5 motivos para ler Clarice Lispector | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Sopa de Lágrimas, de Gilbert Hernandez  3 hábitos musicais de hoje e da minha adolescência  My Little Pony – O Filme: 4 motivos para assistir
Leituras de abril

5 motivos para ler Clarice Lispector

5 motivos para ler 5 de janeiro de 2012 Aline T.K.M. 8 COMENTÁRIOS


CLARICE LISPECTOR nasceu a 10 de dezembro de 1920 em Tchetchelnik, na Ucrânia. Seu nome de batismo era Haia Pinkhasovna Lispector; foi chamada Clarice ao mudar-se com sua família para o Brasil (mais precisamente para Maceió), em 1922. Naturalizada brasileira, Clarice sempre considerou o Brasil como sua verdadeira pátria. Faleceu no Rio de Janeiro, a 9 de dezembro de 1977.

Vamos aos 5 motivos?!

1. Seu primeiro romance, Perto do coração selvagem, surpreendeu a crítica e ganhou o prêmio da Fundação Graça Aranha de melhor romance de estreia, em 1944.

2. Devido ao caráter introspectivo e existencial de sua literatura, Clarice teve seu estilo associado a escritores clássicos e consagrados, como Virginia Woolf e James Joyce – porém ela mesma afirmou nunca tê-los lido antes de escrever seu primeiro romance. Além disso, foi chamada de “Kafka da América Latina” pelo jornal New York Times.

3. Apesar de ser considerada pela crítica brasileira e estrangeira como uma das maiores escritoras do século XX, Clarice Lispector curiosamente se autodenominava amadora. Além de dizer que não escrevia por profissão, ela também recusava o título de intelectual – a autora utilizava da intuição e do instinto, e afirmava que não era uma pessoa de muita cultura.

4. A Hora da Estrela. Isso mesmo; provavelmente todo mundo aqui já ouviu falar da história de Macabéa, uma datilógrafa nordestina que migra para o Rio de Janeiro em busca de melhores condições de vida. Este é, talvez, o romance mais famoso da autora, e foi o último publicado antes de sua morte. Livro sensacional, figura com frequência nas listas de obras obrigatórias dos vestibulares – sem mencionar que, em algum momento do ensino fundamental ou médio, fomos apresentados a esta obra no colégio (felizmente!). Para reforçar ainda mais o quão especial é o livro A Hora da Estrela, sugiro que vejam o filme. Ele ilustra muito bem o livro, vale a pena. (A Hora da Estrela, dirigido por Suzana Amaral, 1985, Brasil.)

5. Além de escritora, Clarice Lispector foi colunista do Jornal do Brasil, do Correio da Manhã e do Diário da Noite. Utilizando-se de pseudônimos, a autora escrevia sobre beleza, moda e comportamento. Também, Clarice escreveu algumas obras destinadas ao público infantil.

PRINCIPAIS OBRAS:
Perto do Coração Selvagem (1943)
Laços de Família (1960) - contos
A Paixão Segundo G.H. (1964)
Água Viva (1973)
A Via Crucis do Corpo (1974) - contos
A Hora da Estrela (1977)

Existem, certamente, bem mais de 5 motivos para ler Clarice. Escolhi-a para este post em função da minha vontade imensa de descobrir mais e mais de suas obras. Eis uma autora que me encantou desde a primeira frase sua que li!

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

8 COMENTÁRIOS

  1. Wow, a Clarice é mesmo incrível *-*

    A Hora da Estrela, quem nunca ouviu falar?

    Ah eu também falava "ahm" nos primeiros vídeos HKJGFHJKG

    Bjonas.

    Fique com Deus <3

    ResponderExcluir
  2. Olá! Adorei seu blog! Visitarei com frequência! :)
    Ta aí uma boa pedida para a próxima visita ao sebo: Clarice Lispector (muito embora tenha tanto conteúdo "dela" em posts do Facebook pra gente ler hahah).
    Abraços,
    Mariana

    ResponderExcluir
  3. ooi (:
    eu realmente gosto dos textos que ela escreveu,sabe? Ela coloca seus sentimentos todos em palavras, e isso não é todo mundo que consegue.
    beijos ;*

    ResponderExcluir
  4. Clarice é incrível, incontestável. Mas nunca li nada na íntegra dela. Comprei o A hora da escrela... espero ler logo. :D

    Beijo,
    Lariane - www.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  5. Da autora infelizmente só li A Hora da Estrela... Sempre vejo citações maravilhosas da autora, que me dá vontade de conhecer mais de suas obras.

    Beijos
    Lili

    ResponderExcluir
  6. Tenho certeza que existem milhões de motivos para ler Clarice, ela é uma autora sensacional! Eu nunca li nenhum romance dela, só crônicas mesmo... e adorei :)
    Tenho vontade de ler A Hora da Estrela, provavelmente será uma das minhas aquisições em 2012!

    Parabéns pelo blog :D

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, este seus cinco motivos para ler Clarice são muito bons, embora eu nem lembre mais quais os motivos que me levaram a ler. Mas acho que é porque ela escrevia mais profundo que a sua maquina de escrever conseguia alcançar no papel.Perfeita.
    Adorei seu post, beijos

    ResponderExcluir
  8. Bom essa é minha primeira visita em seu blog, e gostei muito do que vi aqui, já estou seguindo.
    Sempre muito bom ler esses posts ,é um incentivo para lermos mais autores brasileiros.

    http://leiturasdepaty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros