Encontro com Rama [Arthur C. Clarke] | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Sopa de Lágrimas, de Gilbert Hernandez  3 hábitos musicais de hoje e da minha adolescência  My Little Pony – O Filme: 4 motivos para assistir
Leituras de abril

Encontro com Rama [Arthur C. Clarke]

Aleph 30 de julho de 2014 Aline T.K.M. 10 COMENTÁRIOS


De Arthur C. Clarke (autor de 2001: Uma Odisseia no Espaço), Encontro com Rama, clássico da ficção científica concebido na década de 70, ainda hoje é capaz de deixar qualquer leitor boquiaberto.

Em 2130, cinquenta anos após a colisão de um meteorito que devastou a Europa, um objeto é detectado dentro do Sistema Solar. Com velocidade surpreendente, ele se aproxima cada vez mais do Sol. O comandante Norton é, então, enviado numa ousada missão a bordo da Endeavor, cujo objetivo é adentrar e explorar o misterioso objeto, que eles nomearam Rama.

Sem saber ao certo sua natureza – seria Rama uma espaçonave? Um mundo? –, acredita-se que o objeto apenas contornará a órbita do Sol e abandonará nosso Sistema Solar. Diversas possibilidades são analisadas pelo Comitê de Rama, criado temporariamente pela Organização Científica dos Planetas Unidos; a verdade é que estão todos mergulhados em incertezas, apesar da genialidade e dos cálculos dos estudiosos que o integram o Comitê. Para piorar, o tempo não é um aliado: Norton e sua equipe deverão deixar Rama antes que este esteja demasiado próximo do Sol...

Capa do livro Encontro com Rama
Com enredo fascinante e detalhes que deixam a curiosidade em ponto de ebulição, Clarke tira o leitor de sua zona de conforto ao inseri-lo em um cenário extremamente desafiador para os sentidos. Um objeto cilíndrico com uma faixa de mar que se assemelha a um enorme anel, unindo-se no solo e no firmamento – embora mesmo a noção de céu e terra seja relativa ali. Escadarias sem fim e torres altíssimas e completamente herméticas encontram-se neste lugar metálico, aparentemente morto e talvez bem antigo, embora tudo tenha um aspecto novo ali dentro. E ainda, teria havido vida naquele lugar? Ou melhor, será que ainda há?

A parte mais eletrizante da leitura é, sem dúvida, descobrir Rama através das descrições do autor, concisas mas bastante ricas e visuais. Quase como assistir a um filme, Encontro com Rama nos oferece um universo diferente de tudo o que já vimos; esse objeto estranho que é Rama intriga e, ao mesmo tempo, convence em todas e cada uma de suas particularidades.

A título de curiosidade, o livro gerou uma trilogia de continuações, escrita por Clarke em parceria com Gentry Lee. No entanto, Encontro com Rama pode muito bem (e deve, na opinião de muitos) ser lido sozinho, independentemente de suas sequências.

Decidir se ficamos “apenas” com esta obra incrível, ou se deixamos o lado curioso falar mais alto e buscamos pelas continuações é tarefa difícil. O livro é genial em demasia e nos deixa, sim, sedentos por mais. Por outro lado, uma coisa é certa: o mistério de Rama já é perfeito assim mesmo, enquanto incógnita; preservá-la poderia significar manter intacto o encanto desse universo. #pensenisso

Leitura digna, Encontro com Rama é um livro para ser deliciosamente descoberto, curtido e saboreado em cada enigma, mesmo os mais indecifráveis.

LEIA PORQUE...
É impossível não avançar os capítulos com um apetite cada vez mais voraz. Recomendadíssimo!

DA EXPERIÊNCIA...
Ficção científica é um gênero com o qual tive pouquíssimo contato em minha vida de leitora. E aí me cai algo assim incrível em mãos. Quer saber? Minha incursão no gênero não poderia ter começado melhor!

FEZ PENSAR EM...
2001: Uma Odisseia no Espaço (o filme). Embora não seja fã de filmes com tema espacial, gostei deste (e gosto do Kubrick). Não nego que é consideravelmente cansativo – levei 3 dias para vê-lo inteiro –, mas devo admitir que é incrível.


Título: Encontro com Rama
Título original: Rendezvous with Rama
Autor(a): Arthur C. Clarke
Tradução: Susana Alexandria
Editora: Aleph
Edição: 2014 (1ª reimpressão)
Ano da obra: 1973
Páginas: 288
Onde comprar: Fnac | Submarino | Livraria da Travessa | Livraria Cultura

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

10 COMENTÁRIOS

  1. Sou muito curioso pra ler esse livro, já vi um vídeo sobre Rama, um sobrevoo sobre sua superfície. Achei bem interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é excelente, mesmo! Poxa, num sabia que existia esse vídeo, vou procurar! Andei vendo umas imagens em 3D simulando o interior de Rama, achei interessante, bem o jeito como eu tinha imaginado hehe.

      Excluir
  2. Muito interessante, sou louco pra conhecer a obra de Clark e acho que vou pular 2001 pois teu review aguçou mais ainda minha curiosidade.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também tinha muita curiosidade em ler algo dele. Gostei muito desse livro e recomendo muito. Até penso em ler 2001 um dia, mas agorinha acho que não, tenho o filme muito recente na minha cabeça.

      Excluir
  3. Vim aqui retribuir a visita e me deparo logo com esse livro?? rsrsrsrs. . . Arthur C. Clarke é demais de bom!! Comecei lendo a trilogia 2001 e li quase todos os publicados em português mas não li ainda Rama. Ainda sou mais Asimov com sua Trilogia da Fundação e com Eu, robô! mas Arthur é fantástico.

    Excelente Resenha aliás! Me convenceu a encarar esse livro que to enrolando pra ler a eras!!! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Trilogia da Fundação é uma obra que me deixa curiosa há anos, e pretendo um dia lê-la. Aliás, nunca li Asimov e sou bem iniciante na FC. Encontro com Rama foi o primeiro livro que li do Clarke e curti demais (ah, fico feliz que tenha gostado da resenha!); recomendo com certeza que você o leia o quanto antes heheh!!! Bj.

      Excluir
  4. Comprei recentemente esse livro e estou ansioso pela leitura, pois terminei de ler O Fim da Infância do mesmo autor que achei maravilhoso. O que mais gostei desse autor foi suas ideias visionárias. Arthur C. Clarke estava a frente de seu tempo e os livros comprovam isso. Recomendadíssimo. Aconteceu no dia 27/07 na livraria Saraiva do Shopping Paulista o I Encontro Sci-Readers e Arthur C. Clarke foi abordado com a obra O Fim da Infância. Em meados de setembro terá outro vale a pena conferir. https://www.facebook.com/pages/Sci-Fi-Readers/1427473644192372?ref_type=bookmark e obrigado pela visita ao blog www.estantedowilson.com.br

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que terminei de ler Encontro com Rama, fiquei empolgada para ler mais coisas do Clarke. Gostei da objetividade da narrativa dele e das descrições bem visuais. Acho legal saber desses encontros e tenho vontade de ir, mas sinceramente fico relutante por ainda estar começando nas obras de ficção científica; se for algo mais debate, acho que ficaria totalmente boiando, entende? Bj.

      Excluir
  5. Aline, que blog lindo e que resenha deliciosa.
    Impossível não querer o livro now.

    Hug

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcia! Poxa, obrigada, flor! =) E o livro é ótimo mesmo, recomendo! ^^ Beijooo!

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros