3 motivos para ver “As Férias do Pequeno Nicolau” | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Filme: Um Tio Quase Perfeito  Livros recebidos em abril  Resenha + Sorteio: Quer que eu desenhe? (vol.2)
Leituras de abril

3 motivos para ver “As Férias do Pequeno Nicolau”

3 motivos para ver 26 de dezembro de 2014 Aline T.K.M. Nenhum comentário


Tive a chance de conferir As Férias do Pequeno Nicolau em julho deste ano por ocasião da Mostra Imovision 25 Anos. Estive em uma sessão legendada – graças! – que contou com a presença do ator mirim Mathéo Boisselier, intérprete do protagonista infantil.

Laurent Tirard continua na direção desta que é a segunda adaptação da famosa série infantojuvenil francesa criada por René Goscinny e Jean-Jacques Sempé. Já era apaixonada pelo primeiro filme da franquia, O Pequeno Nicolau (Le Petit Nicolas), por isso não esperava menos deste. E vou dizer: me diverti com o filme! Trama que consegue ser criativa apesar dos clichês, visual retrô e crianças aprontando na areia, As Férias do Pequeno Nicolau tem mesmo clima de verão.

A estreia foi ontem, 25 de dezembro, e o filme é uma boa opção para quem não foi viajar neste fim de ano. Por quê? Digo já...



1. Ah, o charme dos anos 60! O filme se passa nesse período; as roupas (e maiôs), as maneiras, a nostalgia das férias despreocupadas no litoral, a inocência das crianças... Isso tudo tem um colorido especial aqui! A atmosfera retrô lembra aqueles postais e anúncios de antigamente, cheio de doçura e tons pastel.

2. Light e gostoso de assistir em grupo. Repleto de um humor inocente e salpicado de clichês, As Férias do Pequeno Nicolau é um filme para ver com toda a família e amigos, e garanto que as crianças não serão as únicas a se divertir. Até arrisco dizer que fica mais interessante para os adultos, que enxergam as situações e os personagens caricatos – especialmente os infantis – pelos os olhos de quem já “sobreviveu” à infância e sabe quão dura ela pode ser às vezes.

3. As crianças são formidáveis. Os novos amigos do Nicolau são umas figuras: tem um que come de tudo (tudo mesmo!), um que só sabe chorar, um que tem sotaque inglês, um que acha que está sempre com a razão...

Isabelle, a garotinha de olhar imenso e inquietante que faz Nicolau ter os piores pesadelos, é engraçada de um jeito bizarro. A personagem evoca, bem de leve e de um jeito mais infantil, a Vandinha da Família Addams; e suas “aparições” nos corredores do hotel Beau-Rivage com Nicolau fazem pensar num cômico e desengonçado O Iluminado. Aliás, outras referências ao cinema também dão as caras ao longo do filme, embora tímidas e sem muita força.

TRAILER E SINOPSE

SINOPSE: Com o fim do ano letivo, as tão esperadas férias de verão chegaram. O pequeno Nicolau, acompanhado dos pais e da avó, pega a estrada rumo ao litoral, mais precisamente, no simpático hotel Beau-Rivage.

Nicolau não perde tempo e faz novos amigos. Mas ele também conhece Isabelle, uma garotinha que não para de olhá-lo de um jeito inquietante. Nicolau passa a acreditar que seus pais querem casá-los à força e, junto com seus novos companheiros, traça planos para que a família da garota deixe o hotel. Enquanto isso, um produtor italiano chega ao hotel para rodar um filme e decide fazer da mãe de Nicolau sua estrela.

Os mal-entendidos se acumulam e as travessuras só estão começando. Uma coisa é certa: estas serão férias inesquecíveis, não só para Nicolau, mas também para seus pais e amigos!
As Férias do Pequeno Nicolau (Les Vacances du Petit Nicolas, de Laurent Tirard, França, 2014)


Em tempo: apesar de só estar sendo veiculado o trailer dublado, também há cópias legendadas – que, aliás, recomendo mil vezes.

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Segue @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros