Anna e o Beijo Francês [Stephanie Perkins] | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
3 motivos para ver Descendentes 2, o novo filme do Disney Channel  Resenha: Civilizações – A Fonte: dois mundos, uma jornada, de Wallace Horta  Making of O Reino Gelado – Fogo e Gelo: com Larissa Manoela, João Guilherme, João Côrtes e Lipe Volpato
Leituras de abril

Anna e o Beijo Francês [Stephanie Perkins]

Literatura norte-americana 25 de janeiro de 2012 Aline T.K.M. 4 COMENTÁRIOS

"Isto é tudo o que sei sobre a França: Madeline, Amélie e Moulin Rouge. A Torre Eiffel e o Arco do Triunfo também, embora eu não saiba qual a verdadeira função de nenhum dos dois.”

Anna Oliphant muda-se para Paris, resultado unicamente da decisão de seu pai, um famoso escritor norte-americano, que deseja que a filha estude durante um ano em um colégio interno de elite na Cidade Luz. Mas Anna não gostou nada da ideia, já que sua vida está toda em Atlanta: um emprego, sua melhor amiga e um rolo prestes a virar namoro. Mas em Paris há Étienne St. Clair: bonitão, inteligente, muito carismático e... comprometido. Anna e Étienne acabam se tornando amigos muito próximos e aí tudo fica MUITO complicado.

O que eu posso falar de Anna e o Beijo Francês?!?! Com certeza devo mencionar que é aquele tipo de livro que você lê muito rápido, que te faz adorar e odiar os personagens – ao mesmo tempo! – e que traz momentos de friozinho na barriga.

Ok, vamos ser sérios. O enredo não traz nada de verdadeiramente inovador, além de reunir elementos bastante óbvios: garota encontra garoto em Paris. E, se considerarmos que o garoto em questão é praticamente “perfeito” aos olhos femininos e que temos Paris como pano de fundo (acho que nem preciso comentar nada sobre Paris, né!)... Porém, neste caso, os clichês foram aplicados de maneira positiva, ao invés de simplesmente afundar o livro em uma historinha boba – o que não raro acontece por aí. A autora juntou ingredientes manjados e os transformou em um livro muito gostosinho de ler! A leitura se mostra em um ritmo ideal, e as intrigas acrescentam certo movimento na história, mantendo o livro bem longe do tédio. A narrativa é feita em 1ª pessoa, sob a ótica de Anna.

Basicamente, o enredo é focado em um possível romance entre os protagonistas, mas existem também outras histórias na vida deles, e ainda outras relacionadas aos amigos deles. Estas outras histórias são abordadas no livro, mas não de forma muito aprofundada – também não ficam na superficialidade extrema; diria que nos é mostrado o suficiente. Os personagens são interessantes e conquistam o leitor nos primeiros capítulos. É interessante ver como eles lidam com os altos e baixos entre si, como eles enxergam os obstáculos e os tantos tropeços nessa amizade que vem acompanhada de atração quase que irresistível. Existe entre os protagonistas uma tensãozinha sexual constante, sem ser apelativa ou forçada. Ponto mega positivo.

Infelizmente, encontrei pontos que não me agradaram no livro. Tive a impressão de que a tradução não foi tão cuidadosa assim, e que escaparam errinhos de revisão. Foi uma pena, achei que o livro merecia atenção maior neste quesito. Apesar de tudo, a leitura não sofreu prejuízos imensos.

Mergulhado no universo de fim de adolescência, Anna e o Beijo Francês não é um livro de grandes mensagens, mas é REALMENTE gostoso de ler. O enredo envolve e faz com que seja praticamente impossível largá-lo. Recomendo, com certeza!

P.S. (desnecessário e bastante pessoal): o personagem St. Clair é simpático, mas essa aura toda de perfeição em torno dele não me chamou muito a atenção. Quero dizer, pode ser que a maioria das garotas babe por ele (e certamente foi essa a intenção da autora), mas ele tem um perfil que, na minha concepção, está consideravelmente longe do que eu vejo como atraente.

Título: Anna e o Beijo Francês
Título original: Anna and the French Kiss
Autor(a): Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Edição: 2011 – 2ª impressão
Ano da obra: 2010
Páginas: 288

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

4 COMENTÁRIOS

  1. Foi uma das melhores leituras do ano passado. É um livro divertido e o cenário é muuito bom, né? rs Beijos!

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  2. São tantas resenhas maravilhosas de "Anna e o Beijo Francês" que fico até meio decepcionada por ainda não ter lido, mas cada resenha que leio é uma nova informação que agrego e acabo ficando mais louca ainda para ler esse livro!

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline ^^

    Adorei a resenha!
    Gostei da sinceridade, viu?! Mas eu adooorei o St. Clair, achei ele mto fooofo e torci por ele e pela Anna o tempo todo, sem duvidas foi um livro que eu gostei mto!

    Beijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler Anna e o beijo francês, já até comprei o livro heheh. Fico decepcionada com esses erros de tradução e/ou digitação, acho um descaso com a obra e com o leitor.

    ResponderExcluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros