8 filmes de Natal que me marcaram, da infância à idade adulta | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Filme: Um Tio Quase Perfeito  Livros recebidos em abril  Resenha + Sorteio: Quer que eu desenhe? (vol.2)
Leituras de abril

8 filmes de Natal que me marcaram, da infância à idade adulta

Chazz Palminteri 24 de dezembro de 2015 Aline T.K.M. 4 COMENTÁRIOS


Falar dos melhores filmes de Natal, daqueles que a gente já viu 7593341 vezes e têm lugar garantido na memória, é tarefa fácil e supergostosa. Mas, enquanto pensava em quais filmes natalinos incluiria neste post, percebi que a lista que se formava ia por um caminho um pouquinho diferente da lista manjadinha de filmes mais legais sobre Papai Noel, bonecos de neve, árvore e luzinhas.

A lista que estava nascendo tinha muito mais a ver com os filmes que me marcaram ao longo da vida, da infância à idade adulta. O Natal está presente, claro, mas nem sempre em primeiro plano. Claro que incluí alguns dos clássicos inevitáveis, que mexeram com toda uma geração, mas também tem um ou outro que a gente não associa à data festiva logo de primeira - apesar de ela estar lá.

Ah, e antes que alguém pergunte, não incluí Simplesmente Amor. Nossa, mas por quê? Você tá bem loka??? Não enlouqueci! Óbvio que eu curto o filme, é bonitinho, mas como ele é um dos filmes recentes que primeiro vêm à cabeça quando pensamos em Natal, achei que tudo bem se ele ficasse simplesmente “subentendido” – até porque Simplesmente Amor está em dez entre dez listas de filmes de Natal.

Eis então 8 filmes natalinos que me marcaram em diferentes fases da vida, na infância, adolescência e idade adulta:

1. Esqueceram de Mim (1990)
Home Alone, de Chris Columbus
Uma família de Chicago planeja passar o Natal em Paris. Porém, em meio às confusões da viagem, um dos filhos, Kevin (Macaulay Culkin), acaba esquecido em casa. O garoto de apenas oito anos é obrigado a se virar sozinho e defender a casa de dois insistentes ladrões.


2. Edward Mãos de Tesoura (1990)
Edward Scissorhands, de Tim Burton
Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha. Criado por um inventor (Vincent Price) que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, Edward possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.


3. O Estranho Mundo de Jack (1993)
The Nightmare Before Christmas, de Henry Selick
Jack Skellington (Chris Sarandon) é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte mas, após mais um Halloween, Jack se mostra cansado de fazer aquilo todos os anos. Assim ele deixa os limites da Cidade do Halloween e vagueia pela floresta. Por acaso acha alguns portais, sendo que cada um leva até um tipo festividade. Jack acaba atravessando o portal do Natal, onde vê demonstrações do espírito natalino. Ao retornar para a Cidade do Halloween, sem ter compreendido o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel (Edward Ivory) e fazerem seu próprio Natal. Apesar de argumentos fortes de sua leal namorada Sally (Catherine O'Hara) contra o projeto, o Papai Noel é capturado. Mas os fatos mostrarão que Sally estava totalmente certa.


4. O Grinch (2000)
How the Grinch Stole the Christmas, de Ron Howard
Baseado em um livro do Dr. Seuss. Um Grinch (Jim Carrey) que odeia o Natal resolve criar um plano para impedir que os habitantes da pequena cidade de Quemlândia possam comemorar a data festiva. Para tanto, na véspera do grande dia, o Grinch resolve invadir as casas das pessoas e furtivamente roubar delas tudo o que esteja relacionado ao Natal. Uma pequena criança, Cindy Lou Who (Taylor Momsen), tenta convencê-lo da beleza do Natal e decide ficar sua amiga.


5. Escrito nas Estrelas (2001)
Serendipity, de Peter Chelsom
Num apressado dia de compras no inverno de 1990, Jonathan Trager (John Cusack) conhece Sara Thomas (Kate Beckinsale). Dois estranhos no meio da massa em NY, seus caminhos se cruzam em um feriado, sendo que logo sentem entre eles uma atração mútua. Apesar do fato de ambos estarem envolvidos em outras relações, Jonathan e Sara passam a noite andando por Manhattan. Quando a noite chega ao fim, os dois são forçados a determinar algo como seu próximo passo. Quando Jonathan sugere uma troca de telefones, Sara rejeita e propõe uma ideia que dará ao destino o controle de seu futuro: se eles tiverem que ficar juntos, eles encontrarão o caminho de volta para a vida um do outro.


6. Anjo de Vidro (2004)
Noel, de Chazz Palminteri
É Natal em Nova York. As ruas estão cobertas de neve, músicas natalinas estão por toda parte e as pessoas andam apressadas em direção às lojas, para comprar os presentes de última hora. Porém um grupo de pessoas está completamente à parte deste clima. Alguns deles são Rose (Susan Sarandon), uma mulher emocionalmente frágil cuja mãe está no hospital, e Mike (Paul Walker), um policial que briga com um homem mais velho (Alan Arkin). Porém alguns encontros na véspera de Natal fazem com que eles repensem a vida.


7. O Amor Não Tira Férias (2006)
The Holiday, de Nancy Meyers
Iris Simpkins (Kate Winslet) escreve uma coluna sobre casamento bastante conhecida no Daily Telegraph, de Londres. Ela está apaixonada por um cara que está prestes a se casar com outra. Bem longe dali, em Los Angeles, Amanda Woods (Cameron Diaz), dona de uma próspera agência de publicidade especializada na produção de trailers de filmes, descobre que seu companheiro não tem sido fiel. Decidida a não passar o Natal em sua cidade, Amanda encontra na internet um site especializado em intercâmbio de casas. Ela e Iris entram em contato e, impulsivamente, as duas concordam em trocar de continente e de casa por duas semanas. Logo a mudança trará reflexos na vida amorosa de ambas, com Iris conhecendo Miles (Jack Black), um compositor de cinema, e Amanda se envolvendo com Graham (Jude Law), irmão de Iris.


8. Em Paris (2006)
Dans Paris, de Christophe Honoré
Mirko (Guy Marchand) tem dois filhos: os jovens Paul (Romain Duris) e Jonathan (Louis Garrel). O primeiro é confuso e o segundo, irresponsável. Paul sofre do mesmo tipo de depressão que levou sua irmã ao suicídio, alguns anos antes. Ele vivia com a namorada Anna (Joana Preiss), mas após brigar com ela voltou a morar com o pai. À véspera do Natal na capital francesa, Jonathan vive aventuras românticas pela cidade, enquanto Paul se recusa a sair da cama e do quarto.


***************

Feliz Natal! ♥

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

4 COMENTÁRIOS

  1. Ótima seleção de filmes com temas natalinos *-* Assisti-los nessa época é maravilhoso! Adorei

    http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais legal é que o Natal nem sempre é o "tema central". Enfim, gosto muito desses filmes. ^^

      Excluir
  2. Adoro listas de filmes!

    Quero ver Escrito nas estrelas para ontem ;) Os outros eu já conheço - alguns já vi e outros ainda não rs - hahha eu coloquei Simplesmente Amor na minha lista de filmes de natal no blog!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha ah, mas faz sentido, Simplesmente Amor é um filme de Natal por excelência, mas como ele já sai bastante eu não coloquei. Mas com certeza foi um dos primeiros que lembrei hahaha. Beijo!

      Excluir

Segue @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros