Bonequinha de Luxo [Truman Capote] | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Resenha: Sopa de Lágrimas, de Gilbert Hernandez  3 hábitos musicais de hoje e da minha adolescência  My Little Pony – O Filme: 4 motivos para assistir
Leituras de abril

Bonequinha de Luxo [Truman Capote]

Companhia das Letras 4 de outubro de 2011 Aline T.K.M. 6 COMENTÁRIOS

É difícil falar deste livro sem evocar o tão célebre filme de mesmo título (originalmente, Breakfast at Tiffany’s, dirigido por Blake Edwards, 1961), que mostra uma imagem imortalizada de Audrey Hepburn.

A história gira em torno de Holly Golightly, garota vinda do interior para tentar a sorte em Nova York. Encantadoramente fora do convencional em seus hábitos, sua malícia “espevitada” e espontaneidade atraem os mais diversos tipos, em especial o escritor Paul Varjak (a quem ela chama de Fred).
O livro traz também 3 contos do autor: A casa das flores, O violão de diamantes, e Uma recordação de Natal.

Bonequinha de Luxo garante uma leitura muito prazerosa e fluida. É o tipo de livro que mantém o leitor envolvido por horas a fio. Uma pitada de humor, outra de sarcasmo, e mesmo uma pincelada de drama não óbvio, são ingredientes que se mesclam e tornam o livro mesmo especial aos olhos de quem o lê.

Holly é uma personagem única (e indissociável de Audrey Hepburn – quem viu o filme não dará outra cara a Holly que não seja a de Audrey) e naturalmente hilária em seus modos. Aliás, todos os personagens têm algo que os torna um pouco cômicos, mesmo que seja apenas em alguns momentos. Holly traz consigo a imagem da mulher, de certa forma, à frente de seu tempo, tentando sobreviver na realidade hostil de Nova York. Garota de programa, ela utiliza seus relacionamentos de forma a levar a vida como pode.

Capa atual, da
Companhia das Letras
Entre as cenas do filme que encontrei descritas no livro, destaco a parte em que Holly e Paul (ou Fred, como preferirem!) roubam máscaras de uma loja. Porém, adianto que o livro não é idêntico ao filme e, já que a comparação é inevitável, aproveito para dizer: o livro é ótimo, mas o filme me encantou mais – e o principal motivo é, sem dúvidas, Audrey Hepburn (ok, deu para perceber que eu a admiro, mas quem viu este ou outros filmes dela há de concordar comigo que ela é única). Recomendo fortemente o livro, principalmente aos fãs do filme. Aos que se interessarem pela leitura e que não conhecem o filme, leiam o livro e assistam ao filme depois; garanto que não se arrependerão!

Bonequinha de Luxo foi o primeiro livro que li do autor Truman Capote, e foi suficiente para atiçar ainda mais minha curiosidade em relação a seus outros livros.
Quanto aos 3 outros contos presentes no livro, todos trazem personagens bem peculiares, o que me agradou bastante. Uma recordação de Natal merece destaque pela singeleza; uma história delicada e bela.

Para terminar, a edição que li é de 1988, da L&PM. A edição mais atual é da Companhia das Letras, e acredito que inclua os 3 contos também. Sobre a capa, gosto de ambas, mas essa carinha meio retrô – com um toquezinho kitsch até – da antiga me faz preferi-la!

Título: Bonequinha de Luxo
Título original: Breakfast at Tiffany’s
Autor(a): Truman Capote
Editora: L&PM
Edição: 1987-1988
Ano da obra: 1958
Onde comprar: Saraiva (e-book) | Livraria Cultura (e-book) | Amazon (edição Kindle)

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

6 COMENTÁRIOS

  1. eu sou apaixonada por Bonequinha de Luxo (o filme) e pela Audrey. Mesmo sem ler o livro, não conseguiria jamais imaginar outra que pudesse fazer a Holly. A simplicidade do enredo é o que mais me encanta. Sou louca pra ler o livro, mas nunca acho pra comprar :(

    ResponderExcluir
  2. Gsotei muito do livro e o conto que mais gostei, depois do principal, também foi o "Uma recordação de Natal". É uma leitura deliciosa :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    AAAAAAAAAAAAAH, eu não sabia que era baseado em um filme, fiquei muito feliz! Vou com certeza colocar na lista de desejados (#quelindo)! *-*'

    Abraços! :D

    ResponderExcluir
  4. Oi, Aline :) "Bonequinha de Luxo" é clássico. Ainda preciso assistir o filme, pois ainda não tive a oportunidade de ver Audrey atuando. Eu conhecia a versão cinematográfica, mas confesso que nem imaginava que havia um livro.
    Como vc sugeriu, é provável que eu leia primeiro antes de assistir.
    Achei a capa lindaaa!! Deu até vontade de comprar. *.*

    Mas antes vou procurar na biblioteca.

    Curti a dica demais!

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  5. Acho o filme uma graça e tenho vontade de ler o livro.

    Eu amei a capa mais recente.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Já tive várias oportunidades de ler esse livro, quando ia na biblioteca pública pegar livros para ler. Mas não sei porque, eu nunca o trazia para casa.
    Mas agora estou arrependida! Haha...Na próxima oportunidade, não o deixarei escapar!
    Parece ser muito bom e vou seguir sua dica, vendo o filme depois da leitura!
    As duas capas são lindas!

    Beijosss

    Lana
    Hunters Culture

    ResponderExcluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros