Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
5 coisas que eu achei sobre Os 13 Porquês | Tipos de bullies, apologia ao suicídio  Literatura pulp: Noite Escura, de Rodrigo Tavares  Leituras de fevereiro: li 7 livros!

Lançamentos imperdíveis de junho

Aleph 20 de junho de 2015 Aline T.K.M. 3 COMENTÁRIOS

Demorou mas tá aqui: os lançamentos de junho estão MUITO tentadores. Minha vontade honesta é ler todos esses livros, mas imaginem o desastre ainda maior que minha fila de leitura se tornaria! Com sorte, devo incluir uns dois ou três à listinha de próximas leituras; veremos.

Sem mais delongas, confiram os lançamentos literários que fizeram minha curiosidade falar mais alto este mês:


VIDAS REINVENTADAS
Boris Fishman, ed. Rocco
Onde comprar: Livraria da TravessaAmazon (livro físico)Amazon (edição Kindle)
Aclamado romance de estreia do russo radicado nos Estados Unidos, Boris Fishman, Vidas Reinventadas é um livro sobre família, Holocausto, os limites entre a ficção e a realidade.

Descendente de judeus russos que imigraram para os Estados Unidos quando ainda era criança, Slava Gelman é um aspirante a escritor da revista Century; ele vem se distanciando da família que vive no Brooklyn para se tornar mais americano e fazer algum sucesso escrevendo na América. Com a morte de sua avó – uma sobrevivente de um gueto nazista em Minsk – um pedido inusitado lhe é feito por seu avô: forjar um relato de como a avó sobrevivera à guerra.

Pouco antes de morrer, a avó recebera pelo correio um formulário do governo alemão em que sobreviventes do Holocausto deveriam relatar suas histórias a fim de receberem uma indenização. Sua avó não falava sobre o assunto e nunca escreveu a carta. Seu avô não se enquadrava exatamente nos critérios do governo alemão para se candidatar: fugiu para o Uzbequistão no início da guerra, nunca esteve em um gueto ou um campo de concentração.

Slava acaba cedendo e escreve um relato para ser enviado no nome do avô. Em seguida, começa a escrever para toda uma comunidade de velhos imigrantes judeus da União Soviética, mergulhando em um turbilhão de histórias – inventadas – sobre o Holocausto ao mesmo tempo que se reconecta com sua avó, suas origens e o restante de sua família. Com humor, ironia e até mesmo aspereza, Boris Fishman nos apresenta questões sobre a verdade, a justiça e a história. Além das referências literárias – desde Dostoiévski e Tolstói até García Márquez –, o livro é repleto de jogos de linguagem, discutindo as limitações da língua adquirida, os contrastes com a materna, com pitadas de hebraico e ídiche.



EU, VOCÊ E A GAROTA QUE VAI MORRER
Jesse Andrews, ed. Rocco
Onde comprar: FnacSubmarinoAmazon (edição Kindle)
Greg Gaines é socialmente invisível, Earl Jackson vem de um lar desajustado e Rachel Kushner tem câncer. Subvertendo clichês, o autor Jesse Andrews oferece um romance de formação que, com um estilo pop e original, trata da morte com irreverência e sensibilidade.

Manter-se alheio a grupos e tribos é a estratégia de sobrevivência adotada por Greg em meio à caótica fauna adolescente. Sua única companhia tem sido Earl, o baixote de boca suja ao lado de quem descobriu um tesouro dentro de casa: a coleção de DVDs do pai. Desde que se depararam com a expressão insana do ator Klaus Kinski na foto da capa de Aguirre, a cólera dos deuses, os dois vêm assistindo a centenas de filmes e produzindo juntos suas próprias versões dos preferidos (muitas vezes estreladas por Cat Stevens, o gato da família).

Quando Rachel, uma colega de classe, é diagnosticada com leucemia, Greg se vê obrigado a repensar os conceitos de sua calculadamente minimalista vida social. Porque sua mãe, cuja especialidade é vencer qualquer duelo verbal, acha que ele deve se aproximar da menina para tentar fazê-la se sentir melhor durante o tratamento. Assim, o rapaz descobre que os vídeos toscos realizados em parceria com Earl, aqueles que eles haviam jurado jamais mostrar a alguém, são a maneira mais eficaz de levar um pouco de alegria ao dia a dia de Rachel.

Eu, você e a garota que vai morrer aborda questões como perda e amadurecimento por meio de uma narrativa realista, sincera e engraçada. Como uma espécie de O Apanhador no Campo de Centeio da geração Z, o romance mergulha fundo na alma dos jovens para criar uma voz que capaz de cativar leitores de todas as idades.

O livro foi adaptado para o cinema pelo próprio Andrews, com direção de Alfonso Gomez-Rejon, e o longa foi premiado recentemente pelo público e júri em Sundance.



DANCE DANCE DANCE
Haruki Murakami, ed. Alfaguara
Onde comprar: Livraria da TravessaLivraria CulturaAmazon (edição Kindle)
Parte mistério, parte especulação espiritual, Dance Dance Dance é uma verdadeira fábula do nosso tempo.

O protagonista deste romance é um escritor freelance que se identifica apenas como um “limpa-neve cultural”: ele aceita todos os tipos de trabalho, mesmo as reportagens mais estranhas, para tentar se reintegrar à sociedade após uma série de eventos traumáticos em sua vida. Enquanto tenta reordenar os fatos do passado, ele procura uma antiga namorada que está desaparecida e decide voltar ao local em que a viu pela última vez — o Hotel do Golfinho. Mas o hotel também não é mais o mesmo.

Procurando respostas para os seus questionamentos, ele é levado a um misterioso mundo de desaparecimentos, atividades ilícitas e especulações, que fazem deste um romance enigmático, mas também envolvente.



ESTAÇÃO ONZE
Emily St. John Mandel, ed. Intrínseca
Onde comprar: Casas BahiaSubmarinoAmazon (edição Kindle)
Certa noite, o famoso ator Arthur Leander tem um ataque cardíaco no palco, durante a apresentação de Rei Lear. Jeevan Chaudhary, um paparazzo com treinamento em emergência médica, está na plateia e vai em seu socorro. A atriz mirim Kirsten Raymonde observa horrorizada a tentativa de ressuscitação cardiopulmonar enquanto as cortinas se fecham, mas ele já está morto. Nessa mesma noite, enquanto Jeevan volta para casa, uma terrível gripe começa a se espalhar. Os hospitais estão lotados, e pela janela do apartamento em que se refugiou com o irmão, Jeevan vê os carros bloquearem a estrada, tiros serem disparados e a vida se desintegrar.

Quase vinte anos depois, Kirsten é uma atriz na Sinfonia Itinerante. Com a pequena trupe de artistas, ela viaja pelos assentamentos do mundo pós-calamidade, apresentando peças de Shakespeare e números musicais para as comunidades de sobreviventes.

Alternando entre os grandiosos tempos antes da tragédia e o mundo que existe depois, Estação Onze traça as inesperadas reviravoltas no destino que unem seis pessoas, e cada uma delas oferece uma perspectiva única da vida, dos relacionamentos e da beleza do mundo em que vivemos. Estação Onze reflete sobre arte, fama e efemeridade, e sobre como os relacionamentos nos ajudam a superar tudo, até mesmo o fim do mundo.



ISLA E O FINAL FELIZ
Stephanie Perkins, ed. Intrínseca
Onde comprar: Casas BahiaSubmarinoAmazon (edição Kindle)
Tímida e romântica, Isla tem uma queda pelo introspectivo Josh desde o primeiro ano na SOAP, uma escola americana em Paris. Mas sua timidez nunca permitiu que ela trocasse mais do que uma ou duas palavras com ele, quando muito.

Depois de um encontro inesperado em Nova York durante as férias, envolvendo sisos retirados e uma quantidade considerável de analgésicos, os dois se aproximam, e o sonho romântico de Isla finalmente se torna realidade. Prestes a se formarem no ensino médio, agora eles terão que enfrentar muitos desafios se quiserem continuar juntos, incluindo dramas familiares, dúvidas quanto ao futuro e a possibilidade cada vez maior de seguirem caminhos diferentes.

Com participações de Anna, Étienne, Lola e Cricket, personagens apresentados em livros anteriores da autora, Isla e o Final Feliz é uma história de amor delicada, apaixonante e sedutora, com um desfecho que vai fazer os fãs de Stephanie Perkins suspirarem ainda mais.



JURASSIC PARK
Michael Crichton, ed. Aleph
Onde comprar: Casas BahiaAmazon (livro físico)
Uma impressionante técnica de recuperação e clonagem de DNA de seres pré-históricos foi descoberta. Finalmente, uma das maiores fantasias da mente humana, algo que parecia impossível, tornou-se realidade. Agora, criaturas extintas há eras podem ser vistas de perto, para o fascínio e o encantamento do público. Até que algo sai do controle.

Em Jurassic Park, escrito em 1990 por Michael Crichton, questões de bioética e a teoria do caos funcionam como pano de fundo para uma trama de aventura e luta pela sobrevivência. O livro inspirou o filme homônimo de 1993, dirigido por Steven Spielberg, uma das maiores bilheterias do cinema de todos os tempos.



VANGO – ENTRE O CÉU E A TERRA
Timothée de Fombelle, ed. Melhoramentos
Onde comprar: FnacCasas BahiaAmazon (edição Kindle)
Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade: esses são os grandes desafios de Vango. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com esse rapaz órfão de 19 anos que desconhece sua origem e tenta entender por que a polícia e um franco-atirador estão em seu encalço.

A narrativa começa na solenidade em que Vango e outros seminaristas seriam ordenados padres na Catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, suspeito do crime, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo da aventura de que é feita toda a saga, em que acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis – pulando de um trem em movimento, escondido na copa das árvores num bosque da Escócia ou dependurado num zepelim sobre um vulcão.

O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel, porém, fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência. A saga traz outros personagens marcados por segredos, como Mademoiselle, a senhora poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos 3 anos, e Hugo Eckener, personagem verídico, comandante do Graf Zeppelin, o grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Algumas personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.



O ASSASSINATO DE MARGARET THATCHER
Hilary Mantel, ed. Record
Onde comprar: Livraria da TravessaAmazon (livro físico)
Uma das escritoras mais aclamadas, talentosas e premiadas de sua geração, Hilary Mantel (autora de Wolf Hall e O Livro de Henrique) lança agora uma seleção de contos absolutamente poderosos. Suas principais marcas registradas estão presentes nas dez histórias que compõem este livro: personagens com uma caracterização rica, pontos de vista aguçados, ritmo e estilo de escrita fluidos e inteligentes.

Histórias de expatriação e ruptura familiar, de infidelidade movida por vaidade e de morte súbita com causas sinistras provocam no leitor um desconforto bem-vindo, típico da marcante escrita de Hilary Mantel. Alcançando o nível mais profundo da experiência humana, ela escreve de forma mordaz e sem rodeios sobre casamento, diferenças de classe, família e sexo.

Imprevisível, diversificado e, em determinadas passagens, até mesmo chocante, O Assassinato de Margaret Thatcher reitera a habilidade magnífica de uma escritora no auge de sua capacidade criativa.



PARA ONDE VAI O AMOR?
Carpinejar, ed. Bertrand Brasil
Onde comprar: FnacSaraiva
Em seu novo livro, Carpinejar apresenta 42 textos sobre amor, desilusão amorosa, casamento, divórcio, saudade e outros sentimentos que compõem os relacionamentos.

Com toda sua prosa poética, indiscutivelmente poderosa, o autor explica o que se passa dentro do coração do leitor: do encantamento à amargura, da paixão ao desencanto, do companheirismo ao cinismo. Está tudo aqui. Um livro sem igual, de um autor de voz única.



CONTOS: VOLUME 2
Ernest Hemingway, ed. Bertrand Brasil
Onde comprar: Livraria da Travessa
Considerado um dos escritores mais influentes do seu tempo, Ernest Hemingway está representado neste Contos: Volume 2 por algumas de suas histórias prediletas.

Nestas páginas, Hemingway retoma o brilhantismo do primeiro volume de seus contos e demonstra, mais uma vez, sua capacidade para criar personagens reais. Escritas com maestria, as histórias deste segundo volume são o perfeito exemplo do talento deste tão aclamado autor.



THE BEATLES: A ÚNICA BIOGRAFIA AUTORIZADA
Hunter Davies, ed. BestSeller
Onde comprar: SaraivaSubmarinoAmazon (livro físico)Amazon (edição Kindle)
No auge da Beatlemania, Hunter Davies foi o único biógrafo autorizado a acompanhar John, Paul, George e Ringo junto aos amigos, colegas e familiares. Do primeiro contato com a música até a relação com o empresário Brian Epstein, as histórias de infância e adolescência dos integrantes da maior banda de todos os tempos são reveladas, assim como o processo criativo de seus álbuns. Ao longo de 18 meses, Davies reuniu um material íntimo e exclusivo — incluindo um sensacional encarte de fotos —, que se tornou referência a outros autores e admiradores.

Repleta de detalhes e entrevistas, esta biografia traz também as histórias completas do Fab Four e uma letra de música escrita por George Harrison descoberta recentemente. O profundo conhecimento de Davies sobre a história do grupo e seu apelo duradouro fazem desta a biografia definitiva dos Beatles, a única produzida com a colaboração e o incentivo dos próprios músicos.



ADEUS, ROBINSON E OUTRAS PEÇAS CURTAS
Julio Cortázar, ed. Civilização Brasileira
Onde comprar: Livraria da TravessaLivraria Cultura
Não somente os fãs de Julio Cortázar mas também qualquer leitor que aprecie bons textos de comédia irão se divertir com estas quatro peças curtas. Escritas entre 1940 e 1970, esta reunião atesta o compromisso cortazariano com a escrita que atravessa seus próprios limites.

Próximos do teatro do absurdo, estes textos, além de muito divertidos, são também filosóficos, plásticos, divertidos e inteligentes.



NORA WEBSTER
Colm Tóibín, ed. Companhia das Letras
Onde comprar: SaraivaLivraria da Travessa
Ambientado na Irlanda, este romance apresenta a formidável Nora Webster. Viúva aos quarenta anos, com quatro filhos e pouco dinheiro, Nora perdeu o amor de sua vida, Maurice, o homem que a resgatou do mundo acanhado em que foi criada. E agora ela teme ser arrastada de volta para esse universo.

Ferida, determinada, inclinada à discrição numa comunidade onde todos querem saber da vida de todos, Nora afunda na própria dor e fecha os olhos ao sofrimento dos filhos. Mas ainda assim ela tem momentos de impressionante empatia e bondade, e quando volta a cantar, depois de décadas, encontra um consolo, uma causa, um porto-seguro – ela mesma.

Nora Webster é uma obra-prima de construção de personagem e ponto máximo na obra de um escritor no auge da carreira.



O GIGANTE ENTERRADO
Kazuo Ishiguro, ed. Companhia das Letras
Onde comprar: Livraria da FolhaLivraria CulturaAmazon (edição Kindle)
Uma terra marcada por guerras recentes e amaldiçoada por uma misteriosa névoa do esquecimento. Uma população desnorteada diante de ameaças múltiplas. Um casal que parte numa jornada em busca do filho e no caminho terá seu amor posto à prova - será nosso sentimento forte o bastante quando já não há reminiscências da história que nos une?

Épico arturiano, o primeiro romance de Kazuo Ishiguro em uma década envereda pela fantasia e se aproxima do universo de George R. R. Martin e Tolkien, comprovando a capacidade do autor de se reinventar a cada obra. Entre a aventura fantástica e o lirismo, O Gigante Enterrado fala de alguns dos temas mais caros à humanidade: o amor, a guerra e a memória.



DO QUE É FEITA UMA GAROTA
Caitlin Moran, ed. Companhia das Letras
Onde comprar: Livraria da Folha
“Wolverhampton, em 1990, parece uma cidade a que algo terrível aconteceu.” Talvez tenha acontecido de fato. Talvez seja Margaret Thatcher, talvez seja a vergonha que Johanna Morrigan passou num programa da TV local aos catorze anos. Nossa protagonista decide então se reinventar como Dolly Wilde - heroína gótica, loquaz e Aventureira do Sexo, que salvará a família da pobreza com sua literatura.

Aos 16 anos, ela está fumando, bebendo, trabalhando para um fanzine de música, escrevendo cartas pornográficas para rock-stars, transando com todo tipo de homem e ganhando por cada palavra que escreve para destruir uma banda. Mas e se Johanna tiver feito Dolly com as peças erradas? Será que uma caixa de discos e uma parede de pôsteres bastam para se fazer uma garota?



MICRÓBIOS
Diego Vecchio, ed. Cosac Naify
Onde comprar: SaraivaLivraria Cultura
Em 1768, Samuel Auguste Tissot, médico e confidente de Rousseau, autor de um célebre tratado sobre onamismo, publicou A saúde dos homens de letras, no qual tenta demonstrar que a literatura é como a masturbação: uma prática que faz mal à saúde. Certos livros seriam o efeito colateral da anemia, da asma, da dispepsia, da difteria, de cálculos renais, da sífilis.

Micróbios é uma apresentação de nove casos clínicos raros, espalhados por diferentes países e descritos em chave freudiana, em que os personagens sofrem de doenças causadas pela leitura e pela escrita. Humor, tragédia, alta inventividade e uma boa dose de nonsense – e de fluídos corporais – fazem deste um livro de destaque na paisagem da literatura contemporânea.



O CAMINHO ESTREITO PARA OS CONFINS DO NORTE
Richard Flanagan, ed. Biblioteca Azul
Onde comprar: Livraria da TravessaAmazon (edição Kindle)
Aclamado com o Man Booker Prize 2014, um dos mais prestigiosos prêmios literários do mundo, e considerado um dos melhores livros de 2014 por jornais como Guardian, Financial Times e The Washington Post, O Caminho Estreito Para os Confins do Norte narra a história de Dorrigo Evans, um jovem que vai para Melbourne estudar medicina e se alista no exército. Capturado pelo exército japonês, é obrigado a trabalhar na construção da Estrada de ferro de Thai-Bhurma, também conhecida como a Ferrovia da Morte.

A narrativa não linear alterna o presente, no qual Evans é um cirurgião estabelecido assombrado pelas lembranças da guerra, e passado, quando viveu uma história de amor que marcou sua vida. O médico, que parecia ter um futuro promissor e um relacionamento sério com sua namorada Ella, tem sua vida transformada ao se apaixonar pela misteriosa Amy, a esposa de seu tio.

O livro mistura elementos históricos e ficção. O relato da guerra é inspirado na vida do pai do autor, um dos sobreviventes dos trabalhos forçados na “Linha”. Idealizada pelo Império japonês para dar suporte às tropas na campanha da Birmânia, a ferrovia tem 415 km de extensão e mais de 14 mil homens morreram durante a construção.



A MENINA SUBMERSA: MEMÓRIAS (Limited Edition, capa dura)
Caitlín R. Kiernan, ed. DarkSide Books
Onde comprar: Amazon (livro físico)SubmarinoLivraria da Folha
Com uma narração intrigante e não linear, Caitlín vai moldando a sua obsessiva personagem. Imp é uma narradora não confiável e que testa o leitor durante toda a viagem, interrompe a si mesma, insere contos que escreveu, pedaços de poesia, descrições de quadros e referências a artistas reais e imaginários durante a narrativa. Ao fazer isso, a autora consegue criar algo inteiramente novo dentro do mundo do horror, da fantasia e do thriller psicológico.

A Menina Submersa: Memórias é um verdadeiro conto de fadas, uma história de fantasmas habitada por sereias e licantropos. Mas antes de tudo uma grande história de amor construída como um quebra-cabeça pós-moderno, uma viagem através do labirinto de uma crescente doença mental. Um romance repleto de camadas, mitos e mistério, beleza e horror, em um fluxo de arquétipos que desafiam a primazia do "real" sobre o "verdadeiro" e resultam em uma das mais poderosas fantasias dark dos últimos anos.

Considerado uma "obra-prima do terror" da nova geração, o romance é repleto de elementos de realismo mágico e foi indicado a mais de cinco prêmios de literatura fantástica, e vencedor do importante Bram Stoker Awards 2013.

***************

Quem mais aí pirou com esses lançamentos de junho?!?! ♥

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

3 COMENTÁRIOS

  1. Aline, meu anjo, esses "lançamentos" só fizeram minha lista de leitura aumentar. Como você é cruel! hahaha.
    Não sei se você não ficou sabendo ou se esqueceu, mas também tem um lançamento imperdível do nosso querido Nicholas Sparks, que está lançando mais um livro (e agora em parceria com seu irmão, Micah Sparks).
    Mais um romance está vindo <3
    Amo seu blog, acompanho há muuuuuuuito tempo! Um abraço, felicidades!

    Meu blog (e o posto sobre o livro do Nicholas Sparks): http://leituranasestrellas.blogspot.com.br/2015/06/lancamento-tres-semanas-com-meu-irmao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Que gostoso saber que você curte o blog e acompanha há um tempão! =) Então, na verdade, no post de lançamentos eu posto mais aqueles que me atraíram de verdade, que me deixaram com aquela vontade louca de ler, sabe como é (tenho certeza que você sabe hehe!)?! Alguns eu acabo deixando de fora porque senão o post ficaria mais imenso ainda, mas o do Nicholas Sparks eu não incluí porque... lá vai... eu não gosto do Nicholas Sparks. =/ É verdade, li apenas um livro dele, mas não curti nada, nem a trama nem a própria escrita, daí os lançamentos dele acabam não chamando muito minha atenção. Mas para quem curte, imagino que deve ser uma ótima notícia, já que ele está em parceria com o irmão.
      Um beijão! ^^

      Excluir
  2. Oiie! Te marquei em uma TAG lá no blog!

    www.meusdespropositos.blogspot.com

    Beijos!

    ResponderExcluir

Me segue no Instagram!

Parceiros