Lançamentos imperdíveis de julho | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Filme: Um Tio Quase Perfeito  Livros recebidos em abril  Resenha + Sorteio: Quer que eu desenhe? (vol.2)
Leituras de abril

Lançamentos imperdíveis de julho

Bertrand Brasil 27 de julho de 2015 Aline T.K.M. 2 COMENTÁRIOS

Julho chegou e já está quase indo embora, mas trouxe consigo lançamentos dignos de atenção. Bem, confesso que não foi tarefa fácil, mas selecionei aqui 16 títulos que acabaram de sair e que atraíram meu olhar logo de cara. Alguns deles entraram na minha wishlist como, por exemplo, Mosquitolândia, Sem Tetas Não Há Paraíso, e Brasyl; outros já estão na minha estante e fila de leitura, como O Último Policial.

Deem uma olhadinha nesses livros e tenho certeza que a wishlist de vocês vai crescer um poucão!

O MUNDO DE ANNE FRANK
Janny van der Molen, ed. Rocco Jovens Leitores
Onde comprar: SaraivaSubmarinoAmazon (livro físico)
O Mundo de Anne Frank – Lá fora a guerra é um mergulho profundo na história da menina que é até hoje símbolo do horror do regime nazista e referência histórica para as novas gerações.

Para escrever o livro, que tem a chancela da Fundação Anne Frank, a autora visitou a casa da família Frank na Alemanha e o esconderijo usado entre 1942 e 1944 em Amsterdã, conhecido como Anexo Secreto e hoje transformado em museu; visitou os campos de concentração de Westerbork, Auschwitz e Bergen-Belsen; realizou entrevistas e uma ampla pesquisa recorrendo a fontes diversas, como o famoso diário escrito pela jovem em que ela relata a vida no Anexo Secreto, documentos históricos e fotografias.

O resultado é uma obra rica e tocante que contextualiza a história de Anne Frank para as novas gerações com uma narrativa delicada e belas ilustrações de Martijn van der Linden. A autora recria o universo da jovem Anne desde o seu nascimento, em 12 de junho de 1929, até a sua morte, em 12 de março de 1945. A personalidade encantadora de Annelies Marie Frank, seus sonhos, interesses e sentimentos vão se desenhando à vista do leitor, que divide com ela as pequenas alegrias e as grandes angústias de uma (curta) vida que, na medida do possível, foi vivida com paixão e curiosidade. Uma história real e trágica (re)contada com sensibilidade e de forma acessível para leitores de todas as idades. Ao final, uma coleção de fotografias do acervo da família Frank complementa a obra, que vem lembrar às novas gerações que o horror não deve ser esquecido, para não correr o risco de se repetir.


O ÚLTIMO POLICIAL
Ben H. Winters, ed. Rocco
Onde comprar: SaraivaSubmarino
O fim do mundo tem data marcada. Então por que continuar investigando assassinatos e outros crimes? O detetive Hank Palace tem que encarar esta questão quando o asteroide 2011GV1 aparece nos radares terrestres. Não existe mais esperanças, apenas seis meses o separam da data do impacto. Primeiro de uma trilogia apocalíptica, o livro ganhou importantes prêmios literários – o Edgar, dedicado à literatura policial; e o Philip K. Dick, voltado para a ficção científica.

Em apenas seis meses a Terra será devastada por um asteroide em rota de colisão com o planeta. No caos que se instala, o recém-promovido detetive Hank Palace é chamado para investigar um suicídio (fato corriqueiro neste novo mundo perto do fim), mas alguns elementos estranhos na cena do crime e no passado do morto levam o detetive a questionar o veredito. Enquanto tenta desvendar o estranho quebra-cabeça que envolve a morte de Peter Zell, Palace tenta arrumar sua vida pessoal nesses meses restantes – uma irmã problemática e a paixão fulminante por uma das suspeitas do crime.

O Último Policial é um fascinante retrato de um Estados Unidos pré-apocalipse, um lugar onde a economia foi para o espaço, colheitas apodrecem nos campos e igrejas, sinagogas e mesquitas estão lotadas. Pessoas estão abandonando famílias, empregos e partindo em jornadas de descobertas ou apenas partindo. Somente Hank parece lutar contra o caos e manter sua posição, o último policial que ainda se importa.


NÓS, OS AFOGADOS
Carsten Jensen, ed. Tordesilhas
Onde comprar: SaraivaSaraiva (e-book)Livraria da FolhaAmazon (livro físico)
Com uma voz narrativa épica, Nós, os afogados é uma saga que remete às epopeias marítimas de Herman Melville e Robert Louis Stevenson. Compreendendo cem anos de história, o livro acompanha várias gerações de navegadores da cidade dinamarquesa de Marstal, onde as mulheres esperam e choram seus mortos. Elogio solene a um modo de vida que ficou para trás e relato comovente dos sofrimentos humanos, o livro é também a descrição crua de uma época em que a Europa passa por grandes transformações – e suas histórias de amor são um contraponto sensível ao insuperável afã do homem em conquistar o desconhecido.

Das rochas do Canadá às plantações exuberantes de Samoa, das tabernas barra-pesadas da Tasmânia às costas congeladas da Rússia – em Nós, os afogados, o leitor viaja pela vastidão do mundo e, através de seus personagens, experimenta paixões, desilusões, a graça e dor da sobrevivência.

Nascido em Marstal, na Dinamarca, Carsten Jensen é considerado um dos autores mais interessantes da cena escandinava atual. Jensen ganhou diversos prêmios literários, incluindo o Danish Bank – a mais importante premiação dinamarquesa – com a obra Nós, os afogados.


MOSQUITOLÂNDIA
David Arnold, ed. Intrínseca
Onde comprar: SaraivaSaraiva (e-book)Submarino
Após o inesperado divórcio dos pais, Mim Malone é arrastada de sua casa em Ohio para o árido Mississippi, onde passa a morar com o pai e a madrasta e a ser medicada contra a própria vontade. Porém, antes mesmo de a poeira da mudança baixar, ela descobre que a mãe está doente.

Mim foge de sua nova vida e embarca em um ônibus com destino a seu verdadeiro lugar, o lar de sua mãe, e acaba encontrando alguns companheiros de viagem muito interessantes pelo caminho. Quando a jornada de mais de mil quilômetros toma rumos inesperados, ela precisa confrontar os próprios demônios e redefinir seus conceitos de amor, lealdade e sanidade.

Com uma narrativa caleidoscópica e inesquecível, Mosquitolândia é uma odisseia contemporânea, uma história sobre as dificuldades do dia a dia e o que fazemos para enfrentá-las.


A NÁUSEA
Jean-Paul Sartre, ed. Nova Fronteira (Coleção 50 Anos)
Onde comprar: SubmarinoSaraiva
A Náusea, publicado originalmente em 1938, é o primeiro romance de Sartre. Nele estão presentes, de forma ficcional, todos os princípios do existencialismo que seriam mais tarde postulados em O Ser e o Nada, principal obra filosófica do autor.

Escrito sob a forma de diário íntimo, o autor constrói seu romance filosófico a partir dos sentimentos e da observação de ações banais de Antoine Roquentin, o protagonista, que, ao perambular por uma cidade desconhecida, é confrontado com o absurdo da condição humana.


FRAGMENTADOS
Neal Shusterman, ed. Novo Conceito
Onde comprar: SaraivaSaraiva (e-book)
Em uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços, três fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentaria. Unidos pelo acaso e pelo desespero, esses improváveis companheiros fazem uma alucinante viagem pelo país, conscientes de que suas vidas estão em jogo. Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos – desde as mãos até o coração – é caçada por um mundo ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe.

Em Fragmentados, Neal Shusterman desafia as ideias dos leitores sobre a vida: não apenas sobre onde ela começa e termina, mas sobre o que realmente significa estar vivo.


JOHN LENNON EM NOVA YORK: OS ANOS DE REVOLUÇÃO
James A. Mitchell, ed. Valentina
Onde comprar: SaraivaAmazon (livro físico)
Uma biografia única e ilustrada sobre a pouco conhecida fase pós-Beatles de Lennon.

1971. John Lennon se muda para Nova York na expectativa de assumir o papel de artista solo e produtor, ávido por se juntar à luta por justiça social e pelo fim da Guerra do Vietnã. Acolhido pelos líderes do movimento contra a guerra, estabeleceu-se no Greenwich Village e rapidamente tornou-se porta-voz do Movimento, inspirando solidariedade e defendendo causas. Visto como salvador por uma geração carente de heróis culturais, foi perseguido por Nixon e um governo sedento por silenciar seus inimigos e temeroso de que Lennon pudesse influenciar decisivamente a eleição presidencial que se avizinhava. Na mesma época, Lennon aprendeu a defender os ideais feministas e lançou os álbuns Imagine e Some Time in New York City.

Esta biografia única e ilustrada se baseia em entrevistas inéditas feitas pelo autor com os membros da banda underground norte-americana de Lennon, a Elephant’s Memory; com a escritora e líder feminista Gloria Steinem; com o cofundador da Bancada Negra do Congresso, Ron Dellums; com o veterano dos “Sete de Chicago” Rennie Davis; com o advogado especializado em imigração Leon Wildes; e com o poeta e ativista John Sinclair, o homem que Lennon libertou de uma sentença de dez anos de prisão – feito que demonstrou seu enorme poder político e cultural e pôs em marcha a surpreendente história aqui contada.


CLÍMAX
Chuck Palahniuk, ed. Leya
Onde comprar: SaraivaSubmarinoAmazon (livro físico)
O mesmo autor de Clube da Luta apresenta aqui um retrato afiado do feminismo, do prazer sexual e do apocalipse do marketing em uma nova narrativa sobre as psiques desconjuntadas de homens e mulheres contemporâneos.

Penny Harrigan é uma jovem recém-formada em Direito que trabalha no maior escritório de advocacia de Manhattan. Vinda do meio-oeste, ela mora em um apartamentinho no Queens com duas colegas e há tempos não tem nem sinal de vida amorosa. Por isso, imagine o choque que leva quando C. Linus Maxwell - ou "Clímax", o megabilionário famoso por casos com as mulheres mais lindas e cobiçadas do planeta - a convida para jantar? Pois ele não só a leva ao restaurante mais badalado de Nova York, como também a uma cobertura em Paris onde, caderneta à mão, começa a conduzi-la por dias e dias de ápices insonháveis de prazer orgásmico.

Porém... Penny descobre que é a cobaia na etapa final de pesquisa e desenvolvimento da Beautiful You, uma linha de apetrechos sexuais que serão vendidos às mulheres do mundo todo numa cadeia multinacional de lojas. Milhões de mulheres fazem fila para abastecer-se do catálogo de aparelhinhos, tão potentes e eficazes que, por todo o globo, elas chegam em casa, trancam-se no quarto e não saem mais - a não ser quando precisam de pilhas. Alguém precisa deter o plano de Maxwell de dominar o mundo usando o prazer erótico. Mas como?


NO SUFOCO
Chuck Palahniuk, ed. Leya
Onde comprar: SaraivaSaraiva (e-book)Submarino
Victor Mancini concebeu um golpe complexo para pagar as contas na casa de repouso da mãe: vá a um restaurante grã-fino, finja que se engasga comendo e deixe uma pessoa "salvá-lo"; ela vai sentir-se responsável por você, até financeiramente, pelo resto da vida. Multiplique isso umas cem vezes que os cheques vão chegar pelo correio em fluxo constante.

Victor também trabalha num parque temático com um bando de figuras medíocres, ronda grupos de viciados em sexo para curtir as viciadas e visita a mãe convalescente, cujo Alzheimer esconde um segredo fantástico sobre sua concepção.


JOYLAND
Stephen King, ed. Suma de Letras
Onde comprar: SaraivaSaraiva (e-book)Casas BahiaAmazon (livro físico)
Carolina do Norte, 1973. O universitário Devin Jones começa um trabalho temporário no parque Joyland, esperando esquecer a namorada que partiu seu coração. Mas é outra garota que acaba mudando seu mundo para sempre: a vítima de um serial killer.

Linda Grey foi morta no parque há anos, e diz a lenda que seu espírito ainda assombra o trem fantasma. Não demora para que Devin embarque em sua própria investigação, tentando juntar as pontas soltas do caso. O assassino ainda está à solta, mas o espírito de Linda precisa ser libertado — e para isso Dev conta com a ajuda de Mike, um menino com um dom especial e uma doença séria.

O destino de uma criança e a realidade sombria da vida vêm à tona neste eletrizante mistério sobre amar e perder, sobre crescer e envelhecer — e sobre aqueles que sequer tiveram a chance de passar por essas experiências porque a morte lhes chegou cedo demais.


AMAR É CRIME
Marcelino Freire, ed. Record
Onde comprar: SubmarinoSaraivaSaraiva (e-book)
Destaque da Flip 2015 e um dos mais celebrados escritores contemporâneos, Marcelino Freire traz uma reunião de histórias em que o amor flerta com seu reverso: a dor, a morte, o mal. Tudo se revela por meio de explosões e de palavras cortantes, sangrentas, no melhor estilo de Marcelino Freire. Marcados pela oralidade e pelo ritmo característicos do escritor pernambucano, os contos são uma mistura sonora entre ficção e repente, e têm o poder de trazer para o centro nobre da literatura personagens marginalizados, invisíveis em nossa sociedade.

Originalmente publicado em 2011 em pequena edição pelo coletivo artístico Edith, do qual Marcelino é um dos criadores, Amar é Crime traz agora cinco contos novos, além de capa assinada por um dos mais respeitados artistas gráficos do país, Helio de Almeida.


SEM TETAS NÃO HÁ PARAÍSO
Gustavo Bolívar Moreno, ed. Record
Onde comprar: SaraivaSubmarinoAmazon (livro físico)
Sucesso na Colômbia, onde virou novela e série, o romance de Gustavo Bolívar Moreno traz um olhar original sobre o cruel mundo do narcotráfico colombiano. Catalina tem 14 anos e leva uma vida difícil em Pereira, na Colômbia. Sua melhor perspectiva para o futuro é se casar com o namorado, Albeiro, e construir uma vida simples. Mas não é o suficiente para ela. A felicidade é sinônimo de carros imponentes, imóveis majestosos, roupas de grife, perfumes caros, joias. E o primeiro passo para conseguir tudo isso é colocar próteses de silicone. Afinal, Catalina é muito bonita, mas, por experiência própria, quando o assunto é sexo, peitos são o que os homens realmente querem. E os homens em questão são os traficantes de drogas colombianos.

Assim, Catalina se vê em um ciclo vicioso: precisa do dinheiro de um traficante para a cirurgia, mas, ao mesmo tempo, só conseguirá chamar atenção de um deles quando tiver seios fartos. Determinada a encontrar um meio de obtê-los, ela é obrigada a enfrentar uma longa, violenta, exaustiva e, muitas vezes frustrante, jornada. Mas seria mesmo o silicone sinônimo de felicidade?


MINHA PARIS, MINHA MEMÓRIA
Edgar Morin, ed. Bertrand Brasil
Onde comprar: Livraria da FolhaSubmarinoSaraivaAmazon (edição Kindle)
A Paris da 2ª Guerra Mundial a maio de 68 por um dos maiores filósofos franceses. Em junho de 2012, depois de receber das mãos do prefeito Bertrand Delanoë a mais alta condecoração de Paris, Edgar Morin proferiu o discurso de agradecimento que acabou despertando nele o desejo de escrever suas memórias, que tiveram na cidade-Luz palco e protagonista. Em Minha Paris, Minha Memória, o filósofo-sociólogo narra suas tribulações pelos diferentes bairros da capital francesa e nos convida a fazer parte de sua história sobre a História.

Eventos como a Resistência Francesa, a guerra da Argélia e o Maio de 68 são descritos de maneira vívida e autêntica por este jovem nonagenário, celebrado e traduzido no mundo inteiro.


A IMAGINÁRIA
Adalgisa Nery, ed. José Olympio
Onde comprar: SaraivaLivraria da TravessaAmazon (livro físico)
Lançado originalmente em 1959, best-seller de sua época, A Imaginária retorna ao catálogo da José Olympio. Autobiográfico, o livro narra a história da personagem Berenice desde a sua infância até o seu marcante casamento. Fundamental para os interessados na produção feminina na literatura brasileira, mas também importante resgate de uma das mais célebres escritoras de seu tempo.

Neste livro - seu maior sucesso editorial - Adalgisa Nery utiliza como alter ego a personagem Berenice e descreve o fascínio que sentia pelo marido no início do casamento, que foi substituído por um verdadeiro sentimento de terror pela violência que ele podia assumir na vida cotidiana.


OS CASOS DE AMOR DE NATHANIEL P.
Adelle Waldman, ed. Casa da Palavra
Onde comprar: Livraria da TravessaCasas BahiaSaraiva (e-book)Amazon (edição Kindle)
Em seu primeiro romance, a americana Adelle Waldman surpreende os leitores e a crítica com uma história de rara maturidade e elegância sobre as relações do homem moderno com as mulheres, a cidade e consigo mesmo, e sobre como esse homem enxerga o amor e o sexo.

Mostrando um talento extraordinário para se colocar na pele de um protagonista masculino, ela traça os altos e baixos da vida contemporânea através dos olhos de Nate, um escritor aspirante do Brooklyn em busca de felicidade e status, sempre atraído para novos casos amorosos, e quase sempre inclinado a abandoná-los. Encontrando nos sentimentos, dúvidas e pensamentos do protagonista um incrível reflexo do que se passa diariamente na vida de todos nós, a autora dá vida a um dos personagens masculinos mais realistas da literatura americana recente.


BRASYL
Ian McDonald, ed. Saída de Emergência
Onde comprar: SaraivaSaraiva (e-book)SubmarinoAmazon (edição Kindle)
Do autor britânico de ficção científica Ian McDonald, Brasyl foi bastante elogiado por veículos como BBC e Stardust na época de seu lançamento original, em 2007.

Três personagens, três histórias, três Brasis. Ligados através do tempo, do espaço e da realidade. Edson é um empresário de celebridades, tentando sair das favelas de São Paulo em um futuro não muito distante. Um encontro aleatório o fez cair no mundo perigoso da computação quântica, sem ter para onde fugir em um Brasil em que cada rosto e centavo é rastreado.

Marcelina é uma produtora de TV que sai pelas ruas do Rio em busca do sucesso que lhe trará fama. Quando uma ideia para um programa a faz rastrear os traços do mais infame goleiro do futebol brasileiro, se envolve em uma antiga conspiração que ameaça não só a sua vida, mas também a sua alma.

Padre Luís é um missionário jesuíta que vasculha as profundezas da Floresta Amazônica do século XVIII em busca do padre renegado que tenta estabelecer um império. Mas o que ele encontra aí põe em cheque a sua fé e a própria realidade.


***************

Inspirados pelos lançamentos deste mês? Eu fiquei e muito!
Acho que nunca disse isso antes, em todo caso vale a pena ressaltar: na parte “onde comprar”, logo abaixo do título de cada livro, eu pesquiso e sempre listo os melhores preços – isso inclui também o “onde comprar” nas resenhas dos livros. Ah, e lembrando que qualquer livro comprado através dos links nos posts ajuda o blog a crescer cada vez mais. ♥

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

2 COMENTÁRIOS

  1. Puxa vida quando lançamento bacana! Assim como você, para mim foi difícil selecionar e escolher só alguns...mas vamos lá!
    Gostei de O Mundo de Anne Frank, como alguém que leu o diário dela e conheceu sua história, é difícil deixar um livro desse de lado na escolha. O Último Policial parece ótimo, só o fato de ter um apocalipse a caminho, já é ponto comigo. Mosquitolândia me chamou a atenção desde que vi essa capa na primeira vez. Por fim Joyland, cliímax e sem tetas não há paraíso ;* até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita coisa boa, né! O Diário de Anne Frank foi um dos primeiros livros "de gente grande" que li, tinha uns 11 anos na época e me marcou muito. Fiquei supercuriosa por essa versão ilustrada e mais "simplificada". E também queria muito ler os do Chuck Palahniuk, acredita que nunca li nada do autor, nem mesmo Clube da Luta? Beijos!

      Excluir

Segue @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros