Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
5 coisas que eu achei sobre Os 13 Porquês | Tipos de bullies, apologia ao suicídio  Literatura pulp: Noite Escura, de Rodrigo Tavares  Leituras de fevereiro: li 7 livros!

Lançamentos imperdíveis de novembro

Aleph 29 de novembro de 2015 Aline T.K.M. 2 COMENTÁRIOS


Este novembro teve lançamento até dizer chega! Aproveitando o clima de black friday – várias lojas ainda estão com preços ótimos – separei os títulos que mais me deixaram curiosa e pesquisei os melhores preços para vocês.

Alguns deles, como Melancolia e Cubiculados, já acharam um lugarzinho na minha fila de leitura. Outros foram parar na minha wishlist, como é o caso de Uma menina está perdida no seu século à procura do pai, Espere a primavera, Bandini e Mulheres de Cinzas.

Ah, para quem curte contos de princesas e infantis, tem A Bela e a Adormecida – uma releitura contemporânea por Neil Gaiman – e Bambi. Sim, o livro que inspirou o clássico desenho da Disney pela primeira vez está disponível em português, em uma edição caprichada, capa dura e ilustrada. Item obrigatório na estante!

Bem, tem um montão de coisa bacaninha, confiram abaixo os lançamentos imperdíveis de novembro:

UM CARTÃO – SENTIMENTOS COTIDIANOS
Pedro Henrique, ed. Fábrica231
Onde comprar: Saraiva | Extra
Uma ideia na cabeça e uma conta no Instagram. Nascia assim a página Um Cartão, criada pelo jovem carioca Pedro Henrique, que de forma despretensiosa resolveu colocar no papel – e na web – seus pensamentos sobre a vida e o amor como forma de extravasar os sentimentos. A página reúne postagens sobre sentimentos do cotidiano na forma de pequenos cartões ilustrados e escritos à mão. Depois de conquistar mais de 600 mil seguidores, o projeto se transforma em livro, em formato de cartões serrilhados que podem ser lidos como uma grande coleção de tiradas inspiradoras e bem-humoradas ou destacados para serem compartilhados com os amigos ou mesmo usados na decoração.

O livro reúne 91 cartões destacáveis com mensagens diretas e cheias de otimismo e conta com projeto gráfico diferenciado. Nada mal para quem escreveu em um de seus posts que “As grandes histórias começam por acaso”.


A BELA E A ADORMECIDA
Neil Gaiman, ilustração de Chris Riddel, ed. Rocco – Jovens Leitores
Onde comprar: Livraria da Travessa | Amazon (livro físico)
Uma rainha disposta a decidir o próprio futuro, e a princesa que precisa de resgate não é exatamente quem parece ser. Um dos maiores nomes da literatura de fantasia da atualidade, Gaiman une-se a um dos mais premiados ilustradores britânicos para criar uma obra surpreendente. Aqui, a história de Branca de Neve se entrelaça com a da Bela Adormecida e as queridas heroínas dos contos de fadas são reinventadas em uma incrível releitura contemporânea.

Uma jovem rainha é informada, na véspera de seu casamento, sobre uma estranha praga que assola as fronteiras do seu reino. Um sono mágico se espalhava pelo território vizinho e ameaçava os seus domínios. Na companhia de três anões, ela abandona o fino vestido da festa, pega sua espada e armadura e parte pelos túneis dos anões para o reino adormecido. Uma viagem repleta de ação e suspense, até uma estonteante descoberta.

Primeiro lugar na lista dos mais vendidos do The New York Times, A Bela e Adormecida tem projeto gráfico sofisticado, edição em capa dura e sobrecapa com papel transparente. As ilustrações de miolo são em preto e branco, mas acompanhadas de pantone dourado que dão destaque a detalhes da trama.


CUBICULADOS – A HISTÓRIA SECRETA DO LOCAL DE TRABALHO
Nikil Saval, ed. Rocco
Onde comprar: Saraiva | Submarino | Amazon (edição Kindle)
Até hoje, ninguém tinha parado para narrar as origens do escritório, esse lugar onde, a contragosto, muitos acabam por passar boa parte da existência. Para além de um simples registro histórico, o autor traça uma crônica saborosa sobre a evolução dos escritórios e tenta entender por que eles se tornaram a cultura profissional dominante.

Saval parte de um número – 93% das pessoas prefeririam outro espaço para trabalhar – e de uma cena que, captada por uma câmera de segurança, se tornou viral nas redes: um momento de fúria dentro de um escritório, no qual um homem, sem motivo aparente, lança o monitor do computador sobre o colega da baia vizinha, chuta furiosamente as divisórias e, com um bastão, golpeia com força uma impressora até ser imobilizado e incapacitado por uma arma de eletrochoque.

Um dos objetivos do autor é justamente compreender a essência desse ódio ao escritório. Mesclando o pop ao acadêmico – passando por Rousseau, Mad Men e Dilbert, por exemplo – Cubiculados fala por intermédio de funcionários anônimos e suas máquinas de escrever, armários de arquivos, escrivaninhas e cadeiras, mas é também uma obra sobre indivíduos que procuraram modelar o escritório – física e socialmente – com o objetivo de melhorar a vida e a produtividade dos trabalhadores. Mas o maior mérito de Nikil Saval é lançar mão de um símbolo universal do tédio para produzir uma obra brilhante e coesa que, a despeito do tema, é leitura indicada até mesmo para as horas vagas e os dias de folga.


PRÍNCIPE LESTAT – AS CRÔNICAS VAMPIRESCAS
Anne Rice, ed. Rocco
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Amazon (edição Kindle)
O vampiro Lestat, astro maior das Crônicas Vampirescas, está de volta com um mistério: uma voz em sua cabeça que o atormenta, incitando-o a fazer coisas que ele não deseja. Ao mesmo tempo, irmandades inteiras de mortos-vivos estão sendo aniquiladas. Essa mesma voz misteriosa vaga pelas mentes de outros imortais convencendo antiquíssimos bebedores de sangue, que repousam há séculos sob a terra, a se levantarem para destruir seus iguais. A voz joga os anciões contra os jovens e uns contra os outros, alimentando-se da paranoia. Mas quem é a voz? Quem está ameaçando todo o mundo dos vampiros? Por quê? E o que fazer a respeito dela?

Reunindo todos os lendários personagens dos livros anteriores em uma amarração impressionante da trama, Príncipe Lestat traz uma ameaça que põe em risco a própria existência dos vampiros. Passando por várias partes do mundo, desta vez a autora também faz do Rio de Janeiro e da Amazônia seus cenários. Mantendo-se fiel ao seu já conhecido estilo romântico e gótico, Anne Rice elucida vários aspectos de sua própria mitologia com explicações há muito aguardadas pelos leitores, como as verdadeiras origens da Talamasca e a história de Magnus, o criador de Lestat. Personagens que haviam sido apenas brevemente citados no passado recebem nomes e vida próprios nesta nova obra, tão esperada pelos amantes de vampiros do mundo todo.


O LIVRO SECRETO
Grégory Samak, ed. Intrínseca
Onde comprar: Saraiva | Livraria da TravessaAmazon (livro físico) | Amazon (edição Kindle)
O que você faria se pudesse mudar o destino? Elias Ein é um idoso solitário que decide se mudar para uma pequena cidade na Áustria, em busca de tranquilidade para aproveitar a aposentadoria. Na nova casa, ele encontra uma biblioteca contendo algo maravilhoso: o Grande Livro da Vida, uma obra sagrada em que Deus escreveu o destino de cada ser humano. As citações extraordinárias do livro determinam o curso da história, e quem tem posse da obra tem o poder de reescrevê-lo.

Fascinado pela descoberta, Elias, que ao longo da vida testemunhou a ascensão do nazismo e perdeu seus familiares no Holocausto, decide usar a obra para dar novo rumo a uma das maiores tragédias da humanidade. Ele vai tentar salvar aqueles que ama, mas sabe que, acima de tudo, é o destino de todo um povo que está em jogo. Com um segredo em mãos e muitas decisões a tomar, Elias vai viver uma aventura que o levará mais longe do que podia imaginar. Uma história atemporal, cativante e sensível, que mistura elementos fantásticos e fatos históricos.


AUGGIE & EU – TRÊS HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS
R. J. Palacio, ed. Intrínseca
Onde comprar: Livraria da Folha | Submarino
Extensão do romance Extraordinário, neste novo livro, Julian, Christopher e Charlotte, personagens da vida de Auggie, narram seus encontros e desencontros com o amigo extraordinário em três contos diferentes.

“O capítulo do Julian” dá voz a um personagem controverso: o menino que liderava o bullying contra Auggie na escola. Enfim temos a oportunidade de entender o que o levou a agir dessa forma e o que Julian pensa das próprias ações. Em “Plutão”, o narrador é Christopher, o primeiro amigo de Auggie. Os dois meninos compartilham lembranças da infância e, apesar de terem se distanciado, aprendem que boas amizades sempre valem um esforcinho a mais. “Shingaling” mostra Auggie pelos olhos de Charlotte, a única menina entre as três crianças escolhidas para apresentar a Auggie a escola. Com ela entramos no universo das garotas e vemos como a chegada de Auggie afetou as relações entre elas.


DIÁRIO EXTRAORDINÁRIO
R. J. Palacio, ed. Intrínseca
Onde comprar: Submarino | Saraiva
Diário Extraordinário é um convite a encontrarmos o escritor que existe em cada um de nós - um caderno pautado e ilustrado, com frases inspiradoras e espaço de sobra para colocarmos no papel tudo o que vier à cabeça. Um presente para todos que se apaixonaram pela história de Auggie, o menino de aparência incomum que enfrenta muitos desafios em Extraordinário.

Assim como em 365 dias extraordinários, R. J. Palacio recorre a seus romances e contos anteriores para pinçar dos textos o melhor de cada personagem, e combina essas máximas com aforismos de grandes nomes do pensamento mundial, como Rousseau, Pascal e o Dalai Lama. Tudo isso com o intuito de oferecer inspiração para que o leitor encontre a própria voz, preenchendo as páginas com seus pensamentos, ideias, planos e recordações especiais.


UMA PERGUNTA POR DIA
Potter Style, ed. Intrínseca
Onde comprar: Saraiva | Livraria da Travessa
Uma Pergunta Por Dia convida a registrar suas respostas a uma variedade de questões, das mais simples às mais complicadas, como "Para onde você quer fazer sua próxima viagem?" ou "Escreva a primeira linha da sua autobiografia". Em cada página há espaço para cinco respostas, uma por ano, ao longo de cinco anos. Com o passar do tempo, quando voltar a um dia já anotado, o dono do diário encontrará seus pensamentos anteriores, num exercício divertido e construtivo de recordar e refletir. As possibilidades são infinitas: responda sozinho, com o melhor amigo ou com um grupo inteiro de amigos; um casal pode registrar junto suas respostas, cada um em seu livro ou num livro só. Respondendo, relendo, guardando para si ou compartilhando, a brincadeira funciona como uma verdadeira cápsula do tempo – termine um ano, inicie outro e redescubra a cada página um novo eu.


S.
J. J. Abrams e Doug Dorst, ed. Intrínseca
Onde comprar: Saraiva | Amazon (edição Kindle)
Um livro. Dois leitores. Uma jovem encontra numa biblioteca um livro com anotações de um estranho. As margens repletas de observações revelam um leitor inebriado pela história e pelo misterioso autor da obra. Ela responde os comentários e devolve o livro, que o estranho volta a pegar. Ele é Eric, ela é Jennifer, e o inesperado diálogo dos dois os faz mergulhar no desconhecido. É esse velho exemplar típico de biblioteca - consultado, anotado, manuseado - intitulado O Navio de Teseu, de V. M. Straka, que o leitor encontrará dentro da caixa preta e selada de S.

S. está longe de ser um livro convencional. A obra conecta ao menos quatro histórias, que se desdobram ao mesmo tempo, embora não necessariamente em ordem cronológica. É um livro-jogo, que oferece várias possibilidades de leitura e instiga o leitor a decifrar os mistérios, códigos e pistas contidos em toda a obra. Seja nas notas, nas margens ou nos outros itens da caixa, há sempre algo além do que se vê aguardando para ser descoberto.


SANGUE NA NEVE
Jo Nesbø, ed. Record
Onde comprar: Americanas | Submarino
O norueguês Jo Nesbø, mestre do thriller escandinavo e com mais de 28 milhões de livros vendidos no mundo, está de volta.

Olav tem apenas um talento: matar pessoas a sangue-frio. Não há nada que ele preze mais que ter o poder sobre a vida e a morte. Porém, sua natureza sensível é proporcional às suas habilidades como matador de aluguel. Uma vez tentou roubar bancos, mas não deu certo – ele se sentiu tão culpado que foi visitar uma das vítimas no hospital. Agenciar mulheres para prostituição, idem – Olav se apaixona muito fácil. O assassinato foi tudo que lhe restou. Ele leva uma vida solitária em Oslo até se ver envolvido em um trabalho importante para um dos mais perigosos chefes do crime organizado na cidade, Daniel Hoffman. Ao aceitá-lo, Olav finalmente conhece a mulher da sua vida, mas logo se depara com dois problemas. O primeiro é que ela é a esposa do chefe. E o segundo é que ele foi contratado para matá-la.


O LIVRO DOS PERSONAGENS DE HARRY POTTER
Jody Revenson, ed. Galera Record
Onde comprar: Saraiva | Amazon (livro físico)
De Harry, Rony e Hermione, passando por Dumbledore, Hagrid e os comensais da morte de Lord Voldemort, os filmes da série Harry Potter são marcados por uma extraordinária variedade de personagens, tanto charmosos quanto temíveis. O Livro dos Personagens de Harry Potter fornece um cativante olhar sobre o processo criativo que possibilitou dar vida aos personagens do mundo bruxo nos cinemas, desde os figurinos e a maquiagem até os efeitos especiais e adereços essenciais. Perfis detalhados de cada personagem incluem ideias de bastidores para os atores, conceitos artísticos nunca antes vistos, ensaios fotográficos, e muitos outros segredos guardados nos arquivos da Warner Bros., além de incríveis materiais extras.


ANTES QUE SEQUE
Marta Barcellos, ed. Record
Onde comprar: Livraria da Folha | Livraria da Travessa
Doze contos sobre doze mulheres que se defrontam com uma mesma impossibilidade: a de engravidar e corresponder a uma figura maternal idealizada. A autora costura essas histórias com uma linguagem eficaz, ao mesmo tempo pungente e delicada, incitando o leitor, fascinando-o e conduzindo-o por contos que giram em torno da classe média alta e seus códigos; da promessa de felicidade que não se cumpre em padrões de consumo e aparências; da urgência e do mal-estar de se viver em uma sociedade de contrastes. Vencedor do prêmio SESC de Literatura 2015 na categoria Contos.


PEARL JAM TWENTY
Pearl Jam, ed. BestSeller
Onde comprar: Livraria da Travessa | Livraria da Folha | Amazon (livro físico)
Neste livro, os músicos do Pearl Jam narram sua jornada de duas décadas, desde os anos de formação do grupo até o lançamento de Backspacer — álbum lançado por conta própria que atingiu o topo das paradas. Eles revelam suas influências e as lembranças de seus shows favoritos e fornecem detalhes sobre momentos marcantes da história do grupo — a dolorosa perda de Andy Wood, líder da banda pré-Pearl Jam de Stone e Jeff, Mother Love Bone; a batalha contra a Ticketmaster; a tragédia de Roskilde —, bem como a motivação para usar seu sucesso para aprofundar o compromisso da banda com a justiça social. O resultado é um autorretrato íntimo, sem precedentes e ricamente ilustrado, repleto de histórias divertidas e pouco conhecidas, recordações pessoais, comentários sobre as turnês, setlists dos shows, fotografias nunca antes vistas, desenhos e cartas.


AULAS DE LITERATURA
Julio Cortázar, ed. Civilização Brasileira
Onde comprar: Saraiva | Livraria da Travessa
Berkeley, Califórnia. Outono de 1980. Depois de inúmeras recusas, Julio Cortázar aceita dar um curso universitário de dois meses nos EUA. Não se trata de conferências didáticas, mas de conversas sobre literatura e sobre tudo acerca de sua experiência como escritor. Reunidas neste livro, as aulas de Cortázar em Berkeley abordam temas como musicalidade, humor e erotismo na literatura, entre muitos outros.


DEMIAN
Hermann Hesse, ed. Record
Onde comprar: Livraria da Travessa | Livraria Cultura
Clássico de Herman Hesse publicado originalmente em 1919, Demian ganha edição revisada, com tradução revista e capa nova, para celebrar os 50 anos de sua primeira edição brasileira. A história acompanha a jornada de descobertas e autoconhecimento do jovem Emil Sinclair. O ponto de partida é sua amizade com carismático e questionador Max Demian, que o ajuda a se rebelar contra as convenções da sociedade.


ESPERE A PRIMAVERA, BANDINI
John Fante, ed. José Olympio
Onde comprar: Livraria Cultura | Amazon (livro físico)
Primeiro romance de John Fante, publicado originalmente nos Estados Unidos, em 1938, este livro narra as histórias de Arturo Bandini, alter ego do autor internacionalmente conhecido pelo bestseller Pergunte ao Pó. Bandini, filho de imigrantes italianos, acompanha o sofrimento dos pais, que estão separados e não conseguem se entender, enquanto tenta lidar com seus próprios dilemas na escola e com os irmãos, no congelante estado do Colorado. Comovente e engraçado, o livro nos mostra o olhar cortante, sensível e sarcástico de um dos personagens mais icônicos da literatura norte-americana.


TODAS AS MULHERES
Carpinejar, ed. Bertrand Brasil
Onde comprar: Saraiva | Amazon (livro físico)
Todas as Mulheres marca o retorno de Carpinejar à poesia depois de oito anos. A obra é uma espécie de Brás Cubas da poesia. Num poema único, sem pausas, o protagonista já morto realiza um balanço sincero e implacável de sua trajetória sentimental, pontuada por vários casamentos e separações. Assim, ao longo de seu enterro, tenta entender quem foi a mulher que mais o amou.


UMA MENINA ESTÁ PERDIDA NO SEU SÉCULO À PROCURA DO PAI
Gonçalo M. Tavares, ed. Companhia das Letras
Onde comprar: Saraiva | Livraria da Travessa
Na Europa após a Segunda Guerra, em meio a uma paisagem de escombros, figuras esqueléticas e quase absoluto desamparo social e psicológico, uma menina e um homem perambulam por entre as ruínas. A menina é Hanna, tem catorze anos, é portadora de uma doença congênita e está em busca do pai; o homem é Marius, sujeito enigmático que parece se esconder do próprio passado.

Hanna se lança num questionamento sobre o que é o ser humano e, junto com Marius, vai parar em um estranho hotel em Berlim: os quartos não têm números, mas carregam os nomes dos campos de concentração que, pouco tempo antes, foram o palco do inferno para milhões de pessoas. Quando Marius pergunta por que fazem aquilo, a dona do hotel responde: “Porque podemos. Somos judeus”.

Avesso às convenções do gênero, o português Gonçalo M. Tavares constrói um retrato a um só tempo abstrato e absolutamente tocante sobre as verdadeiras vítimas da guerra: as pessoas comuns, aquelas mais fragilizadas, que de repente se veem à margem de todos os acontecimentos. Com maestria, o autor apresenta a vida de seus personagens com intensidade, empatia e um gosto quase inesgotável para capturar os detalhes mais inesperados da vida de cada um.


MULHERES DE CINZAS – TRILOGIA AS AREIAS DO IMPERADOR #1
Mia Couto, ed. Companhia das Letras
Onde comprar: Saraiva | Livraria da Travessa
Primeiro livro da trilogia As Areias do Imperador, Mulheres de Cinzas é um romance histórico sobre a época em que o sul de Moçambique era governado por Ngungunyane, o último grande líder do Estado de Gaza. Em fins do século XIX, o sargento português Germano de Melo foi enviado ao vilarejo de Nkokolani para participar da batalha contra o imperador que ameaçava o domínio colonial. Lá, ele encontra Imani, uma garota local de quinze anos que lhe servirá de intérprete. Enquanto um dos irmãos da menina lutava pela coroa de Portugal, o outro se uniu aos guerreiros tribais. Aos poucos, Germano e Imani se envolvem, apesar de todas as diferenças entre seus mundos. Porém, num país assombrado pela guerra dos homens, a única saída para uma mulher é passar desapercebida, como se fosse feita de sombras ou de cinzas.


PERCATEMPOS – TUDO O QUE FAÇO QUANDO NÃO SEI O QUE FAZER
Gregorio Duvivier, ed. Companhia das Letras
Onde comprar: Saraiva | Submarino
Depois de surpreender a todos com sua verve poética em Ligue os Pontos, e de se consolidar como um dos mais inventivos cronistas brasileiros da nova geração com Put Some Farofa, o aclamado ator e roteirista do Porta dos Fundos revela nova face de seu talento. Com influência de Millôr, Sempé, Steinberg e de sua avó Ivna, Gregorio Duvivier nos oferece dezenas de desenhos inéditos de nanquim e aquarela, que conciliam o lirismo, a irreverência e o engenho já familiares a seus fãs. Em um passeio pelo repertório cultural do autor, vemos reinventadas vida e língua cotidianas. A originalidade e o frescor de Gregorio estão de volta, dessa vez para enriquecer a tradição de nosso humor gráfico.


RECEITA DE ANO-NOVO
Carlos Drummond de Andrade, ed. Companhia das Letras
Onde comprar: Livraria da Folha | Amazon (livro físico)
Natal, Ano-Novo, tempo de balanço pessoal, de renovação. Sentimentos um tanto ambíguos se alternam, quando a eletricidade pelo encerramento de mais um ciclo vem acompanhada de inefável melancolia. Esse é o espírito evocado pelos poemas de Carlos Drummond de Andrade, selecionados por Luis Mauricio Graña Drummond e Pedro Augusto Graña Drummond, neste Receita de Ano-Novo.

Com projeto gráfico exclusivo e ilustrações de Andrés Sandoval, colaborador de publicações como piauí e The New Yorker e autor de Socorram-me em Marrocos, Receita de Ano-Novo é um brinde - muito drummondiano, pois - ao final do ano. Boas festas!


COMO STAR WARS CONQUISTOU O UNIVERSO
Chris Taylor, ed. Aleph
Onde comprar: Submarino | Amazon (livro físico)
Por várias gerações, Star Wars tem arrastado fãs de todas as idades aos cinemas, às lojas de brinquedos, às livrarias — praticamente a todo lugar que se vai, Star Wars está presente como uma entidade maior do que os filmes da saga. É indiscutivelmente o maior fenômeno da cultura pop, tão abrangente em todos os sentidos que mesmo aqueles que não assistiram ao filme conhecem a figura de Darth Vader e a maior revelação da história criada pelo cineasta George Lucas.

Chris Taylor revela segredos que até o fã mais radical desconhecia, derruba e confirma antigos mitos e rumores sobre sua produção, e dá voz a todo mundo que foi relevante na criação de Star Wars como um todo, de aliados a desafetos de George Lucas. Porém, apesar de falar sobre Star Wars, o livro vai muito além: fala sobre cinema em geral, administração, gerenciamento de marca e até determinação pessoal.


ELA ESTÁ EM TODO LUGAR
Cherie Priest, ed. Gutenberg
Onde comprar: Saraiva | Submarino
May e Libby criaram a Princess X no dia em que se conheceram, e desde então tornaram-se inseparáveis. Através da personagem, as garotas mataram todos os dragões e escalaram todas as montanhas que a imaginação delas pôde criar. Até Libby e sua mãe morrerem em um acidente de carro.

Três anos depois, May começa a ver imagens da Princess X em adesivos e pôsteres por toda a cidade. Isso só pode significar uma coisa: Libby está viva. E May não vai parar enquanto não encontrá-la.


À SOMBRA DA FIGUEIRA
Vaddey Ratner, ed. Geração Editorial
Onde comprar: Submarino | Amazon (livro físico) | Amazon (edição Kindle)
Para a menina Raami, de sete anos de idade, o fim abrupto e trágico da infância começa com os passos de seu pai trazendo detalhes da guerra civil que invadiu as ruas de Phnom Pehn, a capital do Camboja. Logo o mundo privilegiado da família real é misturado ao caos da revolução e ao êxodo forçado.

Nos quatro anos seguintes, enquanto o Khmer Rouge tenta tirar da população qualquer traço de sua identidade individual, Raami se apega aos únicos vestígios de sua infância — lendas míticas e poemas contados a ela pelo seu pai. Em um clima de violência sistemática em que a lembrança é uma doença e a justificativa para execução sumária, Raami luta pela sua sobrevivência improvável.

Finalista do Prêmio PEN Hemingway, À Sombra da Figueira é uma história brilhantemente intricada sobre a resiliência humana, que vai levá-lo às profundezas do desespero e mostrar horrores abomináveis. Vai revelar uma cultura maravilhosamente rica, lutando para sobreviver através de pequenos gestos. Vai fazer com que jamais sejam esquecidas as atrocidades cometidas pelo regime Khmer Rouge. Vai lhe encher de esperança e mostrar que contar uma história pode nos ajudar não somente a sobreviver, mas a transcender o sofrimento, a crueldade e a perda.


MELANCOLIA
Jon Fosse, ed. Tordesilhas
Onde comprar: Fnac | Livraria da Folha (e-book)
Lars Hertervig é um jovem norueguês quaker de origem pobre. Graças à ajuda de um mecenas, estuda arte em Düsseldorf, na Alemanha, mas padece com terríveis inseguranças, obsessões sexuais e delírios incapacitantes.

Em uma prosa hipnótica, magnética, o dramaturgo e escritor norueguês Jon Fosse descreve em Melancolia um dia de crise e a sua repercussão anos mais tarde na vida do próprio Hertervig – e mais de um século depois na vida de um escritor inspirado pela obra do artista, que existiu de fato. Retrato extraordinário da mente perturbada de um artista, o livro revela uma consciência assustadoramente frágil, mas capaz de apreender com grande sensibilidade a beleza e a luz que há no mundo.


NICOTINA ZERO
Alexandre Rabelo, Hoo Editora
Onde comprar: Submarino | Livraria Cultura
Esta noite, o DJ está de folga. Não fará os corpos despejarem de prazer pelos toques mágicos de seus dedos. Esta noite, não será um deus. Não consegue sequer imaginar uma boa trilha sonora para embalar sua caminhada noturna pelo centro de uma São Paulo. Decide então que esta noite não haverá nem mesmo sexo. Sente que precisa sobreviver a seus 27 anos, idade crítica dos astros suicidas. Talvez esteja na hora de parar de fumar, ao menos para distrair-se de si mesmo. Ter uma boa causa, algo que faça contrair novamente uns músculos para além da euforia da juventude. Num beco, longe de todas as ilusões de neon, encontra um rapaz de preto, que só pode ser o diabo. Mas o diabo existe? E o que lhe ofereceria o diabo numa cidade que dá fácil acesso a toda espécie de prazer? Qual dádiva seria mais desafiadora que a do amor incondicional? O rapaz de preto ri com malícia e encanto diante desse pedido.


BAMBI
Felix Salten, ilustrações de Nino Cais, ed. Cosac Naify
Onde comprar: Submarino | Livraria da Travessa | Amazon (livro físico)
Um dos personagens mais amados por crianças e adultos do mundo todo, Bambi chega às prateleiras das livrarias pela primeira vez em português. Escrito pelo austríaco Felix Salten e publicado originalmente em 1923, o romance Bambi – Uma história de vida na floresta popularizou-se pela versão cinematográfica feita pelos estúdios Disney, em 1942. A narrativa doce – mas em certos momentos também sombria e dolorosa –, nos apresenta Bambi, o cervo que pouco a pouco vai desvendando os mistérios da floresta e, na batalha pela sobrevivência, entende que o homem, a quem chama apenas de Ele, é o seu principal inimigo.

Escrito sob a ótica dos animais, o livro tem como marca registrada os profundos diálogos entre os moradores da floresta, nos quais cabem assuntos dos mais variados, além de questionamentos acerca da vida. As delicadas ilustrações ficaram a cargo do premiado artista Nino Cais, que trabalhou com colagens de silhuetas dos bichos sobre recortes de livros de botânica, entre outros. Uma parábola atemporal sobre a vida e a morte que finalmente poderá ser redescoberta pelo leitor brasileiro.


A DESCONHECIDA
Peter Swanson, ed. Novo Conceito
Onde comprar: Saraiva | Extra
Uma história sombria, em uma atmosfera romântica e um quê de Hitchcock, sobre um homem que fora arrastado para uma trama irresistível de paixão e assassinato quando um antigo amor reaparece.

Em uma noite de sexta-feira, a rotina confortável e previsível de George Foss é quebrada quando, em um bar, uma bela mulher senta-se ao seu lado. A mesma mulher que desaparecera sem deixar vestígios vinte anos atrás. Agora, depois de tanto tempo, ela diz precisar de ajuda e George parece ser o único capaz de salvá-la. Será que ele a conhece o suficiente para poder ajudá-la?

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá!

    Quantos lançamentos incríveis, estou bastante curiosa para ler A Desconhecida, que já tenho aqui em casa, e também ELA ESTÁ EM TODO LUGAR!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books!
    http://www.mademoisellelovesbooks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Desconhecida me deixou curiosa, confesso! E Ela Está em Todo Lugar eu achei a proposta diferente do que costumo ler, gostei e leria com certeza. ^^ Beijooo.

      Excluir

Me segue no Instagram!

Parceiros