Vi na Livraria: Sergio Y. vai à América, de Alexandre Vidal Porto | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Sopa de Lágrimas, de Gilbert Hernandez  3 hábitos musicais de hoje e da minha adolescência  My Little Pony – O Filme: 4 motivos para assistir
Leituras de abril

Vi na Livraria: Sergio Y. vai à América, de Alexandre Vidal Porto

Alexandre Vidal Porto 11 de julho de 2014 Aline T.K.M. 12 COMENTÁRIOS


O QUE ME INTERESSOU NA ÚLTIMA IDA À LIVRARIA...

Vencedor do Prêmio Paraná de Literatura 2012 na categoria romance, Sergio Y. vai à América é lançamento recente da Companhia das Letras.

A enorme vontade de ler o livro, antes de tudo, se deve ao fato de o narrador ser um psiquiatra. Já disse que tenho uma queda fortíssima por tramas de caráter psicológico? Pois é, tenho.

Outra coisa que só fez aumentar minha vontade de ler o romance, além de conhecer o trabalho do diplomata e escritor Alexandre Vidal Porto, foi a entrevista que ele concedeu ao Jô em finais de abril, falando do novo livro - assistam à entrevista aqui.

Finalmente, só tenho uma coisa a dizer: ainda lerei esse livroskoobers que trocam pelo plus, me aguardem!

SERGIO Y. VAI À AMÉRICA, de Alexandre Vidal Porto, Companhia das Letras.
Onde comprar: Fnac | Submarino | Saraiva | Saraiva (e-book) | Livraria Cultura | Livraria Cultura (e-book) | Amazon (edição Kindle)
SINOPSE: Narrado por um experiente e sofisticado psiquiatra, Sergio Y. vai à América coloca diante do leitor duas questões fortes do nosso tempo: o poder do testemunho (e o que ele pode esconder em sua aparente carga de veracidade) e o deslocamento. No caso, sexual.

O jovem Sergio Y., bem-nascido e aparentemente sem grandes dramas na sua ainda curta existência - embora se considere infeliz -, é um “paciente interessante”, como diz o narrador. Frequenta o consultório regularmente, mas um dia desaparece para sempre, abandonando o tratamento. A esse mistério se acrescenta outro, acachapante, que tira a aparente serenidade do psiquiatra e o faz incursionar em uma busca que tem tanto de detetivesca quanto de psicanalítica.

Um romance que é, a um só tempo, uma investigação sobre os caminhos da sexualidade e uma reflexão sobre aquilo que falamos ou deixamos de falar. Um romance que aborda a memória, a construção da identidade e os papéis que desempenhamos ao longo de nossas vidas.

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

12 COMENTÁRIOS

  1. Oi Aline, tudo bem?
    Não tem como ir a uma livraria e não se interessar por nenhuma novidade, não é mesmo?
    Não conhecia o livro, mas o achei interessante. O legal de vir aqui é que toda vez encontro livros bem diferentes dos quais estou acostumada a ler, e sempre me policio com frases do gênero "Paola, tome vergonha na cara e leia esse livro", rsrs Quem saiba eu consiga sair da minha zona de conforto!

    Beijos,
    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que tenho uma queda enorme por livros mais diferentinhos mesmo heheheh. O difícil é arrumar grana para comprar tudo o que eu quero; normalmente as visitas às livrarias acabam meio frustradas porque saio com as mãos vazias, mas, por outro lado, vejo tanta coisa interessante que fico cheia de ideias. Ainda espero poder ler esse livro!
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi, Aline, ultimamente meu interesse por tramas de caráter psicológico vem aumentando, já peguei umas dicas com amigas.
    "Sergio Y. vai à América" já teve seu título anotado, a sinopse me deixou curiosa. Espero que você consiga pelo plus, para nos dizer o que achou :)

    Beijos,
    Blog da /mauraparvatis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito esse livro, mas acho que pelo plus vou ter que esperar um pouco. Foi lançado há pouco, então imagino que vai demorar até que as pessoas queiram trocá-lo... Sempre me interessei por tramas psicológicas, gosto de personagens densos, complexos. Beijão.

      Excluir
  3. Oiee ^^
    Não conhecia esse livro, mas eu também tenho gostado ainda mais de livros que tratam da psicologia, mesmo sendo um tema do qual eu fugia há algum tempo. Vou procurar esse livro :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! O que mais gosto de livros assim é que os personagens costumam ser bem trabalhados, possuem diversas nuances, tal como as pessoas na vida real. Em praticamente todos os gêneros que leio sempre me interesso mais quando as tramas apresentam um quê psicológico. Beijinhos.

      Excluir
  4. Não conhecia esse livro, a temática dele é bem diferente e interessante, uma boa dica. Não tem como ir na livraria e não se deparar com algo novo que nos chame a atenção.

    Abraço,
    Diego de França
    Aguardo sua visita ;-)
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né! Sempre saio da livraria entre contente e frustrada, mas sempre com uma wishlist imensa, não importa se eu sair de lá de sacolinha na mão. =)

      Excluir
  5. Hum, livro com certo mistério sempre me traí.
    Acho que é um livro realmente interessante.


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, principalmente depois de assistir à entrevista do autor fiquei com ainda mais vontade de ler.

      Excluir
  6. Também gosto muito de livros desse tipo e não conhecia esse, então foi bom eu ter lido seu post para poder acrescentá-lo à minha lista de desejados.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ouvi falar tanto assim desse livro, mas já o encontrei em um ou outro lugar pela blogosfera. Estou superinteressada, espero que consiga tê-lo em breve comigo. ^^

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros