5 mulheres construídas pelo olhar de um narrador masculino | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Leituras de outubro: 4 ótimos livros (ou quase!)  Resenha da HQ: A Diferença Invisível, de Julie Dachez e Mademoiselle Caroline  Resenha: As Primeiras Quinze Vidas de Harry August
Leituras de abril

5 mulheres construídas pelo olhar de um narrador masculino

Daria Bignardi 3 de julho de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Misteriosas, sedutoras e cheias de particularidades; motivo de especulação, e mesmo de discórdia. Elas roubam a cena e fazem o leitor criar mil teorias sobre seu verdadeiro caráter e personalidade. Passam a ter um quê de lendárias e acabam fixando moradia no imaginário de quem lê. Bem, dedico este top 5 às personagens femininas que são apenas e completamente construídas a partir do olhar de um narrador-personagem masculino.

Nada é 100% confiável aqui, tudo o que sabemos delas é o que nos permite entrever o relato – muitas vezes inflamado e, inclusive, incerto – desses narradores. Aliás, não raro elas são o céu e o inferno desses homens apaixonados-obcecados-loucos-seduzidos.

Quer exemplo melhor que Capitu? Talvez a personagem mais intrigante da literatura brasileira, só a conhecemos através do que nos diz Bentinho ou Dom Casmurro, amargurado e convicto da traição da esposa e do melhor amigo.

Agora, convido-os a conhecer outras 5 mulheres superintrigantes, que nos fazem especular... E que são tudo isso e mais um pouco graças aos olhos e ao relato de um narrador masculino.



Assistir direto no YouTube »


E então, quais outras mulheres da literatura vocês incluiriam nesta lista??

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros