O amor (e afins) em citações | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Sopa de Lágrimas, de Gilbert Hernandez  3 hábitos musicais de hoje e da minha adolescência  My Little Pony – O Filme: 4 motivos para assistir
Leituras de abril

O amor (e afins) em citações

Citações 12 de junho de 2013 Aline T.K.M. 9 COMENTÁRIOS


Porque uma boa citação sobre o amor deixa o dia mais saboroso e inspirador.
não aconselho usar as linhas abaixo para incrementar o cartão de Dia dos Namorados – o amor não vem sempre ilustrado em cores, nem mesmo na literatura.


Lavínia estava tão próxima que seu braço roçou no meu. Uma descarga elétrica. A fase das fagulhas, como diz mestre Schianberg em seu livro. O momento em que os amantes têm a certeza de que algo vai acontecer em breve para saciar a fome que sentem, e saboreiam a espera, muitas vezes prolongando-a. Choques não são incomuns nessa etapa, sustenta Schianberg.


Imaginou-se como uma princesa que estava sendo levada para um príncipe encantado em seu castelo. Divertiu-se com a ideia, mas não gostou dela: não queria um príncipe encantado, pois esse era o sonho das garotas que acabavam se casando com seres lamentáveis que cheiravam a estupidez e a outras mulheres. Desconfiava dos encantos e de todas as magias dos seres humanos, de suas crinas retóricas e de suas caudas humorísticas. Decidiu renunciar a esse sucesso matrimonial e abdicou de seu reinado de trinta segundos.


Não se deve tocar em nada, sobretudo não limpar, desinfetar, esterilizar o rico adubo onde o amor nasceu, ordenar e desequilibrar as relações orgânicas nas quais ele desabrocha.


– Não, você não entende. Eu não a amo não-bastante, amo-a demais. Dói-me vê-la, isso me devasta, preciso recuperar-me entre as vezes. Mato-me dizendo-lhe isto: me mataria vê-la o tempo todo.


Achava que nunca mais se apaixonaria e estava de bem com isso, acreditava que uma vez basta para uma vida inteira, mas está acontecendo de novo, essa sensação que se aproxima de uma depressão leve e tinge de desimportância tudo que não tenha a ver com a mulher que abraça. Sente tédio quando não está com ela e é preciso ser adolescente ou estar apaixonado para sentir tédio.


– Estaremos juntos novamente em breve...
– Sim...
– ... esteja certa disso. E, até lá, minha querida, meu amor, pertença a todos.



Há um paralelo perturbador entre o crescimento do turismo e a multiplicação de casos sentimentais. Amamos da mesma forma como viajamos, por períodos curtos e seguindo roteiros predeterminados. Apaixonamo-nos para ter lembranças, cartas, um conjunto de sensações, novas cores em nossas íris; para ter o que contar no escritório, aos nossos amigos, ao nosso psicanalista. Não existe diferença entre o amor e as viagens, pois sempre voltamos a eles.


Usei a palavra “cumplicidade” há pouco. Gosto dessa palavra. Um acordo tácito entre duas pessoas, uma espécie de pressentimento, digamos. Uma primeira alusão de que as duas pessoas são compatíveis, antes da tarefa enfadonha e tensa de descobrir se “partilham dos mesmos interesses”, ou têm o mesmo metabolismo, ou são sexualmente compatíveis, ou se ambas querem filhos, ou como brigamos conscientemente sobre as nossas decisões inconscientes. Mais tarde, quando olhamos para trás, nós veneraremos e comemoraremos o primeiro encontro, o primeiro beijo, as primeiras férias juntos, mas o que realmente importa é o que aconteceu antes de tudo isso: aquele momento, mais de pulsação do que racionalização, que acontece assim: é, talvez possa ser ela, e, é, talvez possa ser ele.
Pulso, Julian Barnes (conto: Cumplicidade)


Retoca os lábios no retrovisor e a maquiadora avisa, Entramos no ar em um minuto! Nevada TV faz o especial Prostituição na Estrada. Aproximam o microfone e perguntam, De que você se sente mais orgulhosa, Sherry? O amor é um trabalho difícil, responde, amar é a coisa mais difícil que já fiz em toda a minha vida.


BÔNUS!
amar
a.mar
(lat amare) vtd, vint e vpr 1 Ter amor, afeição, ternura por, querer bem a:Queria dizer a todo o mundo quanto o amava. Os egoístas não amam. Amaram-se toda a vida. vtd 2 Apreciar muito, estimar, gostar de: Feliz daquele que ama o trabalho! vpr 3 Fazer amor; copular: Os recém-casados amam-se no escuro. Antôn: detestar, odiar.
Dicionário Michaelis Online


Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

9 COMENTÁRIOS

  1. Ai o amor!!! kkkkkkkk Hoje e o dia para posts como esse mesmo, todas as citação são lindas, mas a do Julian Barnes em Pulso foi a mais bonita. Bom, eu achei.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julian Barnes tem uma escrita fascinante. Altamente recomendado hehehe.

      Excluir
  2. Olá.
    Adorei a definição do dicionário AUSHAUHSA Adorei o post, boas frases.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  3. Faltou pra 2 autores pra mim: Vinicius e Maiakovski. O último pra mim tem a melhor citação ever: "Amar não é aceitar tudo. Aliás: onde tudo é aceito, desconfio que há falta de amor."

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaísss! Muito verdadeira essa citação! Aliás, você já leu algo da obra de Maiakovski?? Morro de curiosidade de ler.

      Excluir
  4. Tem citações q levamos para vida né?
    Amei todas, mesmo não lendo todos os livros...

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  5. Adorei as citações, e a ideia do post bem original, diferente de metade da blogosfera selecionando "casais literários" ZZZzzZZzzzZZz... HAHAHAHA.

    Abs :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hhahahahah valeu pelo elogio! Casais literários até são legais, mas às vezes me perco porque não li todas as séries/trilogias das quais a galera mais tem falado, daí não conheço todos, né...

      Excluir
  6. Olá, Aline!
    Adorei as citações, eu gosto muito desses posts de dia dos namorados ahahaha.
    A que eu mais gostei foi a da Julian Barnes em Pulso.

    Beijos, Rafael Augusto.
    Enseada das Letras

    ResponderExcluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros