Starters [Lissa Price] | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Sopa de Lágrimas, de Gilbert Hernandez  3 hábitos musicais de hoje e da minha adolescência  My Little Pony – O Filme: 4 motivos para assistir
Leituras de abril

Starters [Lissa Price]

Distopia 26 de setembro de 2012 Aline T.K.M. 7 COMENTÁRIOS

Callie perdeu os pais quando a Guerra dos Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha.
A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbador em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como Velho. Ele contrata adolescentes para alugar seus corpos aos Enders — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver, concorda em ser uma doadora. Mas o que parecia ser a solução é apenas o começo de grandes descobertas... E Callie terá que lutar para tentar sobreviver.


Encontrando a ficção científica, Starters apenas simpatiza com a tão comentada distopia. O caos em que vivem os personagens é fator-chave para todos os acontecimentos na trama, mas não ganha tanta profundidade quanto deseja o leitor ao mergulhar na história.

O tema não alcança todo o seu potencial, apesar de ser interessante e servir de gancho para reflexões e comparações com o mundo (e valores) contemporâneos. A ideia do aluguel de corpos, enaltecendo a juventude apenas em sua estética, sugere forte relação com a atual inversão de valores, estes tão baseados na aparência e no poder aquisitivo. O corpo, tão valorizado na vida real, na trama é descartável, propriedade de ninguém - ou melhor, de quem tem grana para comprá-lo, literalmente.

O sentimentalismo aparece, muitas vezes, em excesso e desorientado, como que meio deslocado na festa de elementos que compõem a trama. Entendo a questão do irmão doente e o fato de ser o gatilho para os (maiores) problemas da protagonista, Cally. Mas não foram raras as vezes em que não me senti totalmente convencida pela narrativa. Senti certa carência de explicações. O envolvimento romântico entre Cally e Blake, além do ciúme e da sugestão de um possível triângulo amoroso com Michael, foi tão óbvio quanto supérfluo.

Apesar de nenhum dos personagens ter realmente chamado minha atenção, o Velho tem ares de vilão intrigante. Imaginei muito forte um teor psicológico pesado ligado a ele - e secretamente desejo que seja assim na continuação da série.

Apesar das críticas, o livro diverte e, como disse lá no início, o tema pode render momentos produtivos de "exercício tico e teco". O final levanta os ânimos, já relativamente desgastados com o decorrer da história; sendo assim, a probabilidade de terminar a leitura curioso(a) e querendo ler a continuação é grandinha. Ainda, há sempre a esperança de que as continuações "resolvam" os deslizes do primeiro volume (superficialidade, falta de explicações,…), embora eu pense que uma trama coerente e que se justifique é como o "acabamento" da história - indispensável e fator determinante de sua qualidade.

Título: Starters
Título original: Starters
Autor(a): Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Edição: 2012
Ano da obra: 2012
Páginas: 368

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

7 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito do livro. Achei interessante o tema abordado.
    Principalmente o fato de alugar corpos, nos mostras como ter um corpo jovem é essencial (esquecem da saúde muitas vezes).
    Agora o que me incomodou, e até escrevi em minha resenha foi o começo do livro muito enrolado, me perdi nele.

    ResponderExcluir
  2. eu ainda quero ler esse livro para ver se vale tudo isso que o povo fala

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!
    Eu gostei do livro, achei a história legal... mas o romance é fraquinho mesmo, quem espera algo melhor neste aspecto de decepciona feio!
    Espero que o segundo livro da série seja melhor... mas ainda assim, considero Starters um bom livro!
    Bjus, ótima resenha!
    Paty Algayer - Mágica Literária

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Passando pra avisar que deixei um meme pra você lá no blog. <3
    Beijos.
    Ana.

    anaentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Lendo e ainda não sei se estou gostando. O livro está se arrastando. Como distopia é muito fraco, como ficção científica é muito vago. Tem muita coisa mal explicada e mal elaborada. Em alguns pontos tem tecnologia demais e em outros tem de menos. Também tenho refletido sobre o valor do corpo humano e da vida das pessoas.

    Beijocas!

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei esse livro e posso dizer que li ele com aflição por causa do vilão intrigante que como você disse é o velho , achei o triângulo amoroso entre ela e Blake ruim também é era óbvio o desfecho da história abraços !

    euvivolendo.blogspot.com ( retribui o comentário e a seguida ? )

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro, o achei muito interessante e, mesmo já tendo visto várias resenhas negativas, estou a fim de ler e tirar as minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros