5 motivos para conferir a exposição “Made by... Feito por Brasileiros”, no Cidade Matarazzo | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Sopa de Lágrimas, de Gilbert Hernandez  3 hábitos musicais de hoje e da minha adolescência  My Little Pony – O Filme: 4 motivos para assistir
Leituras de abril

5 motivos para conferir a exposição “Made by... Feito por Brasileiros”, no Cidade Matarazzo

Arte 26 de setembro de 2014 Aline T.K.M. 4 COMENTÁRIOS


No último sábado, fui à exposição “Made by... Feito por brasileiros”, verdadeira invasão criativa que tomou os prédios e jardins do Cidade Matarazzo – e custou cerca de 15 milhões de reais.

Desativado há 20 anos, o antigo Hospital Umberto Primo, mais conhecido como Matarazzo, terá seu espaço renovado e transformado em um novo centro cultural e de turismo. Mas antes da reforma, a construção de 27 mil metros quadrados, localizada a poucas quadras da Avenida Paulista e tombada pelo patrimônio histórico, abriga a exposição “Made by... Feito por brasileiros”. Cem artistas renomados da arte contemporânea brasileira e mundial produziram obras exclusivas, dialogando com a história do lugar. O resultado disso tudo é sem igual, acreditem.



Muito barulho tem sido feito acerca da mostra em todos os meios, inclusive na televisão; e não é à toa: muitas das instalações me deixaram boquiaberta. Por todo o impacto que a exposição me causou, quis reunir neste post algumas das fotos que tirei por lá (perdoem a câmera chula) e, ainda, convencer vocês (será que eu consigo?!) a conferir o quanto antes toda a arte que invadiu e deu uma energia única ao local.





Com vocês, 5 motivos para sair de casa e se jogar no "Made by... Feito por Brasileiros”:

1. A arte que recobre o local traz um quê de morbidez. Isso, mais as marcas do tempo e o aspecto abandonado da construção nos fazem sentir dentro de uma verdadeira história de horror – sensação fascinante para todo bibliófilo e cinéfilo! Alguns ambientes trazem brinquedos e itens infantis, num contexto que – juro – me fez sentir um pouco dentro de O Iluminado.





2. Poesia! As paredes estão repletas delas. Palavras e frases em vários idiomas surpreendem em cada canto do lugar.







3. Fotos liberadíssimas por lá! Dá para garantir muitos cliques bacanas – até aproveitei para fotografar um look + book que postarei mais adiante por aqui!





4. Projeções, vídeos, fotos, sucata, frutas, papel, esculturas, luz negra... Cada pedacinho, interno e externo, do Cidade Matarazzo está recoberto de arte. #inspirador







5. Além de arrebatamento, a mostra também tem gerado controvérsias por servir de estratégia de marketing e divulgação do novo empreendimento imobiliário que ocupará o local. Inclusive, alguns artistas não toparam participar justamente por isso. Concordando ou não com o futuro do lugar, a questão é que “Made by... Feito por Brasileiros” está mesmo imperdível. E a oportunidade é única: provavelmente todas as obras serão descartadas ao término da exposição.







Vale a pena mencionar que o canal Arte 1, em parceria com a exposição, documentou o processo de criação das intervenções artísticas da mostra. Assista aqui.



“Made by... Feito por Brasileiros” tem curadoria do francês Marc Pottier, além de projetos especiais curados por Simon Watson, Nadja Romain, Gabriela Maciel & André Sheik, Pascal Pique, Museu do Invisível (Le Musée de l’Invisible), Baixo Ribeiro, Ana Pato e Marcelo Rezende.



Made by... Feito por Brasileiros
De 9 de setembro a 12 de outubro
Terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada franca
Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista – São Paulo
www.feitoporbrasileiros.com.br

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

4 COMENTÁRIOS

  1. Legal <3
    A foto que aparece uma menina (seria a Anne Frank?) me assustou! kkkk

    Amo esse tipo de intervenção e é uma pena que acontece mais no eixo rj-sp.

    :*
    www.milalices.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né, também pensei muito na Anne Frank quando vi essa parte dos retratos! E você vê que tem o antigo com a interferência do contemporâneo nessas montagens com os retratos. Incrível de ver. Mas é verdade, as coisas geralmente acontecem mais no eixo Rio-SP, ou então nas capitais; uma pena isso. Beijinhos.

      Excluir
  2. Ahhhhhhh, por que eu não moro mais perto?? Fiquei absolutamente louca para ver a exposição, só pelas suas fotos sei que ela está divina! Pena que não posso ir... ;C

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mostra estava mesmo incrível... Mas quem sabe uma próxima vez - tem várias mostras interessantes vindo para São Paulo, se você puder vir. Bj.

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros