Chez le Libraire : Du vent dans mes mollets, de Raphaële Moussafir | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Sopa de Lágrimas, de Gilbert Hernandez  3 hábitos musicais de hoje e da minha adolescência  My Little Pony – O Filme: 4 motivos para assistir
Leituras de abril

Chez le Libraire : Du vent dans mes mollets, de Raphaële Moussafir

À la française 16 de outubro de 2013 Aline T.K.M. 6 COMENTÁRIOS


Já que recentemente andei falando de histórias com crianças e porque estamos, de fato, no “mês da criança”, a dica de leitura em francês deste outubro é nada menos que Du vent dans mes mollets, da francesa Raphaële Moussafir.

Assisti à adaptação cinematográfica, intitulada Feito Gente Grande, em maio no Festival Varilux de Cinema Francês 2013 (falei do filme aqui). E me apaixonei pela história, ambientada nos anos 80 e que é centrada na inocência e nas descobertas da infância que é quase pré-adolescência. Ler o livro está em meus planos – não tão imediatos – e tenho a sensação de que deve ser tão ou mais tocante quanto o filme.

Du vent dans mes mollets (infelizmente sem edição brasileira; mas ainda temos o filme, que é lindo) nos apresenta Rachel, uma garota solitária de 9 anos, cujos pais são um pouco severos demais e a fazem se consultar com uma psicóloga infantil. Na nova escola, Rachel conhece Valérie, uma menina espoleta e desbocada, com quem inicia uma amizade. Dia após dia, Rachel descobre o real significado da amizade, ao mesmo tempo em que começa a desenvolver um olhar mais maduro perante a vida. Entre gargalhadas e brincadeiras, a garota também percebe que a felicidade caminha lado a lado com as perdas.

Além do romance, a história também foi publicada em HQ na França. Mas por aqui, por enquanto, a opção é assistir ao filme e ler o livro – o romance mesmo – em francês.

DU VENT DANS MES MOLLETS, de Raphaële Moussafir, J’ai Lu.
RÉSUMÉ : Rachel a neuf ans, une institutrice humiliante, des parents vaches et une copine garce. A neuf ans, on est puni quand on donne son avis, on découvre des nouvelles sensations étranges, on expérimente son langage et son corps.

Depuis la rentrée, Rachel dort toute habillée avec son cartable. Ses parents décident de l'emmener consulter madame Trebla, une pédopsychiatre pleine de bonne volonté.

Cette grande petite fille dissèque son monde avec un regard drôle et acerbe dont la maturité étonne, amuse et choque. De fous rires en conflits, elle explore l'impitoyable monde de l'enfance. Un monde qui mène, parfois trop vite, vers celui des adultes...

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

6 COMENTÁRIOS

  1. Ai que lindo que parece ser! Pena que não tem no Brasil ainda...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena mesmo que nem o livro nem a HQ tenham sido lançados por aqui. Mas como eu disse, tem o filme (se bobear, talvez até já tenha para alugar) e vale MUITO a pena assistir. É bem bonito.

      Excluir
  2. Oi Aline!
    Infelizmente eu não sei quase nada em francês - uma língua tão linda que merece ser entendida! - então vou ficar com o filme, rs. Adorei a proposta da história, e com certeza já coloquei na minha listinha de filmes que quero assistir em breve.
    Obrigada pela dica!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, o filme é lindo e se passa numa época especial, nostálgica. Assiste sim quando puder, você vai achar encantador. ^^

      Excluir
  3. MUITO tempo que não dou uma passada por aqui, sim shame on me!! Hahaha. Mas acho que em uma das primeiras vezes que visitei seu blog fiquei encantado com a ideia de você fazer essa indicação de livros em outras línguas que não seja o Inglês. Acho que isso além de motivas o leitor a sair da zona de conforto, faz com que tenhamos vontade de aprender outras línguas. (Tentei aprender Hangul, mas sou uma negação para qualquer coisa que exija desenho HAHAHA)


    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros