L.A. Candy [Lauren Conrad] | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Sopa de Lágrimas, de Gilbert Hernandez  3 hábitos musicais de hoje e da minha adolescência  My Little Pony – O Filme: 4 motivos para assistir
Leituras de abril

L.A. Candy [Lauren Conrad]

Chick-lit 8 de janeiro de 2012 Aline T.K.M. 8 COMENTÁRIOS

Um produtor de TV contrata Jane e Scarlett, melhores amigas recém-saídas da escola, para gravar um reality show sobre quatro jovens tentando ganhar a vida em Los Angeles. Scarlett estranha tanta atenção, mas Jane adora ter um bom apartamento e entradas VIP para boates.
Enquanto as garotas experimentam a fama repentina, percebemos os “poréns” da vida de celebridade. Sujeitas à falta de privacidade e às edições um tanto manipuladas das gravações, elas viram centro de uma série de conflitos.


Eis um bom livro para uma leitura rapidinha, para distrair mesmo. L.A. Candy é divertidinho, de leitura leve e fácil, para ler de um fôlego só – pessoalmente, considero-o ideal para “encaixar” entre livros mais complexos.

Mais ou menos como ler uma revista sobre celebridades, ou melhor, realmente assistir a um reality show na TV, L.A. Candy nos mostra como acontecem as gravações de um reality show (que de espontâneo e real não tem lá muita coisa) e o impacto deste na vida das garotas participantes. Claro que conflitos, falsidade e amizades abaladas são ingredientes presentes, e até bem previsíveis, mas nem por isso fazem com que o livro seja um grande e enfadonho clichê. Ok, clichê é uma característica do livro, mas ele não chega nem perto de ser enfadonho.

As personagens caem um pouco no óbvio e são estereotipadas, assim como nos reality shows que vemos por aí. Como o enredo trata de um reality show, é natural que as personagens tenham o perfil de tal tipo de programa. É interessante notar que aqui, dado o fato de estarmos inseridos em um reality show rodado em Los Angeles, as aparências parecem valer zilhões de vezes mais que as essências. Tal aspecto é facilmente percebido nas personagens, que não mostram ao leitor um perfil psicológico altamente delineado e carecem de complexidades. Em contrapartida, a cada momento nos é descrito seu visual com detalhes: roupas, acessórios, cabelo e afins.

Merece destaque a personagem Scarlett, uma beldade inteligente e sem muita frescura de deixar bem claro quando algo não a agrada. Além disso – e aí vai a característica que me conquistou na personagem –, ela curte os livros de Gabriel García Márquez!

Gostei de como o livro mostra a dinâmica e rotina de um reality show, de como tudo pode ser manipulado a ponto de transformar as participantes em verdadeiras personagens de uma historinha engendrada pela produção do programa. O enredo também faz pensar se realmente tal exposição não seria um preço muito alto a pagar em troca de fama e privilégios de uma vida de VIP.

Lauren Conrad, a autora
de L.A. Candy
Além do que acabei de citar logo acima, o que torna L.A. Candy uma leitura particularmente interessante é o fato de Lauren Conrad, a autora, ter participado de reality shows (Laguna Beach: The Real Orange County e The Hills, ambos transmitidos pela MTV). Além de celebridade, Lauren é também designer de moda.
(Confesso que este pequeno parágrafo foi resultado de uma pesquisa rápida, já que antes de ler o livro eu nunca havia ouvido falar em Lauren Conrad.)

O único ponto realmente negativo do livro foi o final. Desacreditei quando li a última página, já que termina totalmente sem conclusão. Tudo bem que o livro faz parte de uma trilogia, mas como leitora, sou da opinião de que cada livro deve trazer um desfecho, mesmo que haja uma continuação. Como gostei do livro, pretendo ler os próximos volumes – bom, o final deste praticamente obriga o leitor a fazê-lo. Porém, se não tivesse achado o livro divertido, terminaria por odiá-lo e a indignação com o final teria sido bem maior.

Para os que apreciam chick-lit, recomendo o livro. L.A. Candy não deixa a desejar e cumpre o papel esperado em relação ao tema abordado. Uma leitura para descontrair. Não adianta esperar nada muito profundo: o livro é recheado de futilidades, sim, mas é divertidinho e prende o leitor!

Título/Título original: L.A. Candy
Autor(a): Lauren Conrad
Editora: Galera Record
Edição: 2011
Ano da obra: 2009
Páginas: 316

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

8 COMENTÁRIOS

  1. Que linda a autora :D

    Eu li o final e me arrependi muito hahahhaha e desisti por enquanto de ler.


    Beijo,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  2. A autora é linda!

    Li uma resenha que minha amiga não gostou NADA do livro. Que bom que você curtiu!

    Tem post novo no meu blog! Visita lá? *-*

    Bjonas!

    Fique com Deus <3

    ResponderExcluir
  3. E quanto a mim: bem, não li o livro, e confesso que não tenho muito interesse, mas a capa é apetitosa!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho e não tenho vontade de ler o livro. Ele divide tantas opiniões.. Mesmo assim, acho que, quem sabe, um dia, darei uma chance a ele.
    Beijo.

    Último Romance - http://amoressobrenaturais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Acho a capa deste livro lindíssima, e tenho muita vontade de ler, pois em todas as resenhas que leio sobre ele sempre me parecem positivas. Esta sua está muito boa e os argumentos de lê-lo me convenceram: divertido, rápido, bom para aliviar a alma.
    Adorei a resenha, beijos

    ResponderExcluir
  6. Miojo de yakissoba precisa ficar melhor! HKJGFHJGHJFGHJK

    Eu gosto muito da Alemanha *-*

    Bjonas (:

    Fique com Deus ♥

    ResponderExcluir
  7. Ah eu sou louca para ler este livro, mas ainda não tive a oportunidade... Como muitos disseram a autora é linda mesmo... ^^
    Adorei a resenha...parabéns...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Na época do lançamento eu quis muito ler esse livro. Mas foi passando, passando e agora meio que sumiu...
    Não estou com clima para ler esse livro...

    Gabi

    ResponderExcluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros