Dois juvenis de décadas passadas que ainda encantam leitores | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Leituras mais recentes – parte 1: thrillers e Meus 15 Anos  3 motivos para ver Descendentes 2, o novo filme do Disney Channel  Resenha: Civilizações – A Fonte: dois mundos, uma jornada, de Wallace Horta
Leituras de abril

Dois juvenis de décadas passadas que ainda encantam leitores

Diana Wynne Jones 10 de outubro de 2013 Aline T.K.M. 12 COMENTÁRIOS

Não importa quanto tempo passe, alguns livros permanecem na memória e, inclusive, criamos laços afetivos com suas histórias e personagens. Alguns chegam a acompanhar os leitores geração após geração.

Quando são infantojuvenis, então, parece que esses livros grudam na gente por toda a vida de um jeito mais intenso, talvez por remeterem à infância já perdida, ou simplesmente pela doçura e genialidade de seus elementos. Quem ainda duvida que daqui a algumas décadas ainda falaremos de Harry Potter com a mesma emoção de hoje, que é a mesma da época em que líamos os livros pela primeira vez?

Separei abaixo duas histórias inesquecíveis de décadas passadas (nascidas antes de mim!) que ainda mexem com os leitores de várias idades – provavelmente até mais com os já crescidos, que as conheceram quando crianças. E, claro, que ainda mexem comigo de um jeito especial.

VIDA ENCANTADA, de Diana Wynne Jones - série Os Mundos de Crestomanci


O que esperar de uma escritora que foi aluna de ninguém menos que J.R.R. Tolkien? Há mais de 30 anos atrás, a britânica Diana Wynne Jones concebeu a série Os Mundos de Crestomanci, cujo universo envolve bruxos, poderes mágicos, vidas paralelas e crianças encrenqueiras.

Só li Vida Encantada, o primeiro da série, que traz a história dor irmãos órfãos Gwendolen e Eric Chant; eles se mudam para o castelo do poderoso mago Crestomanci e passam a ter aulas de magia. Gwendolen sempre manifestou talento nato para a magia, enquanto Eric vivia às suas sombras, achando que nunca realizaria nada com um dom que não possuía. Porém, o fato de Crestomanci “ignorar” o tamanho talento de Gwendolen deixa a garota furiosa e disposta a aprontar.

O mais legal desse livro e que encanta a galera de várias gerações, além da escrita cativante de Jones, é o próprio universo criado por ela. Nele, cada pessoa nasce com nove cópias de si mesma, espalhadas por vários mundos paralelos. Agora, quando uma pessoa nasce sem as cópias, e com todas as nove vidas concentradas nela mesma, recebe o título de mago Crestomanci, e passa a ajudar a resolver problemas relacionados ao mau uso da magia nos mundos paralelos. Pois então, em dado momento, Gwendolen desaparece e deixa em seu lugar uma de suas cópias. E é seu irmão mais novo, Eric, quem terá que resolver as encrencas que virão.

Até hoje não sei bem por que não li os demais livros da série lançados no Brasil, já que na época me apaixonei por Vida Encantada. Em todo caso, recomendo o livro (e a série, afinal) para aqueles que desejam ler algo com crianças bruxas e poderes mágicos, mas que já leram e releram infinitamente a série Harry Potter – vale ressaltar que a série Os Mundos de Crestomanci veio bem antes de HP, e que algumas semelhanças são facilmente percebidas.

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE, de Roald Dahl


Uma história conhecida desde sempre – quem é que nunca assistiu à “clássica” adaptação nas sessões da tarde quando criança? –, com personagens infantis que denunciam grandes defeitos comportamentais e psicológicos dos seres humanos.

Publicado originalmente na década de 60, o livro conta as aventuras de cinco sortudos que encontram os bilhetes dourados para passar um dia na fábrica de chocolate do misterioso Willy Wonka. Eles são apenas crianças, mas é bem possível enxergá-los como adultos em miniatura, o que deixa tudo mais interessante e até – por que não? – ligeiramente complexo se pensarmos na personalidade desta garotadinha (e as causas por trás disso).

Além disso, a narrativa de Roald Dahl, por si só, é motivo para querer ler o livro, não importa se você já passou há muito da infância...

E ah, tem review de A Fantástica Fábrica de Chocolate aqui no blog.

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

12 COMENTÁRIOS

  1. Amooo A Fantástica Fábrica de Chocolates. O primeiro ainda não li!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro livros infanto-juvenis, sempre leio e me divirto! Esse Os Mundos de Crestomanci eu nunca li e ouvi pouco sobre ele, você me deixou bem curiosa!
    A Fantástica Fábrica de Chocolates é muito legal! A história é incrível.
    Adorei o post.

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  3. Ooooi Aline! Adorei o post! Sou apaixonada por livros infanto-juvenis e sempre que vejo dicas novas, anoto tudinho pra não deixar nenhuma boa obra sem ser lida! Hahaha
    Já li A Fantástica Fábrica de Chocolates há um tempinho (antes mesmo de criar meu blog, hahaha) e também adoreeeei!
    Nossa, mas como você me deixou curiosa a respeito de Vida Encantada! Já estou roendo as unhas aqui! Hahahaha Quero ler logo!

    Beijinhos! www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Fantástica Fábrica é o máximo, mágica e ironia juntas numa história infantojuvenil; E Vida Encantada é mesmo muito bom, ainda quero ler os demais livros da série num futuro não muito distante hehehe. Um beijooo.

      Excluir
  4. Os Mundos de Crestomanci é incrível, adoro Os Magos de Caprona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal saber que você leu! Na realidade, não conheço muita gente que leu algo da série, sabia? Ainda pretendo retomá-la...

      Excluir
  5. A fantástica fabrica de chocolate é realmente maravilhoso

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Aline!
    Eu ainda não li estes livros, mas me lembro do primeiro livro que li na vida que foi O sobradinho dos pardais. Acho que foi aí que me apaixonei pelos livros!

    Beijos!
    www.tesouroliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Sou fã de infanto juvenis mesmo com 20 anos na cara, já adorava o filme da Fábrica de Chocolates e com o livro me deliciei ainda mais. Desconheço Vida Encantada, farei uma caçada em busca dele, muito interessante a sinopse.

    Curti muito o post.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah e eu então, nos meus quase 27... Sem comentários!!!! =D
      Também adoro o filme da Fantástica Fábrica, principalmente o mais antigo. Vida Encantada é muito bom, me surpreendeu na época.

      Excluir
  8. Oi Aline, tudo bem?
    Sim sim, dei uma sumida, mas estou de volta, e com muita coisa para ler por aqui. Então, que post mais bacana esse, hein? Acho que vou me exceder por se tratar de dois livros que AMO.

    Em relação ao da Diana, devo dizer que ela é um dos meus 05 (ou até 03) autores favoritos. Foi paixão ao primeiro livro. Tenho apenas os dois primeiros livros da série "Os Mundos de Crestomanci", mas estou querendo adquirir logo os demais. É uma pena que os dois últimos (sexto e sétimo) não tenham sido publicados aqui no Brasil, já entrei em contato com a editora e eles falaram que não tem mais os direitos de publicação da série, o que significa que provavelmente não os teremos em edições nacionais tão cedo =/
    Ainda falando da Diana, eu recomendo você a ler a trilogia d'O Castelo Animado, cujo primeiro livro foi adaptado para o cinema pelo cineasta japonês Hayao Miyazaki. Recentemente eu escreve uma matéria sobre a trilogia para a revista Neo Tokyo (edição 91), que chega às bancas ainda nesse mês, se puder dá uma conferida.

    Sobre "A Fantástica Fábrica de Chocolate", eu li quando era criança e assisti aos dois filmes. Realmente você foi num ponto muito singelo. Esses livros tem gosto de infância e nostalgia. Outro livro do Roald Dahl que eu amo é "Matilda", já o li umas duas vezes e no próximo mês vamos discuti-lo no Clube de Leitura que eu participo.

    Enfim, adorei o post!
    Beijos
    Cooltural

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, uma coisa que ainda preciso fazer na vida é ler os outros livros da série Os Mundos de Crestomanci, mesmo que não tenhamos todos aqui no Brasil - isso desanima um pouco, mas fazer o quê.
      Já ouvi falar superbem de O Castelo Animado. Não sou muito fã de desenhos japoneses, por isso não dei muita bola quando soube do filme, mas fiquei curiosa quando soube que a história era da Diana. Quem sabe ainda assisto.
      Ahhh, sobre Matilda, acredita que nem o filme inteiro eu assisti? Mas é daquelas historinhas que conquistam no primeiro instante, e gostaria sim de ler o livro. Às vezes tenho a impressão que é aquele tipo de coisa que "toda criança um dia deve ler/conhecer".

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros