Especiais [Scott Westerfeld] | Livro Lab
Últimos vídeos    |  Se inscreva no canal
Leituras de outubro: 4 ótimos livros (ou quase!)  Resenha da HQ: A Diferença Invisível, de Julie Dachez e Mademoiselle Caroline  Resenha: As Primeiras Quinze Vidas de Harry August
Leituras de abril

Especiais [Scott Westerfeld]

Ficção científica 3 de julho de 2011 Aline T.K.M. 9 COMENTÁRIOS

Primeiramente, agradeço a Galera Record pelo exemplar de Especiais! E aproveito para dizer que muito em breve haverá sorteio aqui no blog! Fiquem ligados! =P

Tally agora é praticamente uma arma letal, com reflexos ultrarrápidos, dentes e unhas afiados e uma beleza cruel. Mas o mais importante de tudo é que ela passa a ver e sentir o mundo de uma maneira diferente, de uma maneira sagaz. Agora tudo está muito claro em sua mente, e nenhuma emoção perfeita atrapalha sua concentração – ou pelo menos não deveria...
Tudo passa a depender de uma decisão: escutar um último e fraco suspiro de seu coração ou seguir seus instintos e dar continuidade à missão para qual foi treinada. De uma maneira ou de outra, Tally vai mudar para sempre seu destino e, como de costume, vai provar que não é como os outros.


Depois de Feios e Perfeitos, Especiais conclui a trajetória de Tally Youngblood (ainda que Extras seja o último volume, parece que ele não traz Tally como protagonista). E, como aconteceu com os dois livros anteriores, é praticamente impossível largar esse aqui antes de chegar ao final.

Desde Feios, Tally começou uma revolução que não pode ser ignorada ou simplesmente abandonada, e isso requer certa maturidade de sua parte.

Maturidade é uma palavra que se encaixa muito bem no contexto do livro. Ao longo da leitura, é possível perceber um amadurecimento gradativo de Tally perante tudo o que acontece ao seu redor. Ela se percebe frente a frente com tudo o que conseguiu alcançar com sua ousadia, todas as mudanças no mundo e escolhas que precisa fazer.

A narrativa de Scott Westerfeld continua deliciosa, e o enredo, surpreendente. Mais uma vez, o texto nos instiga a fazer uma série de questionamentos, a analisar mais a fundo certos conceitos que já vinham sendo desenvolvidos nos outros dois livros. Um deles é a liberdade; até que ponto os seres humanos sabem lidar com ela? Percebemos que aqui, liberdade pode significar uma tendência a retornar a padrões antigos dos Enferrujados, e que a fronteira entre progresso e retrocesso é frágil e – por que não? – repleta de falhas.

Especiais nos leva a conhecer um pouco mais da tão temida Circunstâncias Especiais e o papel que ela representa. Ao ser dominado pelo sentimento de superioridade e ao considerar medíocre tudo (e todos) que não esteja à altura de si, a figura de um Especial retrata o ser humano em sua essência (claro que de forma mais exagerada). Afinal sabemos que o egocentrismo e a necessidade de dominação são aspectos inatos do homem (e dos animais como um todo).

O interessante é que, se olharmos mais de perto os Perfeitos, os Especiais, os Enfumaçados, os aldeões das tribos, percebemos que cada um deles apresenta determinado aspecto do ser humano em demasia e ausência completa de outros aspectos. E concluímos que, ao que parece, os Feios são o grupo que une todos os aspectos de maneira mais equilibrada (ainda que expostos a tantas influências exercidas pelos outros grupos), fato que os tornaria quem sabe até mais poderosos que os demais.

Para não dizer que nada no enredo me irritou, muitas vezes me vi achando um saco a atitude de Tally em relação a Shay (“sim, chefe; não, chefe”). Mas isso também não deixa de ser um indício do crescimento interno de Tally, uma vez que reconhece alguém que em dada situação é mais experiente e, portanto, merece ser ouvido.

Já me alonguei muito nesse texto, e a conclusão não poderia ser mais óbvia: Especiais (assim como todos os livros da série) merece ser lido com entusiasmo e ser motivo de reflexão e revisão de conceitos. Recomendadíssimo em absoluto!

Título: Especiais
Título original: Specials
Autor(a): Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Edição: 2011
Ano da obra: 2006

LEIA O REVIEW DE FEIOS
LEIA O REVIEW DE PERFEITOS
LEIA O REVIEW DE EXTRAS

Aline T.K.M.
Criou o Livro Lab há 7 anos e blogar é uma das coisas que mais ama fazer, além do teatro, da dança e dos mais variados tipos de expressões artísticas. Tem paixão por viajar e conhecer outras culturas. Ah, e ama ler em francês!

 

Você também vai  

9 COMENTÁRIOS

  1. Aline, eu li feios e acabei de comprar Perfeitos, estou ansiosa por saber a continuação da série. Espero pela promoção logo, quem sabe eu não seja a sortuda?

    beijos
    conjunto da obra

    ResponderExcluir
  2. Eu só li Feios até agora e estou enrolando para ler Perfeitos, pq o primeiro não me empolgou muito. Vamos ver, só vou comprar meeesmo Especiais, se realmente gostar de Perfeitos ;)

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  3. Kel: Antes de ler Feios eu estava com um pé atrás, achei que não seria tudo isso o que estavam falando na época e tal. E conforme a história foi pegando corpo eu ia me animando mais. Perfeitos foi o que eu mais gostei dos três, mas Especiais é essencial para acompanhar o amadurecimento da protagonista. Então... vai de cabeça em Perfeitos e boa leitura!

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline, li só por alto sua resenha, pq fiquei com medo de spoiler, até pq ainda nem li feios, está me esperando o.o
    Mas estou bem animada para ler a série!

    Beijos;*
    Delírios de Salomé
    deliriosdesalome.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline, li só por alto sua resenha, pq fiquei com medo de spoiler, até pq ainda nem li feios, está me esperando o.o
    Mas estou bem animada para ler a série!

    Beijos;*
    Delírios de Salomé
    deliriosdesalome.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi. Nossa vi seu comentário no blog e corri pra cá para participar da promoção dos especiais. Quero muito esse livro, mas estou esperando ele ficar mais barato né..
    Adorei a resenha! Gosto muito quando as pessoas olham os livros como voce olha, cheio de lições e etc. Não só romance e aventuras.
    Parabéns pela resenha :) Só queria saber o que acontece com o David. E o Zoey? HSUAHSUA
    Beeijos!

    booksmylovers.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Aline! Adorei o seu blog e estou passando para agradecer o comentário no meu blog, e dizer que adorei a escolha, o livro Especiais é fantástico assim como os outros dois lançados antes dele.
    Aguardo você sempre com carinho lá no Livros, em breve mais duas atualizações, fique ligada.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. muito legal, quero ler feios e perfeitos antes, mas especiais parece mesmo ser bom! parabens pela resenha

    ResponderExcluir

Siga @aline_tkm lá no Instagram!

Parceiros