Nova coluna: Rolou no Teatro | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Sopa de Lágrimas, de Gilbert Hernandez  3 hábitos musicais de hoje e da minha adolescência  My Little Pony – O Filme: 4 motivos para assistir
Leituras de abril

Nova coluna: Rolou no Teatro

Arte 12 de fevereiro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Quem me acompanha aqui no blog e no YouTube sabe que desde a metade do ano passado estudo Teatro. Minha paixão por essa arte vem desde criança (fazia parte do grupinho de teatro da Cultura Inglesa, depois fiz aulas de musical por um tempo), e ano passado finalmente resolvi estudar Teatro de forma mais séria. O que eu deveria ter feito há anos atrás – antes tarde do que nunca!

Bem, o ponto é que começarei a registrar aqui no blog um resumo do que vejo nas diferentes aulas do curso, e é nisso que consistirá a coluna Rolou no Teatro. Algo que será útil para mim mesma, mas que pode ser um tanto interessante de compartilhar por aqui: acredito que a grande maioria de vocês curte tudo o que envolve arte. Para aqueles que se interessam e até mesmo pensam em estudar Teatro, espero que esta coluna lhes motive e sirva de inspiração!

SOBRE O CURSO
O curso que faço é um técnico profissionalizante, intitulado Preparação de Atores. Tem cinco módulos (PA1 a PA5) que podem durar 6 meses ou 1 ano cada, dependendo da frequência de aulas. Este semestre estou no PA2 – ano passado cursei o PA1 e, antes, o módulo Básico, que é um curso livre. No final do quinto módulo, o aluno recebe o que chamamos de “DRT”, um registro/atestado de capacitação profissional na Delegacia Regional do Trabalho, documento que possibilita o ator de trabalhar profissionalmente na área.

O bacana é que neste semestre os alunos do PA2 ao PA4 estão juntos numa mesma turma – uma experiência enriquecedora no sentido das trocas, é sempre muito bom observar e aprender com os mais experientes. Esta turma mix tem uns 20 alunos, o que também está sendo diferente, já que no PA1 éramos metade desse número.

O curso se baseia no sistema Stanislavski. Constantin Stanislavski foi um importante ator, diretor, pedagogo e escritor russo cujo método é até hoje tido como base em importantes escolas de dramaturgia do mundo. O livro A Preparação do Ator dá uma boa ideia do que consiste esse sistema.

Quanto à grade curricular, este semestre terei as seguintes aulas:

  • Montagem: onde estudaremos e montaremos a peça que será apresentada na mostra do semestre.
  • História do Teatro: aula teórica; como o próprio nome diz, trata-se da história do fazer teatral, do estudo do teatro através dos tempos.
  • Corpo: exercícios, exercícios, exercícios! É onde preparamos/disponibilizamos o corpo para o teatro; onde praticamos a harmonia com o grupo; “sentimos” o corpo em diferentes energias; investigamos o corpo do personagem e suas possibilidades.
  • Voz: onde se prepara a voz do ator através de exercícios (acredito que veremos impostação, dicção, relaxamento da voz).
  • Maquiagem cênica/Caracterização: como diz o próprio nome, trata-se da maquiagem para o palco, a caracterização do personagem. Veremos técnicas de maquiagem, uso de diferentes produtos.

Em cada post da coluna Rolou no Teatro, falarei resumidamente das atividades feitas em cada uma destas aulas, tentando trazer uma breve reflexão do aprendizado adquirido nelas. Claro, tudo através do meu olhar de estudante (correções, comentários e complementações serão sempre muito bem-vindos!). A ideia é que a coluna seja quinzenal – tentarei, pelo menos –; em todo caso, os posts serão divididos por quinzena, ou seja, cada um deles abrangerá as aulas da quinzena anterior.

É isso! Espero que vocês tenham curtido a ideia da nova coluna do blog e gostem de saber tudo o que rola numa aula de teatro! Logo mais já trarei o conteúdo da primeira quinzena!

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros