Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
5 coisas que eu achei sobre Os 13 Porquês | Tipos de bullies, apologia ao suicídio  Literatura pulp: Noite Escura, de Rodrigo Tavares  Leituras de fevereiro: li 7 livros!

Livro + filme: Noites Brancas

Clássicos 15 de junho de 2015 Aline T.K.M. 2 COMENTÁRIOS


Queria ter falado sobre o filme em questão num daqueles posts de “3 motivos para ver”, mas acabou não rolando. E como se trata de uma adaptação, me animei a falar sobre filme e livro, e cá estou!

Assisti a Noites Brancas no Píer em abril; pena que ficou tão pouco tempo em cartaz e apenas em um ou outro cinema. Centrado no encontro de duas pessoas solitárias, toda a ação se passa num píer, sempre à noite, e tudo o que acontece são as conversas entre esses dois personagens.

Estático – apenas o jogo de luz e escuridão é o que dá algum movimento à coisa –, o filme de Paul Vecchiali pode ser um tanto enfadonho para alguns. Mas olha, os diálogos valem a pena e conseguiram minha atenção durante os pouco mais de 90 minutos do longa. Arrisco até a dizer que encontrei nele uma pegada da trilogia Antes do Amanhecer, mas só porque são dois personagens que se conhecem e dividem suas histórias em uma eterna conversa. No mais, a proposta aqui é bem diferente daquela da trilogia.

Só que o mais interessante é que o filme é a adaptação mais recente da novela Noites Brancas, de Fiódor Dostoiévski, publicada em 1848. Uma das obras mais conhecidas do escritor russo, ainda não a li, mas tenho o texto no Kindle e as expectativas são altas – não somente porque morro de curiosidade de ler algo do autor, mas também porque a avaliação no Skoob está excelente, 4,5 estrelinhas.

Disse que Noites Brancas no Píer é a adaptação mais recente da obra porque, além de Paul Vecchiali, outros diretores traduziram-na para a telona – o italiano Luchino Visconti, em 1957; e o francês Robert Bresson, em 1971. O texto também foi amplamente adaptado para o teatro e teve até um especial da Rede Globo em 1973.

Bem, considerando tudo isso, acho que vale a pena conhecer um pouco mais do livro e do filme...

LIVRO: Noites Brancas, de Fiódor Dostoiévski, Editora 34
SINOPSE: Durante uma das singulares "noites brancas" do verão de São Petersburgo, em que o sol praticamente não se põe, dois jovens se encontram numa ponte sobre o rio Nievá e dão início a uma história repleta de fantasia e lirismo. Protagonista solitário, o Sonhador, tem sua vida mudada após um encontro casual com Nástienka, também sonhadora e um tanto inocente, que espera por seu amor.

Nesta novela, publicada em 1848, Dostoiévski constrói uma atmosfera delicada e fantasmagórica, que evoca o gosto romântico da época. Nela, a própria cidade de São Petersburgo - com seus palácios e pontes, seus espaços monumentais - revela-se como personagem. Esta edição da Editora 34 foi, pela primeira vez no Brasil, traduzida diretamente do russo.

FILME: Noites Brancas no Píer (Nuits Blanches sur la Jetée, dirigido por Paul Vecchiali, França, 2015)


Pessoalmente, considerei o filme uma daquelas joias raras à qual tive oportunidade de assistir graças ao meu timing intuitivo cinematográfico – se esperasse mais uns dias, o filme já nem estaria mais em cartaz. Algum de vocês chegou a ver ou a, pelo menos, ouvir falar deste filme? Já leram Noites Brancas, do Dostoiévski?

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Aline!
    Não sabia que tinha filme desse livrinho do tio Dosto! <3 Foi o único que li dele até então e acho ele um amorzinho! Vou atrás desse filme. Valeu a dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Existem outros filmes também, só que mais antigos. Este eu fui ver especialmente porque estava curiosa por ser adaptação de Dostoiévski. Nunca li nada dele, acredita? (Por isso também a curiosidade tamanha!) Mas já estou com Noites Brancas em ebook, pretendo ler em breve. ^^

      Excluir

Me segue no Instagram!

Parceiros