Em cartaz: Eles voltam | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Sopa de Lágrimas, de Gilbert Hernandez  3 hábitos musicais de hoje e da minha adolescência  My Little Pony – O Filme: 4 motivos para assistir
Leituras de abril

Em cartaz: Eles voltam

Em cartaz 7 de março de 2014 Aline T.K.M. 5 COMENTÁRIOS


Ganhador dos prêmios – muito merecidos – de melhor filme, melhor atriz e melhor atriz coadjuvante no Festival de Brasília de 2012, Eles voltam arrebata o espectador com uma trama intimista, que traz à tona a temática da desigualdade entre as classes.

Deixados à beira da estrada como castigo após uma briga, Cris (Maria Luiza Tavares) e seu irmão mais velho, Peu (Georgio Kokkosi), aguardam a volta dos pais. O que os jovens acharam que seria apenas um “susto” acaba se transformando em uma longa espera. Até que Peu decide procurar por um posto e obriga a irmã a esperar por ele ali mesmo, no ponto em que foram deixados. Sem sinal do irmão, Cris começa a trilhar seu caminho de volta para casa.

“Eles voltam”: com sensibilidade, garota descobre realidade fora de seu mundinho de classe média

Os silêncios, aqui, dizem muito. Os diálogos tampouco vêm de maneira gratuita; têm um porquê, uma razão de ser. E nessa quietude, misto de receio e descoberta, uma garota de doze anos sai da bolha que envolve seu mundo de menina de classe média da capital pernambucana, e passa a ver com os próprios olhos outras realidades bem diferentes da sua, em uma sucessão de encontros improváveis.

Mãos estendidas. É o que Cris encontra quando se vê completamente sozinha, perdida. É alimentada e hospedada por pessoas que mal têm um teto para si próprias, que enfrentam conflitos devido à condição de sem-terra ou que simplesmente são donas de uma vida humilde e sem grandes perspectivas.

O vislumbre dessas vidas ganha primor com a presença de pessoas reais. A opção do diretor Marcelo Lordello por não atores nos papéis de destaque foi tão acertada como também essencial. A singeleza complementa de maneira ideal a sensibilidade da trama, que reina absoluta e que para isso não precisa de excessos.

Eles voltam é todo sensações. Desde a menina que amplia seu olhar e cresce por dentro, cujas mãos nuas tocam o chão de terra e folhas ressecadas enquanto divide palavras tímidas com a garota de mundo tão diferente do seu; até os contrastes, brutais. Como uma Alice através do espelho, silenciosa, Cris observa, escuta e vivencia um mundo do qual apenas havia ouvido falar – provavelmente de forma desatenta – no noticiário na hora do jantar.

Se o caminho percorrido por Cris a leva de volta para casa, as transformações operadas em seu interior, estas, já não têm volta. E a resposta da menina ao avô – que defende o desalojamento de trabalhadores sem-terra – vem ligeira, como se dirigida também ao espectador: “Se visse como essa gente vive, o senhor não falaria dessa maneira”.

http://youtu.be/HMwCKU8SdiQ

NOTA: 9,5/10
ESTREIA: 07/03

Eles voltam – 95 min.
Brasil – 2012
Direção: Marcelo Lordello
Roteiro: Marcelo Lordello
Elenco: Maria Luiza Tavares, Georgio Kokkosi, Elayne de Moura, Mauricéia Conceição, Jéssica Gomes de Brito, Clara Oliveira, Germano Haiut, Teresa Costa Rêgo, Irma Brown

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

5 COMENTÁRIOS

  1. Que filme sensacional é esse que ainda não assisti mas já adoro!?!

    Adorei a resenha que me fez ficar louca para assisti-lo - assim que possível :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maura, assiste sim, vale a pena: é um filme diferente do que costumamos ver por aí. Ele estreou anteontem (7/3), mas apenas em poucas cidades e cinemas. =/

      Excluir
  2. Gosto dos dramas nacionais. Se tem algo de bom é quando algum bom cineasta investe em dramas, são quase sempre cheios de sentimentos e sensações únicas, sem falar, claro, que eles exploram bem a região da história.
    Vou assistir esse filme, com certeza.

    In The Sky. Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu costumo gostar muito dos nacionais que fogem daquele formato "comédia familiar estilo novela da Globo". "Eles voltam" me surpreendeu, recomendo sem pensar duas vezes.

      Excluir
  3. Oi,

    não conhecia o filme, mas fiquei louca para assisti-lo. Ultimamente venho dando mais chance para filmes brasileiros e sendo surpreendidas por obras incríveis e muito bem feitas!

    Bjs

    ResponderExcluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros