Rádio britânica embala os ouvintes com um bom livro na hora de dormir | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
3 motivos para ver Descendentes 2, o novo filme do Disney Channel  Resenha: Civilizações – A Fonte: dois mundos, uma jornada, de Wallace Horta  Making of O Reino Gelado – Fogo e Gelo: com Larissa Manoela, João Guilherme, João Côrtes e Lipe Volpato
Leituras de abril

Rádio britânica embala os ouvintes com um bom livro na hora de dormir

BBC 2 de junho de 2013 Aline T.K.M. 11 COMENTÁRIOS


Dica curiosa para quem quer ler mais, mas não tem tempo para incluir outro livro na rotina diária; ou então para quem quer conhecer novos livros; ou, quem sabe, apenas para praticar o inglês.

Ou ainda, para aqueles dias de carência, nos quais tudo o que um bom bookaholic precisa é de alguém sentado ao lado de sua cama lendo um bom livro ao pé do ouvido. Tá, pode não ser para tanto, mas o que eu quero dizer é que esta é uma dica significativa, e atende pelo nome Book at Bedtime.

Book at Bedtime é um programa britânico de rádio que consiste, literalmente, em uma leitura “na hora de dormir”. Transmitido de segunda a sexta-feira pela britânica BBC Radio 4 às 22h45 (horário de lá!), e com duração de 15 minutos, o programa traz leituras de obras de ficção – incluindo lançamentos, clássicos modernos, e literatura de vários países do mundo – nas vozes de conhecidos atores britânicos.

Além da proposta do programa ser bem interessante, é delicioso escutar o sotaque britânico nas leituras – tão charmoso! Os livros são resumidos e sua leitura é dividida em “episódios”, transmitidos dentro do período de duas semanas, em média. Dependendo do tamanho do livro, os episódios podem durar até três semanas, ou então apenas uma semana.

Igualmente interessante, e mais dinâmico, é o que eles fazem no caso das coletâneas de contos: normalmente, são selecionados cinco contos do livro em questão e, a cada noite, é transmitida a leitura de um dos contos.

Para quem ficou curioso, dá para escutar os episódios no site da BBC.
Mas atenção: cada episódio fica disponível online somente durante alguns dias (uma semana, aproximadamente) a partir do dia da transmissão. No site também há entrevistas com autores e, ainda, é possível ver a relação dos próximos episódios – bom para se programar e não perder nenhum dia de leitura.

MAIS ALGUNS PROGRAMAS LITERÁRIOS DA BBC RADIO 4

Open Book – entrevistas com autores e editores, lançamentos em destaque, redescoberta de clássicos.

Book of the Week – como o Book at Bedtime, trata-se de leituras divididas em episódios, porém somente de obras de não ficção (biografias, diários, ensaios, viagens, etc).

Bookclub – entrevistas com autores renomados a respeito de seus livros mais famosos.

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

11 COMENTÁRIOS

  1. Curti a ideia, se bem q eu tenho um sério problema com audiobook, acabo não me concentrando... mas a ideia é boa...treinar o inglês pelo menos...rs

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu nunca tentei ouvir um audiobook completo. Mas acho que não conseguiria, a menos que fosse um pouquinho de cada vez. Mas acho que por isso mesmo que o programa divide os episódios em transmissões de 15 minutos, se fossem mais longas seria complicado, pelo menos para uma criatura como eu (sonolenta e meio distraída) hehehe...

      Excluir
  2. Nossa que demais, achei a ideia super criativa e muito boa. Mas não posso com eBooks. Posso até treinar mais o listening, só que se eu for parar para prestar atenção na história mesmo, um, dois e já estou dormindo hahaha

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que também teria o mesmo problema em seguir um livro inteiro só em áudio hehe, eu me distraio e/ou durmo um pouco fácil demais. Acho que por isso mesmo eles fazem cada episódio bem curtinho, 15 minutinhos só. Eu ainda não segui um livro inteiro pelo site, mas ouvi uns dois episódios e achei tranquilo para acompanhar. =)

      Excluir
  3. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom,
    li algumas coisas folhe-ei algumas postagens,
    gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha.
    Deixo-lhe a minha bênção.
    E que haja muita felicidade e saúde em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir
  4. Sensacional essa ideia! Deveria ter um programa desse aqui, iria adorar dormir ouvindo historias como antigamente HAHAHAHA.

    Abs :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é hahah, meio nostálgico isso! Mesmo que esse dê para ouvir online, não é a mesma coisa que ligar um "radinho" de pilha na cômoda ao lado da cama e ouvir aquela transmissão cheia de chiadinhos... hahahah...

      Excluir
  5. Nossa a BBC é um mundo a parte cara!!! Muito interessante a ideia, para quem é cego então, deve ser ótimo. Pra quem quer aprender inglês como você disse é uma boa.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, e esse programa existe há tempos já e eu só tomei conhecimento recentemente. Acho que eu não faço ideia de tudo o que tem na BBC hahaha. Concordo que é uma ideia excelente para quem não enxerga, e como forma de praticar inglês também (ainda mais porque é aquele inglês britânico todo "perfeitinho"). Bjinho.

      Excluir
  6. Ah, fala sério. Ótima ideiaaaa. Acaba sendo um e-book né?
    Você sabe se temos disso por aqui no Brasil?
    Beijos

    ResponderExcluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros