"Ensebando": das idas ao sebo e os meus mais recentes achados | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
3 motivos para ver Descendentes 2, o novo filme do Disney Channel  Resenha: Civilizações – A Fonte: dois mundos, uma jornada, de Wallace Horta  Making of O Reino Gelado – Fogo e Gelo: com Larissa Manoela, João Guilherme, João Côrtes e Lipe Volpato
Leituras de abril

"Ensebando": das idas ao sebo e os meus mais recentes achados

Livrarias 22 de fevereiro de 2013 Aline T.K.M. 12 COMENTÁRIOS

ADORO SEBOS. Apesar de não visitá-los tão seguidamente, cada vez que entro em um dificilmente saio antes do relógio contar uns 30, 40 minutos. Inclusive, passo mais tempo num sebo do que numa livraria. Só tem uma coisa que eu não suporto nos sebos: minha rinite alérgica aparece como convidada de honra das estantes e dos livros empoeirados. Os espirros permanecem como souvenir desagradável, uma lembrança vívida e duradoura da minha visita ao sebo.

Deixemos de lado os espirros, até porque desta vez fui de loratadina logo cedo (rá!), e falemos do sebo. Esse lugar geralmente apertado, com estantes variadas que não combinam entre si. Ah, como é bom flanar naqueles minúsculos corredores caçando tesouro sem mapa – atividade por alguns denominada dar uma olhadinha. Melhor ainda é ter consciência do que se está buscando e perceber que tal busca invariavelmente terá duração muito maior do que se fosse feita em uma livraria. Sebos são locais bagunçados por excelência. Alguns até têm cara de organizados, mas não se iludam, é só fachada. Por trás do aspecto arrumadinho há sempre uma bela bagunça. Confessemos, se fosse diferente não teria a menor graça. Subir naquele banquinho velho (sempre tem um perdido em algum corredor) para alcançar as prateleiras altas ou, sentada nele, ir lendo uma a uma as lombadas nas prateleiras mais baixas, estão entre as atividades mais prazerosas e pouco lembradas na vida de um sujeito-leitor qualquer.

Nesse quase esporte que é percorrer com os olhos as prateleiras do sebo, acabo descobrindo livros já conhecidos por mim com capas que eu nem sabia que um dia existiram. Ler lombadas requer prática e agilidade, concluí. Leitura “dinâmica” inclinada em noventa graus pode ser algo cansativo. Tudo bem, sem grandes dramas; sempre há vida após o sebo para curtir os achados e fazer valer a longa busca.


Por fim, divaguei tanto apenas para dividir com vocês algumas sensações que me ocorrem ao visitar um sebo, sensações que andavam meio esquecidas após uns meses de abstinência dessas visitas. Além, claro, de mostrar os meus achados mais recentes. Vocês precisam concordar comigo que não tem como não sair contente de um sebo levando estes pimpolhos na bolsa:


Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

12 COMENTÁRIOS

  1. Bagunça boa, né?
    Imagino sua felicidade, Lolita Pille é uma autora que eu tenho muita curiosidade, só que ainda não li nenhum de seus livros, quem sabe acho um em algum sebo por aí também...
    Beijos, Ju - Céu de Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até hoje só li Bubble Gum da Lolita Pille e gostei de como a autora explorou o tema (tem review dele aqui no blog). Além do Hell agora, tenho Cidade da Penumbra, que estou para ler há alguns meses já. A autora é muito criticada, é verdade, mas tem gente que curte o estilo dela, é 8 ou 80. Beijos!

      Excluir
  2. Eu já vi Olhos de Cão Azul numa livraria aqui, mas nunca liguei pra ele... rs

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, Gabito é sempre Gabito! Adoro o autor e qualquer livro que tenha o nome dele na capa vai me chamar atenção hehehe. ^^

      Excluir
  3. Adorei o texto, serio muito mágico. Esse "Hell" há um tempo atrás vi uma resenha negativa dele no Youtube, mesmo assim quero conferir de perto HAHAHA. Não costumo visitar sebos pois não sei onde ficam aqui na cidade *FACEPALM* mas ja comprei muito gibi numa ~~lojinha~~ especializada tipo sebo HAHAHA.

    Abraços :D

    http;//tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh pode apostar que também sou da turma que amaadora um Sebo, é pena que na minha cidade não tenha nenhum....acredita que já pensei em abrir um aqui??? Ainda penso nisto na verdade...

    Kisses

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Vanessa, que não tem sebo na sua cidade? Poxa, está mais do que na hora de abrir um!! Acho uma ideia bem legal, mesmo, mas que exige planejamento até porque envolve custos. O legal é que donos de sebo são sempre apaixonados por livros, não tem jeito!
      Beijo!

      Excluir
  5. Adorei o texto, serio muito mágico. Esse "Hell" há um tempo atrás vi uma resenha negativa dele no Youtube, mesmo assim quero conferir de perto HAHAHA. Não costumo visitar sebos pois não sei onde ficam aqui na cidade *FACEPALM* mas ja comprei muito gibi numa ~~lojinha~~ especializada tipo sebo HAHAHA.

    Abraços :D

    http;//tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que gostou do texto. ^^
      É, então, os livros da autora, no geral, são bem criticados mesmo (negativamente), ela tem um jeito ácido e muitos não gostam também dela "pessoa". Imagina, segundo ela mesma, Lolita era daquelas patricinhas muito ricas e muito fúteis, e em Hell ela mostra esse mundo e as pessoas que fazem parte dele de maneira crua e desbocada, segundo li em resenhas e entrevistas por aí. Eu gostei bastante de Bubble Gum, o segundo livro dela (e o único que li até o momento). Vamos ver como será com Hell.

      Excluir
  6. Oiii =)) Adorei!
    Também amo passear por sebos! Sempre encontramos esses tesourinhos mesmo... Queria ler algo da Lolita Pille, mas sempre me falaram que são meio confusos, acabei deixando pra lá, rs.

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Linão, tens que fazer a listagem dos melhores sebos de SP e do Rio! Se quiser te passo uma listinha dos que conheço daqui! :-P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, muito boa ideia! =) Não conheço tantos por aqui porque tenho meus sebos "cativos", seria algo a ser pesquisado, mas recorrerei a sua listinha quando fizer o post. ^^

      Excluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros