Vi na Livraria: Idiopatia, de Sam Byers | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Filme: Um Tio Quase Perfeito  Livros recebidos em abril  Resenha + Sorteio: Quer que eu desenhe? (vol.2)
Leituras de abril

Vi na Livraria: Idiopatia, de Sam Byers

Alfaguara 6 de agosto de 2014 Aline T.K.M. Nenhum comentário


O QUE ME INTERESSOU NA ÚLTIMA IDA À LIVRARIA...


“Brilhante (…) um romance de estreia fascinante e mordaz sobre o que é ter trinta e poucos anos.” John Lanchester, The Observer

Esse comentário do Observer acima já cria um comecinho de expectativa em relação a Idiopatia, o romance de estreia do britânico Sam Byers.

Contudo, apesar de ter me sentido bem atraída pela sinopse, a IMENSA ânsia e curiosidade que tenho se deve em maior parte ao autor. Seus textos já foram publicados na Granta e no New York Times e, com Idiopatia, Byers foi selecionado em 2013 para o Waterstones 11 – lista anual de melhores livros de estreia (e seus autores debutantes), dignos da atenção do público.

Sobre o que me chamou atenção no plot do livro, bem, nem preciso entrar em detalhes muito detalhados, não?! Sociedade contemporânea, galera de trinta e poucos anos, ansiedades, incertezas. E tem distúrbio psicológico na trama – o que, por si só, já faria o livro gritar na prateleira da livraria: “me leia, me leia”.

Dito isso, eis a sinopse. Para morrer de vontade de ler...

IDIOPATIA, de Sam Byers, Alfaguara.
Onde comprar: Livraria da Travessa | Saraiva | Livraria Cultura | Livraria Cultura (eBook) | Amazon (edição Kindle)
SINOPSE: Com linguagem refinada e provocativa, Idiopatia traz uma sátira da sociedade contemporânea; os absurdos, as hipocrisias e as neuroses da vida moderna, alimentados por uma geração que ainda hesita entre a completa descrença e a busca desesperada de ideais.

O romance aborda as incertezas, as frustrações e os relacionamentos fraturados de três jovens adultos de classe média na Inglaterra: a sarcástica e manipuladora Katherine, seu ex-namorado Daniel e um amigo dos dois, o depressivo Nathan.

Katherine tem trinta e poucos anos, exerce uma função entediante numa empresa de telecomunicações em Norwich e já desistiu de ser feliz. Sua inteligência irônica e a tendência à autossabotagem acabam repelindo os homens que ela gostaria de atrair. A mãe a considera “encalhada” e liga o tempo todo para controlar os passos da filha e dizer como deve agir.

Enquanto isso, o introspectivo e frustrado Daniel, seu ex, não tem tanta certeza se está apaixonado pela nova namorada, uma ambientalista militante que não fala de outra coisa além da misteriosa idiopatia, uma epidemia bovina de causas desconhecidas.

Amigo em comum do ex-casal, Nathan está de volta após um ano e meio internado numa clínica psiquiátrica, e logo descobre que sua mãe virou celebridade por ter escrito um livro sobre como sobreviver a filhos emocionalmente disfuncionais. Solitário e sem rumo, ele entra em contato com seus dois amigos e sugere revê-los. E é aí, nesse reencontro dos três, que antigos traumas virão à tona.

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

Nenhum comentário

Segue @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros