a de sua família de cabeça para baixo.

Em seu novo e divertido romance, Marian Keyes narra a história de uma mudança de vida. É tudo muito bom quando se passa de um cotidiano banal para dias cheios de eventos glamorosos — mas, quando essa vida de sonhos é ameaçada, pode-se (ou deve-se) voltar a ser a pessoa que se costumava ser?


CIDADE DE VIDRO / CIDADE DOS ANJOS CAÍDOS (edição de colecionador)
Cassandra Clare, ed. Galera Record
Onde comprar: Extra | Ponto Frio
Cidade de Vidro/ Cidade dos Anjos Caídos é o segundo volume da edição dupla de colecionador em capa dura de Os Instrumentos Mortais.

Uma fantasia urbana contemporânea em que demônios, lobisomens e vampiros convivem, nem sempre de forma pacífica, entre os humanos. A ordem é mantida pelos Caçadores de Sombras, um clã de guerreiros com o sangue de anjo. Nesta edição "2 em 1" do 3º e 4º volumes, acompanhamos a luta dos Caçadores enquanto tentam manter o Submundo sob controle e evitar que um antigo mal ressurja.


A COLINA ESCARLATE
Nancy Holder, ed. Record
Onde comprar: Submarino | Saraiva
Edith Cushing, uma jovem da era vitoriana, alimenta o sonho de escrever um livro. Ainda que, segundo ela mesma, seja uma misantropa irritadiça, não é diferente das jovens de sua época. Porém, há algo tenebroso em seu passado. Aos 10 anos, Edith sofreu dois grandes traumas: o falecimento de sua mãe e, três semanas depois, o encontro com um fantasma — a Sra. Cushing, sua própria mãe. Ainda hoje Edith se lembra daquela noite: o tique-taque do relógio, o ranger das tábuas do assoalho, o farfalhar do robe de seda com o qual a mãe fora enterrada, o estalido dos ossos sob a pele que já definhava, a mão decomposta em seu ombro... e um recado enigmático.

Sem medir esforços para realizar seu sonho, ela acaba conhecendo Sir Thomas Sharpe, um homem misterioso, dono de terras na Inglaterra e de uma mente criativa como a dela. Isso logo desperta o interesse da jovem, que busca mais informações sobre ele e sobre Allerdale Hall, a propriedade ancestral da família Sharpe. No entanto, o que Edith não encontra em suas pesquisas são os segredos terríveis guardados pelo nobre inglês, que irão assombrá-la para sempre.


O CINEMA DE MEUS OLHOS
Vinicius de Moraes, ed. Companhia das Letras
Onde comprar: Livraria da Travessa | Saraiva
Vinicius de Moraes amava o cinema. Mantinha o hábito de frequentar a sala escura, escrevia críticas e comentários, acompanhava as mudanças - tecnológicas e estéticas - da sétima arte. Essa convivência com filmes aumentou bastante quando, no final da década de 1940, o então jovem diplomata foi servir no consulado geral do Brasil em Los Angeles. Na meca do cinema, pôde conviver com estrelas como Orson Welles e Carmen Miranda, entre outras.

Esta edição, organizada pelo crítico Carlos Augusto Calil, traz novos textos de Vinicius de Moraes sobre o cinema, seus grandes diretores, as grandes estrelas. Líricos, por vezes críticos, sempre muito bem-informados, os escritos cinematográficos do grande poeta brasileiro continuam um convite ao prazer das telas e das páginas.


GALVEIAS
José Luís Peixoto, ed. Companhia das Letras
Onde comprar: Fnac
Pequena aldeia no Alentejo, interior de Portugal, Galveias é onde nasceu José Luís Peixoto. A partir de suas memórias de infância, o autor constrói neste romance o universo de um lugarejo quase parado no tempo, que subitamente se vê diante de um imenso mistério.

Com grandes histórias e um elenco de personagens admiráveis, ele traça um retrato da vida rural portuguesa no início dos anos 1980, que vivia então um embate entre a tradição e a inevitável chegada da modernidade, em um momento economicamente difícil para o país. Um livro essencial para compreender a identidade lusitana no mundo contemporâneo.


A ILHA DAS SETE LUAS
Markus Sedgwick, ed. Novo Século
Onde comprar: Livraria da Travessa | Amazon (livro físico)
Em 2073, na remota e fascinante ilha Bendita, há rumores de que ninguém envelhece e de que não há crianças. O jornalista Eric Sete desembarca na ilha para investigar esse mistério. Depara-se, então, com Merle, uma jovem e linda garota. E Eric tem a estranha sensação de que ela sempre habitou seu coração e de que estava destinado a encontrá-la. Mais uma vez.

A Ilha das Sete Luas é uma história de amor e mistério que ultrapassa o tempo, o espaço e a própria vida. Uma narrativa de horror e beleza, ternura e sacrifício.


VIDA, CAMINHO E DESTINO
Edson Luiz Pocahi, ed. Novo Século
Onde comprar: Livraria da Travessa | Amazon (livro físico)
Roberto, um jovem repleto de sonhos e planos para a vida, morre, mas apenas fisicamente, pois este é só o início de sua trajetória. A partir daí, as decisões passam a ter grande peso sobre ele. O que fazer? Acompanhar seu corpo físico? Desvendar o mistério de sua morte? Comunicar-se com o mundo dos vivos? Ele tem diversos caminhos. Quem decidirá será o leitor.

Em formato de livro-jogo, o primeiro livro da série "Vida, Caminho e Destino" tem uma via em comum: a do aprendizado. A cada escolha, muitos conhecimentos serão adquiridos por meio de reflexões. É possível reler e fazer escolhas diferentes, abrindo novos horizontes e chegando a finais surpreendentes.


STONER (capa dura)
John Williams, ed. Rádio Londres
Onde comprar: Fnac | Livraria da Travessa
Stoner é a história da vida de um homem entre as décadas de 1910 e 1950: William Stoner, filho único de camponeses humildes, quase por acaso descobre sua paixão pelos estudos literários e se torna professor universitário.

Em uma prosa linear e límpida, narram-se o progressivo afastamento de Stoner da própria família, as relações complicadas com os colegas, as amizades tragicamente marcadas pela guerra, a difícil vida conjugal, o impossível amor clandestino por uma professora mais jovem e o encontro com a morte. Stoner reage às provações da vida com aparente impassibilidade e silencioso estoicismo, emergindo como um inesquecível e trágico herói da vida cotidiana.


****************

E aí, quais desses vocês já têm na wishlist?!

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Me segue no Instagram!

Parceiros