3 motivos para ver “Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)” | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Sopa de Lágrimas, de Gilbert Hernandez  3 hábitos musicais de hoje e da minha adolescência  My Little Pony – O Filme: 4 motivos para assistir
Leituras de abril

3 motivos para ver “Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)”

3 motivos para ver 13 de fevereiro de 2015 Aline T.K.M. 10 COMENTÁRIOS


Semana passada fui ver Birdman no cinema, já esperando algo no mínimo bom, mas sem florear as expectativas. Que tolinha eu fui! O filme é de deixar boquiaberto, mesmo.

Seja por abordar o teatro e o cinema, pela trilha sonora muito adequada (e retumbante, eu diria – quem assistiu vai entender!), pela câmera que percorre quase que ininterruptamente os corredores do teatro, pela trama com teor crítico e psicológico... Birdman é um filme que não agrada a todo mundo, mas aqueles que curtem (e não são poucos!) são conquistados por sua perspicácia.

Saí do cinema satisfeitíssima por ter adiado os tantos filmes que quero ver na Reserva Cultural e Espaço Itaú da vida e encarado um Cinemark com o namorado para ver Birdman. Ainda em dúvida sobre se assistir ou não? Aqui vão 3 motivos que certamente vão resolver esse dilema:

1. O roteiro é EXCELENTE. Nos bastidores dos últimos ensaios até a estreia de uma peça na Broadway, acompanhamos os conflitos de ego, as frustrações, carências e inseguranças dos atores e da equipe – verdadeiras bombas prestes a explodir. Isso tudo enquanto mergulhamos no mundo revirado – e um tanto doentio – do protagonista e diretor do espetáculo, que no passado havia conhecido um extremo sucesso ao interpretar um super-herói no cinema e que agora tenta se reerguer.

Ainda, permeando toda a história, há uma crítica interessante ao mundo do espetáculo e entretenimento: a superestimação da fama e da popularidade vazia (alguém estar nos trending topics por um motivo qualquer tem mais relevância e alcance do que o trabalho cultural que essa pessoa vem realizando), o mundo de Hollywood e da Broadway, a falta de conteúdo e solidez do que é amplamente consumido e ovacionado pelo público geral. Nem mesmo os críticos culturais/de entretenimento passam incólumes pela trama.

2. Michael Keaton, Naomi Watts, Edward Norton e Emma Stone. O elenco faz a diferença em cada momento, e as atuações – destaque para o ex-Batman, Keaton – garantem o nível de tensão do espectador lá no alto.

3. Alejandro González Iñárritu é quem responde pela direção. O mexicano também dirigiu a excelente trilogia formada por Amores Brutos (um dos meus filmes favoritos), 21 Gramas e Babel, além de Biutiful (que ainda preciso muito ver), entre outros.



TRAILER E SINOPSE

SINOPSE: No passado, Riggan Thomson (Michael Keaton) fez muito sucesso interpretando Birdman, um icônico super-herói. Entretanto, recusando-se a estrelar o quarto filme com o personagem, viu sua carreira entrar em decadência. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e protagonizar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Em meio aos ensaios, Riggan precisa lidar com o ego do elenco – formado por Mike Shiner (Edward Norton), Lesley (Naomi Watts) e Laura (Andrea Riseborough) –, com seu agente Brandon (Zach Galifianakis), com a filha problemática (Emma Stone), e também com uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente.
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) / Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance), de Alejandro González Iñárritu, EUA, 2014

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

10 COMENTÁRIOS

  1. não duvido que seja um filmaço, mas vou deixar de ver no cinema, pois estou preguiçoso e mão fechada hahaha um dia assistirei na tv com certeza. Adoro plano-sequência!

    Devo ser o único cinéfilo que não gostou de Babel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também ando economizando a grana do cinema, tenho ido bem pouco (isso é triste, pois eu amooo cinema). Mas, mesmo na tv, não deixe de ver Birdman. No cinema é uma experiência interessante por conta da bateria na trilha sonora, dá todo um efeito, uma atmosfera hehe. Também curto muito plano-sequência. =)
      Não gostou de Babel? Eu gostei bastante, mas não chega aos pés de Amores Brutos (você chegou a vê-lo??). Esse filme... não me canso de dizer como ele é ótimo, e tocante.

      Excluir
  2. A minha colunista viu e acho incrível. Estou louca pra ver porque todo mundo é só o mel pra ele. Porém, ainda torço por A teoria de tudo no Oscar. :/

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, sou suspeita porque gosto do trabalho do diretor, e realmente achei o filme sensacional. Mas tenho visto comentários gerais por aí de gente que não curtiu o filme, que quase não aguentou vê-lo inteiro (como???), enfim. Por um momento, achei as opiniões bem divididas. Ainda não vi A Teoria de Tudo, mas meus favoritos são Boyhood e O Grande Hotel Budapeste. =) Beijo!

      Excluir
  3. Oi Aline!!!
    Eu estou muito afim de ver esse filme!! Mas infelizmente ele não estreou no cinema aqui da minha cidade!! Na verdade fiquei completamente ligado nele assim que começou a divulgação e ainda nem se especulava que seria um filme indicado ao Oscar!! Espero que consiga ver no cinema caso contrario vou me contentar em ver em casa mesmo!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filmaço, tem que ver sim! Aliás, se não viu, recomendo que veja outros do mesmo diretor; gosto bastante do olhar que ele dá aos filmes. Bjão!

      Excluir
  4. Quando vi o cartaz desse filme não dei nem um pouco de atenção, mancada né? Parece um pouco sinistro e nem sei se vou gostar, mas já estou super na vontade de ver e tirar essa dúvida, vai que né...
    Super curti sua resenha, você faz isso MUITO bem, de verdade, e seu blog é demais, adorei <3

    Beijão,
    www.garotaroyal.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Micaelle, obrigada, mesmo!!! ^^ Essa questão do cartaz sempre me deixa meio revoltada, sabe. Lá fora os filmes são divulgados com uns cartazes incríveis, superalternativos, e aqui eles vêm com um cartaz "apagado", que não chama atenção. Vou te falar que o que me atraiu no filme foi quando soube quem era o diretor, pois também nem liguei para o cartaz. Vi que tem uns cartazes para este filme feitos por designers, não sei se chegaram a ser divulgados nos cinemas, mas estão espalhados pela internet, são muito bons. =)
      E ah, assista sim, principalmente se você curte filmes psicologicamente mais pesados, densos. Beijos.

      Excluir
  5. Estou doida pra assistir Birdman. Meu Deus! Agora só aumento mais ainda a vontade.
    http://diario-noturno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros