Livro + filme: O Homem Duplicado | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Sopa de Lágrimas, de Gilbert Hernandez  3 hábitos musicais de hoje e da minha adolescência  My Little Pony – O Filme: 4 motivos para assistir
Leituras de abril

Livro + filme: O Homem Duplicado

Companhia das Letras 2 de julho de 2014 Aline T.K.M. 2 COMENTÁRIOS

Um livro incrível merece uma adaptação incrível. Pelo menos em minha inocente opinião. Então, seguindo meu misto de raciocínio e crença, a adaptação de O Homem Duplicado, que acabou de estrear nos cinemas, teria tudo para ser como o livro: arrebatadora. Teria.

O filme tem atmosfera mais sombria, e é povoado por uns lances meio surreais – alucinações do protagonista, perturbadoras e metafóricas. Diferente do clima do livro, tudo nele fica meio suspenso, superficial. Mas não chega a ser ruim; tampouco é daqueles filmes memoráveis. Recomendaria apenas para quem curte filmes mais metafóricos e não se importam com a falta de explicações.

Não gosto de comparar livro e filme – são, para mim, dois universos completamente diferentes, ainda que complementares. Mas gosto da experiência de ler e depois assistir, ou vice-versa.

Sobre O Homem Duplicado livro, só para constar, é do Saramago. Preciso dizer mais?!

LIVRO: O Homem Duplicado, de José Saramago, Companhia das Letras
O Homem Duplicado, de José Saramago
SINOPSE: O professor de história Tertuliano Máximo Afonso descobre, certo dia, que é um homem duplicado. Ao assistir a um filme banal recomendado por um colega professor de matemática, ele nota que um dos atores é seu sósia.

Para descobrir quem é aquele homem idêntico a si próprio, Tertuliano passa a pesquisar. Procura pelos filmes da mesma distribuidora; faz listas de personagens figurantes; até que chega a um nome: Daniel Santa-Clara.

Tertuliano decide ir atrás de seu duplo. A situação ganha amplitude e acaba envolvendo sua namorada e a esposa do outro, em uma trama que afetará a vida de todos os personagens. Mas o romance nada tem a ver com clonagem ou outras experiências de laboratório. O que está em jogo é a perda de identidade numa sociedade que cultiva a individualidade e, paradoxalmente, estabelece padrões estreitos de conduta e de aparência. Leia o review do livro.

FILME: O Homem Duplicado (Enemy, dirigido por Denis Villeneuve, Canadá, 2013)
http://youtu.be/l4bImzL7i1Q

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

2 COMENTÁRIOS

  1. Espero que o filme seja realmente bom e faça por merecer a obra.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é mais sombrio, gostei do visual, e as atuações são muito boas. Mas alguns elementos poderiam ser melhor trabalhados. Mas é um filme "diferente", gostei e não gostei ao mesmo tempo hehe. Beijo!

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros