Vi na Livraria: Meu coração de pedra-pomes, de Juliana Frank | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
3 motivos para ver Descendentes 2, o novo filme do Disney Channel  Resenha: Civilizações – A Fonte: dois mundos, uma jornada, de Wallace Horta  Making of O Reino Gelado – Fogo e Gelo: com Larissa Manoela, João Guilherme, João Côrtes e Lipe Volpato
Leituras de abril

Vi na Livraria: Meu coração de pedra-pomes, de Juliana Frank

Companhia das Letras 4 de outubro de 2013 Aline T.K.M. 2 COMENTÁRIOS


Meu coração de pedra-pomes foi lançado há pouco e, basicamente, atraiu minha atenção...
1. pelo título, um tanto imaginativo;
2. porque a autora tem ganhado considerável espaço dentre os jovens autores da literatura brasileira;
3. e pela “polêmica” em torno da narrativa assanhada e sem cerimônias – Juliana mostra não ter mesmo papas na língua (vide uma crônica dela lá no Blog da Companhia).

Como se não fosse suficiente, a própria Juliana Frank, ao falar de seus livros, não os adorna com excessos de pretensão. Pelo contrário, ela se refere a Meu coração como literatura menor, “um tipo de literatura que não muda nada”.

De fato, li numa entrevista que a narrativa da autora “não se parece com nada do que se convencionou chamar de jovem literatura brasileira, seja lá o que caiba nessa convenção. Não é ‘alta literatura’ nem tem ambição disso, não é fantasia nem juvenil, gêneros com os quais jovens autores do país vêm conquistando leitores”. Tal comentário coroou minha já existente curiosidade da mesma forma como a diminuta cereja coroa a espiral de chantilly de um sundae.

Nessa mesma entrevista, inclusive, a autora diz que optou por mudar de bairro após o lançamento de Quenga de Plástico, seu primeiro livro. Se seu texto cutucou os antigos vizinhos, deve ser ao menos digno de ser olhado mais de perto, penso eu.

E outra, se é para ler algo que envolva sexo, que sejam livros com conteúdo descarado, narrativa interessante, e que explorem algo de humor; em vez de romances açucaradinhos com cenas de sexo safado que fazem pouco mais que ruborizar bochechas...

MEU CORAÇÃO DE PEDRA-POMES, de Juliana Frank, Companhia das Letras.
SINOPSE: Lawanda, 19 anos, trabalha num hospital, mas não está ali para lidar com os pacientes – não oficialmente, pelo menos. Ela é uma das encarregadas da limpeza e vive sob a fiscalização da insuportável Lucrécia, que insiste em controlar seus horários e reclamar de seus atrasos. Mas, como os serviços de faxina são muito mal pagos, Lawanda precisa de outros meios para conseguir comprar os besouros que coleciona (ainda que sua mãe preferisse que ela poupasse para adquirir um apartamento). Assim, presta pequenos serviços escusos aos internos do hospital. Ela também é colecionadora de borboletas, que costura com esmero em suas calcinhas, sempre usando a linha da mesma cor das asas. Faz esta e outras macumbas para que seu amado José Júnior largue a mulher de uma vez e fique só com ela. Na cama, Lawanda sabe que é imbatível, mas a pressão das tias velhas é grande e o rapaz tem dificuldades de se libertar.

Com humor sagaz e desbocado, Juliana Frank narra as várias facetas do universo fantástico dessa jovem mulher que foge a todas as convenções. Elogiada por escritores como Clara Averbuck e Reinaldo Moraes (Juliana é inclusive uma das roteiristas do filme Pornopopeia, inspirado no livro de Reinaldo), a autora se firma na nova cena literária brasileira com seus escritos polêmicos, que vão desde as memórias de uma ex-atriz pornô - uma “filosoquenga”, segundo ela – até as mais variadas formas de loucuras e taras de toda sorte.


E aí, quem quer me dar esse livro de presente??!! =P

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

2 COMENTÁRIOS

  1. Esse livro parece ser interessante; concordo com os aspectos que você citou, especialmente o título. É um livro que eu gostaria de ler.

    Abraços
    Juan - sempre-lendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiee ;)
    Não conhecia o livro até então. Gostei da Sinopse, da proposta que ele trás, espero ter a oportunidade de ler.
    Beliscões carinhosos da Máh :)
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros