Vi na Livraria: O coração é um caçador solitário, de Carson McCullers | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Leituras de outubro: 4 ótimos livros (ou quase!)  Resenha da HQ: A Diferença Invisível, de Julie Dachez e Mademoiselle Caroline  Resenha: As Primeiras Quinze Vidas de Harry August
Leituras de abril

Vi na Livraria: O coração é um caçador solitário, de Carson McCullers

Carson McCullers 25 de setembro de 2014 Aline T.K.M. Nenhum comentário



O QUE ME INTERESSOU NA ÚLTIMA IDA À LIVRARIA...

Além de ter sido atraída de imediato pela sinopse – transmite uma tristeza sem igual! –, não dá para ignorar o fato de que O coração é um caçador solitário foi eleito pela revista Time um dos melhores romances em língua inglesa dos últimos oitenta anos.

O livro foi publicado originalmente em 1940 e ganhou reconhecimento imediato; o curioso é que a autora, Carson McCullers, tinha somente 23 anos na época. Outra curiosidade é que o romance foi adaptado para o cinema em 1968 sob o título “Por que tem que ser assim?” (no original: “The heart is a lonely hunter”), com direção de Robert Ellis Miller.

Essa edição que vi na livraria é da Companhia das Letras, lançada em 2007 – capa linda! Notem, porém, que o livro já havia sido publicado no Brasil anteriormente, com outra tradução.

Conheçam um pouco mais sobre o livro:

O CORAÇÃO É UM CAÇADOR SOLITÁRIO, de Carson McCullers, Companhia das Letras.
Onde comprar: Amazon (livro físico) | Submarino
SINOPSE: Numa cidadezinha do sul dos Estados Unidos, no final dos anos 1930, os efeitos da Grande Depressão ainda se fazem sentir. Em um cenário desolado, de pobreza, intolerância e isolamento, o mudo John Singer torna-se confidente de um grupo de indivíduos desenquadrados da sociedade. Homem triste e solitário, visto como um santo pela comunidade, Singer é o centro da narrativa, em que cada capítulo assume o ponto de vista de um personagem.

Personagens como Biff Brannon, dono do restaurante que nunca fecha na cidade; a garota Mick, forçada a passar abruptamente da infância à idade adulta; o agitador marxista Jake Blount; o médico negro Benedict Copeland, que atende de graça os pacientes pobres e luta pela emancipação racial, enfrentam, além da carência material, o flagelo da solidão e da incomunicabilidade.

Todos procuram, à sua maneira, preencher o vazio deixado pelos sonhos perdidos – e todos, por algum motivo, acham que Singer os compreende. Mas Singer, impassível na sua mudez, não tenta alcançar nada senão a atenção de um amigo que não manifesta mais que indiferença…

O coração é um caçador solitário é uma obra expressiva e poderosa que permanece atual em sua projeção de uma realidade intrínseca à condição humana.

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros