A Preparação do Ator [Constantin Stanislavski] | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
3 motivos para ver Descendentes 2, o novo filme do Disney Channel  Resenha: Civilizações – A Fonte: dois mundos, uma jornada, de Wallace Horta  Making of O Reino Gelado – Fogo e Gelo: com Larissa Manoela, João Guilherme, João Côrtes e Lipe Volpato
Leituras de abril

A Preparação do Ator [Constantin Stanislavski]

Atores 11 de fevereiro de 2015 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Clássico contemporâneo, A Preparação do Ator é leitura obrigatória a todos os que têm forte ligação – ou interesse genuíno – pelo teatro, quer seja de maneira profissional ou amadora, ou simplesmente para os que apreciam assistir a uma boa peça.

Aqui, Constantin Stanislavski (1863-1938), uma das figuras mais reconhecidas do teatro contemporâneo e cujos métodos de trabalho – até hoje amplamente utilizados – renovaram psicológica e esteticamente a arte cênica, transmite-nos os conceitos e a essência mesma de seu sistema, do trabalho do verdadeiro ator.

Técnico, sim; mas tão prazeroso como uma boa trama ficcional. De fato, em A Preparação do Ator, o fundador do Teatro de Arte de Moscou utiliza da ficção para introduzir seus ensinamentos ao leitor. Inseridos em um curso de teatro, os personagens são jovens estudantes orientados por um diretor e seu assistente. Kóstia, um estudante dedicado e bastante investigador, é quem narra as aulas em primeira pessoa.

No processo de preparação para um estado de criação interior, os alunos são apresentados a conceitos fundamentais para a atuação, como a descontração dos músculos, a atenção, a “solidão em público”, a inserção de novos elementos à cena (o imprevisível), entre tantos outros. Tudo, porém, é retido na prática; é experimentando que se aprende realmente.

O sistema busca apoio no naturalismo, em tudo o que é natural ao ser humano, e é guiado pelas leis da natureza – que impedem o ator de desviar-se do caminho desejado. Todas as ações no palco devem ter um objetivo; a fé e a crença no papel são essenciais, e deve-se sempre buscar a verdade em cena. Desta maneira, toda atuação forçada e mecânica é combatida, bem como os clichês e maneirismos exageradamente teatrais. Ainda que bastante subjetivos, os tópicos e conceitos são bem esmiuçados a partir de exemplos e metáforas, o que possibilita o leitor de compreender e refletir sobre o que lhe é apresentado.

Aula após aula, acompanhamos o narrador e seus colegas em suas descobertas, erros e acertos, num ambiente em que a criatividade e as experimentações são incentivadas. Tem o aluno dedicado, que mergulha a fundo em cada conceito; o aluno que confronta o professor com questionamentos frequentes; tem o aluno que apresenta mais facilidade; e por aí vai.

O livro coloca o estudo do teatro como uma verdadeira jornada de autoconhecimento, uma vez que sentimentos e motivação são assuntos recorrentes, além da comunhão total consigo próprio e com os demais atores e elementos em cena. Longe de ser apenas um objeto com fins estéticos, o ator aqui é participativo, criador e responsável por dar vida ao personagem. Devendo vivenciar o papel, ele deve buscar em si mesmo e em sua própria bagagem o “recheio” do personagem; seus sentimentos devem ser análogos ao do papel.

Verdadeiro manual, A Preparação do Ator é uma obra imprescindível para profissionais, estudantes e entusiastas das artes dramáticas. Mas não só; também é fonte – interessante e não óbvia – de conhecimento acerca do ser humano e suas emoções. É uma maneira prazerosa de conhecermos um dos métodos de interpretação mais aplicados nos dias atuais, além de despertar-nos o interesse por seu visionário criador. Mas, acima de tudo, A Preparação do Ator faz lembrar, a cada capítulo, por que o teatro é uma arte tão apaixonante!

LEIA PORQUE...
Difere do que estamos acostumados a ler, além de permitir-nos enxergar o teatro (e o ser humano) sob uma ótica distinta, mais ampla.

DA EXPERIÊNCIA...
Para quem gosta e se identifica com o fazer teatral, o livro é um prato cheio! Para os curiosos de plantão, a leitura surpreende. No entanto, é bom ter em mente que se trata de uma leitura com certo grau de complexidade, que exige reflexão e interesse/curiosidade real em relação ao teatro.

FEZ PENSAR EM...
Vocês Ainda Não Viram Nada!, filme de 2011 do francês Alain Resnais.

Nele, um famoso dramaturgo, logo antes de morrer, deixa um convite para os atores que atuaram em diversas versões de sua peça “Eurídice”: eles devem comparecer à leitura do testamento em sua casa.

Porém, lá se deparam com um depoimento em vídeo que lhes pede para avaliar uma nova montagem de “Eurídice”, feita por uma companhia teatral. É então que sentimentos dos mais variados aflorarão.

QUANTO VALE?

Título: A Preparação do Ator
Título original: An actor prepares
Autor(a): Constantin Stanislavski
Tradução: Pontes de Paula Lima
Editora: Civilização Brasileira
Edição: 2014 (32ª edição)
Ano da obra: 1936
Páginas: 368
Onde comprar: Martins Fontes Paulista | Saraiva | Livraria Cultura | Amazon (livro físico) | Estante Virtual

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros