Livro + Filme: Eu e Você (...e minha enorme cabeça-de-bagre) | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Filme: Um Tio Quase Perfeito  Livros recebidos em abril  Resenha + Sorteio: Quer que eu desenhe? (vol.2)
Leituras de abril

Livro + Filme: Eu e Você (...e minha enorme cabeça-de-bagre)

Bernardo Bertolucci 20 de junho de 2013 Aline T.K.M. 10 COMENTÁRIOS

Este “Livro + Filme” é uma homenagem especial à minha enorme cabeça-de-bagre (ou à porção toupeira do meu grande cérebro, como preferirem).

A revolta tem motivo: NÃO li o livro ainda (sequer comprei); e NÃO assisti ao filme no 8ª Festival Pirelli de Cinema Italiano, que rolou em São Paulo em novembro/dezembro do ano passado – aliás, não assisti a nenhum dos filmes do festival... Não contente, tampouco aproveitei a chance de ver o filme quando esteve em cartaz este ano. Lamentável.

Momento desabafo terminado, eis o livro e o filme aos quais me refiro:

LIVRO: Eu e Você, de Niccolò Ammaniti, Bertrand Brasil.
Capas brasileiras de Eu e Você. Prefiro a do filme!
SINOPSE: Lorenzo, um adolescente de 14 anos, tem dificuldade de se comunicar com o mundo. É introvertido e neurótico, mas também é sensível, meticuloso e perspicaz. Para realizar seu sonho de viver isolado, sem conflitos e sem colegas irritantes, esconde-se no porão de sua casa durante uma semana (enquanto todos acreditam que ele está viajando com alguns colegas). Assim, Lorenzo cria um mundo particular onde pode ouvir música, assistir a filmes no computador, ler e se sentir à vontade. Sua semana de sonhos está pronta para começar quando, de repente, chega uma visita inusitada: a rejeitada meia-irmã Olivia, acompanhada de seus problemas.
De Niccolò Ammaniti, conhecido por sua escrita corajosa, Eu e Você traz personagens fortemente humanos em um relato sobre mentiras tão pueris quanto inescapáveis, promessas nunca cumpridas e tudo aquilo que se quer, mas não se pode ter. Ou ser.

FILME: Eu e Você (Io e Te, direção de Bernardo Bertolucci, Itália, 2012.)
Eu e Você foi indicado às categorias de melhor filme, melhor roteiro, melhor diretor e melhor fotografia no David di Donatello 2013, o mais importante prêmio cinematográfico italiano. Tea Falco (que interpreta Olivia) foi indicada na categoria de melhor atriz, e o filme também aparece na indicação de melhor trilha sonora.
Eu e Você é o primeiro filme do italiano Bernardo Bertolucci desde o provocador Os Sonhadores (2003).


Depois do post, só me resta corrigir meu tremendo vacilo e assistir ao filme sem demora.

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

10 COMENTÁRIOS

  1. Oi,

    já tinha ouvido falar tanto do livro quanto do filme e sou louca por ambos! A história parece muito boa!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu conhecia o livro, agora não sabia que tinha filme, outra cabeça de bagre. kkkkkkkkkk Na época do lançamento eu fiquei empolgada, mas ainda não teve uma boa promoção dele.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, também tentei ficar de olho, mas do jeito que o livro veio ele foi, não ouvi falar muito mais dele, e nem vi muitas promoções em blogs ou mesmo descontos nas livrarias. Paciência...
      Bj!

      Excluir
  3. Não conhecia nem o livro nem o filme, mas fiquei curiosa!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Aline, querida! Não se sinta assim :(
    Você não tem ideia dos filmes que não consegui ver no projeto "CineArte" da minha cidade. É tão frio que prefiro deixar para os dias mais quentinhos, não rola ir assistir filme ao ar livre com esse frio.

    Não conhecia o filme que tu fala no post, aliás de filme italiano sou um zero a esquerda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Helana, filme ao ar livre no frio não rola de jeito nenhum! Mas ah, é que me bate uma dorzinha no peito quando não consigo aproveitar esses festivais...
      Também não sei quase nada de cinema italiano; vi uns e outros e gostei, por isso tenho curiosidade de conhecer mais. ^^

      Excluir
  5. Olha, eu sabia que existia cinema italiano, mas não sabia que tava fazendo filmes. Agora que descobri pelo teu blog que tem este filme vou procurar para assistir.
    Abraços
    IsaiasM.
    galeeranerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro/filme. Adorei o seu modo de escrita, parabéns :DD

    Abraço,
    http://a-song-of-fire.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi muito falar do livro e do filme e pela sua descrição, levando em conta resenhas por aí vejo que é bem meu estilo, gosto de histórias e filmes brilhantes, com personagens muito humanos, simplesmente me atrai! Também não vou dar mancada e lerei rápido! :D

    Garota das Letras - http://garotadasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Segue @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros